BMW Motorrad apresenta a R18 Magnifica com (quase) tudo feito à mão

Foi num cenário Dantesco que a BMW R18 Magnifica foi apresentada no passado dia 8 de junho, no Mónaco. O projeto liderado pela Officine Riunite Milanesi foi entregue à arte e genialidade de Andrea Radaelli da Radikal Chopper, vencedora do prémio MBE 2020 com o seu Ad Maiora.

andardemoto.pt @ 19-6-2022 16:54:33

A BMW R18 Magnifica, apresentada no passado dia 8 de junho, inclui materiais como latão, alumínio e madeira. Tanto os materiais nobres usados como o design característico são os aspetos que diferenciam a R18 Magnifica de outras motos.  

Para Andrea Radaelli da Radikal Chopper uma moto “tem que ser a minha própria criação, não tenho vontade de dragar ou modificar um conceito já montado e muito bem feito por outros.”

A R18 Magnifica nasceu com base em vários estilos e maquinas como a BMW R 18 e a BMW R 37. Estas inspirações resultaram numa moto com estilo vintage das décadas de 1920, 30 e 40, pois para a vencedora do prémio MBE 2020 são materiais como a madeira e os detalhes nos punhos que conseguem dar vida à moto e “têm um charme incrível, que ainda hoje muitas motos modernas não conseguem reproduzir”. 

A utilização da madeira confere ainda um efeito chique, retro e moderno à R18 Magnifica. 


Para criar esta moto, Andrea tinha apenas um esboço e nada mais, e foi dessa forma, sem qualquer ponto de partida, deixou fluir a sua criatividade. 

À exceção das jantes, que foram fabricadas com máquinas numericamente controladas, mas sempre com o design da Radikal Chopper, todos os elementos desta R18 foram construídos à mão. Para tornar ainda mais exclusiva esta moto, tanto os discos como as pinças de travão foram especialmente criados para a R 18 Magnifica.

A traseira e o assento ficaram suspensos para darem a ideia de que estão a flutuar. A extremidade traseira é feita em mogno com uma secção central de aço inoxidável polido, dando à moto a aparência de uma joia.

A suspensão foi construída com peças peças maquinadas para terem a mesma inclinação que as de origem, mas fazendo referência aos estilos vintage. 

O sistema elétrico não foi modificado, mas está tudo operacional garante. Andrea Radaelli da Radikal Chopper manteve as dimensões dos aros e dos pneus fiéis às originais. 

Por baixo da estética retro encontra-se uma moto tecnologicamente moderna, que pesa entre os 250 e os 260 quilogramas, menos 100kg que o modelo original. 


andardemoto.pt @ 19-6-2022 16:54:33


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews