Finitura e Delibera Estetica - Ducati inaugura novo edifício em Borgo Panigale

Uma unidade de produção sustentável e amiga do ambiente, assinala um ano de sucesso para a marca italiana.

andardemoto.pt @ 10-1-2023 14:50:41

Com a inauguração do edifício Finitura e Delibera Estetica, em Borgo Panigale, a Ducati conclui um ano de 2022 muito positivo em que, para além de ter triunfado no mundo da competição em MotoGP e WorldSBK, também alcançou grandes resultados económicos e um elevado crescimento.

O novo espaço, que foi construído em poucos meses, entre Abril e Dezembro de 2022, com recurso a um elevado investimento autofinanciado, irá receber a fase final do ciclo de produção, sendo cada moto cuidadosamente inspecionada para assegurar a sua perfeição do ponto de vista técnico e estético, com o objetivo de salvaguardar os mais elevados padrões de qualidade que distinguem a Ducati.


Este novo edifício foi desenvolvido tendo em conta critérios de sustentabilidade ambiental, recorrendo à utilização de materiais com alta eficiência energética, sistemas tecnológicos de alta performance e ao uso de fontes energéticas renováveis, pelo que foi classificados como nZEB (nearly Zero Energy Building), graças a um sistema fotovoltaico de 170 kWh, colocado no telhado, o que tornará possível produzir mais de 200 MWh de energia limpa por ano.

Uma importante redução no consumo de energia provém do uso de sistemas de ar condicionado de alta eficácia e a uma iluminação natural que deriva do uso de grandes superfícies de vidro e policarbonato. Além disso, um pátio no interior do edifício, que acolherá um espaço verde ao ar livre, contribui para o bem-estar visual e para a iluminação natural no interior do edifício. Toda a iluminação artificial é garantida por um sistema que utiliza exclusivamente lâmpadas LED.

A estrutura inclui também um tanque subterrâneo para armazenamento de água com capacidade para cerca de 150 m³, que garante a recuperação de 90% da água da chuva, que será utilizada em processos industriais internos.


Ao corte da fita assistiram Claudio Domenicali, CEO da Ducati, Markus Duesmann, CEO da AUDI AG e Presidente da Ducati Motor Holding SpA, Jürgen Rittersberger, CFO da Audi AG, juntamente com Matteo Lepore, Presidente da Câmara de Bolonha.

Claudio Domenicali declarou que "Este ano foi verdadeiramente esplêndido para a Ducati, e a inauguração do novo espaço de produção Finitura e Delibera Estetica representa outro momento de orgulho. Este edifício incorpora um investimento que traz valor à companhia mas também ao território no qual a Ducati opera.
Este novo espaço vai albergar uma fase estratégica de produção onde focamos a atenção no pormenor e na beleza das nossas motos, de motos a que estejam perfeitas quando chegam até aos nossos apaixonados Ducatisti
."

andardemoto.pt @ 10-1-2023 14:50:41


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews