Publicidade dinâmica nas motos e nos fatos dos pilotos

Uma inovação na publicidade dos desportos motorizados que permite mostrar diversas mensagens no mesmo espaço.

andardemoto.pt @ 14-1-2023 10:30:00

Os mais atentos podem ter notado a introdução desta tecnologia digital na Formula 1, numa das sessões de treinos do Grande Prémio dos Estados Unidos, no passado dia 21 de outubro de 2022, a bordo dos MCL36 da equipa McLaren.

Pequenos ecrã digitais estrategicamente colocados nas laterais do cockpit, em cima da carroceria dos protótipos, estes dispositivos electrónicos permitem facilmente mudar as imagens (e mensagens) enquanto os protótipos circulavam pela pista.


Num futuro próximo esta revolução na publicidade pode tornar-se mais comum, pois o inventor desta tecnologia, a empresa Seamless Digital, já tem os olhos postos nas corridas de motos.

Na probabilidade de se tornar um sucesso e passarmos a ver carros e motos de competição cobertos com displays a variar a publicidade ao longo do circuito, a criadora desta evolução, está a trabalhar para que esta seja integrada também nos fatos dos pilotos.

Tudo o que se sabe até agora é que os ecrã utilizados neste tipo de publicidade digital são flexíveis para facilmente se adaptarem às formas mais recurvadas.


Nos testes feitos na Formula 1 (que pode ver no vídeo abaixo) o ecrã é alimentado por uma bateria, e todo o sistema pesa apenas 190 gramas. O display consome pouca energia por ser semelhante aos ecrãs usados nos e-books.

O propósito deste avanço da publicidade digital, nesta fase inicial, consiste simplesmente em permitir a alternância entre a propaganda de diferentes marcas numa mesma área do carro, ou do piloto, sendo que numa moto será muito mais visível e eficaz devido à menor superfície disponível. Mas claro, estes painéis podem ainda ser usados para outro tipo de informações, como por exemplo a posição do piloto na corrida, ou a existência de bandeiras de aviso mostradas pela direção da corrida.

andardemoto.pt @ 14-1-2023 10:30:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews