Uma raríssima Harley-Davidson de 1908 bate recorde

Uma “Strap Tank” restaurada e pintada na cor cinzenta que originou para este modelo a denominação “Silent Grey Fellow”,  tornou-se a moto mais cara alguma vez vendida em Leilão.

andardemoto.pt @ 14-2-2023 19:54:43

Sendo apenas uma das 12 motos que se pensa terem sobrevivido até aos dias de hoje, das 450 unidades fabricadas pela Harley-Davidson em 1908, apenas 3 anos depois do início da sua produção em massa, não admira que, num recente leilão da Mecum Auctions, em Las Vegas, esta moto tenha atingido um valor recorde e desconcertante de 935.000 dólares.

Efectivamente esta é uma moto extremamente rara, já que este é modelo original, o primeiro a sair da fábrica de William S. Harley e Arthur Davidson, e um dos mais antigos exemplares sobreviventes.


Depois de em 1901 os dois sócios terem dado início ao desenvolvimento do seu primeiro motor, e de em Setembro de 1904 um dos seus protótipos com 405cc (24.74 CI) ter completado a sua primeira corrida, terminando em quarto lugar, foi apenas em 1905 que da modesta fábrica saíram as primeiras unidades de produção em série que nesse ano se resumiu a apenas 5 motos, com uma cilindrada de 440cc (26,84 CI) capazes de debitar uma considerável potência de 4 cv.

Em 1906 e já em novas instalações, no mesmo local onde ainda hoje se encontra a sede da Harley-Davidson, na Juneau Avenue (à época denominada Chestnut Street) em Milwaukee, a produção subiu para as 50 unidades, vindo a aumentar para 150 unidades em 1907 e para 450 unidades em 1908, conseguindo uma grande notoriedade e fama graças à sua maior potência, robustez e fiabilidade, obviamente em comparação com as suas concorrentes.


Estes primeiros modelos eram conhecidos por Strap Tank (tanque de cinta) devido às duas fitas niqueladas que prendiam o anguloso depósito de combustível a um quadro de bicicleta reforçado.

A sua cor cinzenta, os pneus de borracha branca e o seu funcionamento regular e discreto, graças a uma engenharia bem conseguida, valeram-lhe também o nome de Silent Grey Fellow (Silencioso Companheiro Cinzento).

No caso concreto da moto vendida em leilão, esta foi descoberta em estado completo, abandonada num celeiro, em 1941, a menos de 100 quilómetros de Milwaukee. 66 anos depois foi completamente restaurada, integrando uma enorme lista de raras peças originais como o depósito de combustível, as rodas, as polias das correias de transmissão, a capa do assento e o exterior da ponteira do escape.

A partir de agora, será seguramente a peça central da coleção do seu novo, e provavelmente ainda muito abastado, proprietário.


andardemoto.pt @ 14-2-2023 19:54:43


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews