BMW R18 Iron Annie - um “avião” sem asas
Projeto inspirado no famoso Junkers Ju 52, avião de transporte de passageiros e carga, fabricado a partir de 1932 e com fim de produção em 1945 que chegou a servir na segunda guerra mundial na qual foi apelidado pelos soldados de “Iron Annie”.
andardemoto.pt @ 23-2-2023 17:01:35
Esta não é a primeira vez que a casa suíça, VTR Customs, modifica uma moto com base num avião, já o fez antes com uma BMW R nineT. Agora, a VTR Customs, parceira da BMW Motorrad, escolheu como base para o projeto uma cruiser BMW R18 First Edition e, inspirando-se no avião Junkers Ju 52, transformou-a numa peça única.
Tudo na BMW R18 Iron Annie nos remete para o lendário avião, como o painel de instrumentos desenvolvido com a ajuda fabricante de relógios, Zeitzone Zurich, e integrado no depósito, destinado a lembrar-nos os instrumentos nos antigos cockpits dos aviões ou as carenagens de alumínio fixas com vários rebites.
O boxer de dois cilindros, que mantém todas as suas características originais, foi totalmente pintado de preto, tal como todos os cromados existentes na R18, incluindo a forquilha.
O farol recebeu uma pequena carenagem com ecrã aerodinâmico a combinar com o resto da moto, que foi quase totalmente coberta com carenagens e apresenta uma “asa” traseira, à moda dos aviões, a servir de farolim e piscas.
Naturalmente a BMW R18 já é baixa, mas a Iron Annie foi rebaixada em 7 centímetros na forquilha e no amortecedor traseiro, um Wilbers que é regulável em altura.
Para lhe dar um aspecto mais compacto, a VTR Customs substituiu as rodas originais da R18 por umas maiores, de 18 e 21 polegadas atrás e à frente, respetivamente, fabricadas pela Kineo.
O guiador alto e largo desapareceu e no seu lugar temos avanços colocados numa posição mais baixa e com manetes de competição HC3 da Magura.
Toda a silhueta de alumínio da R18 Iron Annie foi o maior desafio para a VTR Customs por ter sido moldada à mão. Especialmente as entradas de ar destinadas a arrefecer o escape, como esclarece o dono da VTR Customs, Daniel Wiedmann: “Um dos grandes desafios com a R 18 IRON ANNIE foi a réplica das barbatanas de arrefecimento na área dos silenciadores traseiros. Moldar estas peças em raios paralelos e bonitos e, ao mesmo tempo, fixá-las harmoniosamente, levou a uma série de tentativas".Para evidenciar ainda mais o Junker Ju 52, a BMW R18 Iron Annie foi pintada com uma cor que lhe faz referência. Esta notável e única BMW R18 irá receber aprovação para circular na estrada e o comprador já a aguarda naquela que irá ser a sua nova casa, no Lago de Genebra.
andardemoto.pt @ 23-2-2023 17:01:35
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews