Próxima Honda Africa Twin com motor sobrealimentado?
Os novos pedidos de patente recentemente apresentados pela Honda, sugerem que a fabricante japonesa está a trabalhar numa versão sobrealimentada do motor bicilíndrico em linha com 1084cc.
andardemoto.pt @ 28-5-2023 07:37:00
Nas imagens reveladas é possível observar uma Honda CRF 1100 L Africa Twin com um sistema de sobrealimentação colocado atrás da bancada dos cilindros. Uma vez que o bloco 1100 equipa outros modelos, será também de esperar a adaptação aos mesmos.
Porquê sobrealimentar um motor já tão robusto? Bem, na década de 80 os turbos estavam no apogeu, uma vez que não havia a tecnologia que existe atualmente, as fabricantes viam-se obrigadas a extrair potência de outras formas. Hoje em dia, o turbo tem as grandes vantagens de permitir a reduzir a cilindrada mantendo a potência, reduzir o consumo de combustível e aumentar o desempenho do motor.
Segundo a revista alemã Motorrad, o sistema é semelhante a um compressor, com entradas de ar vindas da frente da moto, que passa pelo compressor e entra diretamente na admissão.
Também a injeção parece sofrer alterações uma vez que foram acrescentados injetores nos tubos da admissão, logo a seguir ao compressor. Podem também servir de complemento à injeção direta.
A atuação deste tipo de sobrealimentação funciona proporcionalmente à velocidade do motor, fornecendo a mesma quantidade de ar nos diferentes regimes, gerando assim uma maior disponibilidade de binário, ao invés de um maior pico de potência, sem qualquer delay.
Com esta inovação, a Honda aumenta as prestações do motor 1084 cc sem precisar de aumentar a cilindrada e poderá mesmo vir a ser comparavel a motores de 1200/1250 cc. Esta pode também ser uma maneira de cumprir com as cada vez mais restritas normas Euro 5.
Mesmo sendo apenas um pedido de patente, ficamos a saber que existem planos em curso para desenvolver uma Honda sobrealimentada.
andardemoto.pt @ 28-5-2023 07:37:00
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews