Nova BMW R 1300 GS
A nova BMW R 1300 GS recebeu um novo motor e suspensões, enquanto diminuiu o seu peso total e aumentou as suas competências.
andardemoto.pt @ 28-9-2023 20:58:53
A BMW Motorrad revolucionou o segmento Touring Adventure há mais de 40 anos com o lançamento da R 80 G/S. Para assegurar a continuação desta revolução, a BMW Motorrad optou por um design quase totalmente novo para a nova R 1300 GS, conseguindo uma impressionante redução de peso de 12 kg em comparação com o modelo anterior.
Como elemento central permanece o icônico motor boxer de dois cilindros. O seu novo design é mais compacto do que nunca, graças à colocação da caixa de velocidades sob o motor e a uma reorganização da árvore de cames. Com uma capacidade exata de 1.300 cc, a unidade motriz entrega uma potência de 107 kW (145 cv) às 7.750 rpm, gerando um binário máximo de 149 Nm às 6.500 rpm. Tornando-se no motor boxer mais potente instalado numa GS de série.
No coração da nova suspensão encontra-se uma estrutura principal feita de chapa de aço, que não só foi otimizada para ocupar menos espaço, mas também oferece níveis superiores de rigidez em comparação com o modelo anterior (R 1250 GS). A estrutura tubular em aço que costumava compor o sub-quadro foi substituída por uma construção em alumínio fundido e também existe uma nova guia flexível no EVO Telelever da roda dianteira que proporciona uma direção mais precisa e uma maior estabilidade durante a condução.
O novo Sistema Eletrónico de Ajuste Dinâmico da Suspensão (DSA) vai além do utilizado na versão anterior da GS. Incorpora o ajuste dinâmico das suspensões, tanto do amortecimento dianteiro como traseiro, juntamente com o ajuste correspondente da rigidez da mola, dependendo do modo de condução selecionado e das condições da estrada. A regulação automática do suporte da mola garante a adaptação automatica à carga, tornando a experiência de condução ainda mais divertida em qualquer tipo de superfícies. Quer se viaje sozinho, com pendura ou com bagagem, o DSA assegura um nível elevado de segurança, desempenho e conforto na condução.
A funcionar em conjunto com o sistema eletrónico DSA existem ainda duas opções para a suspensão na nova BMW R 1300 GS: o sistema de controlo adaptativo de altura da moto e a suspensão desportiva.
Com o sistema de controlo adaptativo de altura, a BMW R 1300 GS oferece um ajuste totalmente automático da sua altura de acordo com as condições de uso, garantindo o máximo conforto sem comprometer a dinâmica durante a condução.
Para os motociclistas que desejam uma experiência fora de estrada mais emocionante podem optar por uma suspensão desportiva especialmente desenvolvida para a GS, que oferece um maior curso da mola de 20 mm na dianteira e na traseira, proporcionando um desempenho mais ágil e desportivo no off-road.
Mesmo na versão base, a nova BMW R 1300 GS oferece agora quatro modos de condução em vez de três, proporcionando uma configuração mais eficaz face às preferências individuais do motociclista. Os modos de condução "Chuva" e "Estrada"ajustam as características da condução para que estas se adequem às condições da estrada. O modo "Eco" permite maximizar a autonomia com um único depósito de combustível, enquanto o modo de condução "Enduro" oferece uma experiência de condução aprimorada para o off-road.
O elefante na sala é o novo farol full LED da BMW R 1300 GS. A iluminação frontal é composta por duas unidades de LEDs, uma para os médios e outra para os máximos, além dos quatro LEDs adicionais para a luz de circulação diurna (ao redor do farol principal) e a iluminação lateral. As modernas unidades de iluminação LED também incluem na frente novos indicadores de mudança de direção, que estão integrados nos protetores de mãos e, na traseira, o farolim duplo acomula ambas as funcionalidades de indicador de direção e de travagem. Existe ainda como opcional o "Headlight Pro", que torna o feixe de luz do farol dianteiro full LED adaptativo à condução, segundo a inclinação da R 1300 GS.
A nova opção Riding Assistant é mais uma novidade da BMW R 1300 GS. Esta funcionalidade inclui os recursos de Cruise Control Adaptativo (ACC), que monitoriza a distância a manter do veículo da frente e a velocidade definida, o Aviso de Colisão Frontal (FCW), que irá auxiliar-se dos travões a fim de evitar colisões e, por último, o Aviso de Mudança de Faixa (SWW) que irá garantir a segurança na mudança de via através dos avisadores retroiluminado presentes nos espelhos retrovisores da R 1300 GS.
A nova R 1300 GS apresenta um design completamente renovado, mantendo a tradição de estilo da linha GS, mas com dimensões maisbcomoactas e uma substancial redução de peso.
Um novo depósito de combustível em alumínio, com uma inclinação mais suave em comparação com modelos anteriores, desempenha um papel significativo na aparência dinâmica, leve e acessível da R 1300 GS.
A nova BMW R 1300 GS personifica a filosofia que a equipa de desenvolvimento da BMW Motorrad atribui à lendária GS: disposição compacta dos componentes, alta funcionalidade e foco no essencial.
A pintura sólida Lightwhite, juntamente com suas linhas bem definidas e aparência limpa, conferem à nova R 1300 GS uma aparência musculada, mantendo o estilo característico da linha GS. A versão TripleBlack da BMW R 1300 GS tem sido apreciada por muitos anos e por isso continua presente nesta nova versão e, por fim, a versão GS Trophy, com faixas e inscrições vermelhas e brancas, combinadas com um sub-quadro pintado a branco metalizado fosco.
Para mostrar a sua essência exclusiva e tecnologicamente refinada a BMW R 1300 GS dispõe da versão 719 Tramuntana. Esta configura rodas de raios cruzados num elegante tom dourado, combinadas com uma pintura de alta qualidade em verde Aurelius metalizado e detalhes em alumínio fresado de alta precisão.
A linha GS da BMW R 1300 GS chega com um leque de novidades vasto e ainda um aumento do número de acessórios na versão base comparativamente à antiga versão, mas a mais recente aventureira touring ainda não tem preço nem datas definidas para a sua chegada ao mercado nacional.
Veja-a ao pormenor na galeria:
andardemoto.pt @ 28-9-2023 20:58:53
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews