8º Portugal de Lés-a-Lés Off-Road - Mais uma edição inesquecível
Mais uma edição do Portugal de Lés-a-Lés Off-Road foi concretizada com sucesso e distinção pelos vários participantes que salientaram, mais uma vez, a grande organização da Federação Nacional de Motociclismo.
andardemoto.pt @ 9-10-2023 15:30:34
O 8.º Portugal de Lés-a-Lés Off-Road, organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal, foi uma emocionante aventura que se desenrolou ao longo de 906,5 quilómetros, desde Penafiel até Portimão. Durante esta jornada, mais de 300 entusiastas de motos exploraram paisagens diversas e superaram desafios, criando memórias inesquecíveis.
A viagem começou nas serras da Freita e do Caramulo, passando por caminhos estreitos e zonas rurais até alcançar o rio Douro. O percurso continuou por estradas mais largas, proporcionando vistas panorâmicas e momentos de pura diversão. Os motociclistas, unidos pelo desejo de descobrir novos lugares e desfrutar do prazer de condução em terrenos acidentados, enfrentaram calor intenso e poeira, mas nada diminuiu o espírito alegre da jornada.
Ao longo do caminho, houve paradas estratégicas em "Oásis", onde os participantes puderam recarregar energias com comida e bebida. No segundo dia, em Tomar, um desses Oásis foi montado pela BlueMotor na Coudelaria Leonardo Franco. Além de petiscos deliciosos, os motociclistas tiveram a oportunidade de admirar cavalos e foi também realizada neste local a entrega por Pol Tarrés da Yamaha Ténéré 700 World Rally ao vencedor do leilão, cujos fundos foram destinados ao programa Riders for Health Gâmbia, uma iniciativa solidária para fornecer itens essenciais de prevenção, como redes mosquiteiras.
A jornada continuou pelos campos alentejanos, com pistas rápidas entre sobreiros e olivais, proporcionando mais momentos de diversão. Adicionalmente as paragens nos Oásis ofereceram também oportunidades para os motociclistas compartilharem histórias e risadas, apesar dos desafios técnicos, como furos e correntes partidas. Entre os participantes estava Madalena Casanova, a mais jovem do grupo, que realizou o seu sonho de participar no Portugal de Lés-a-Lés Off-Road aos 18 anos. Madalena realizou a aventura com uma Yamaha DT125 LC, uma moto mais antiga do que ela e, apesar de algumas quedas, terminou o percurso com um sorriso no rosto.
Do lado dos experientes, o destaque foi o ex-piloto de enduro, Rodolfo Sampaio, um dos participantes mais velhos do Lés-a-Lés de 2023, com 61 anos de idade, que depois de fazer o Lés-a-Lés ‘de estrada’ com uma Honda Z50, decidiu estrear uma DT50 na vertente Off-Road do Lés-a-Lés. Rodolfo mostrou-se bastante satisfeito com a DT50 neste desafio ao referir que “foi só meter gasolina, adicionar óleo ao autolube e… já está”.
A jornada culminou em Portimão, onde os motociclistas foram recebidos com alegria e emoção na chegada à margem do rio Arade. A atmosfera festiva foi reforçada pelos sorrisos das crianças da Escola Básica da Coca Maravilhas, que participaram na campanha Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés. Os jovens plantaram um pinheiro-manso no espaço de recreio e ficaram a saber mais sobre a importância das árvores autóctones na revitalização da floresta portuguesa.
O Portugal de Lés-a-Lés Off-Road proporcionou não apenas uma jornada emocionante pelos terrenos acidentados de Portugal, mas também momentos de camaradagem, solidariedade e aprendizagem, tornando esta experiência verdadeiramente inesquecível para todos os 300 participantes duma lista que incluiu nomes de pilotos nacionais notáveis como Paulo Marques, Miguel Farrajota, António Oliveira e Bernardo Villar.
A chegada ao destino final marcou não apenas o fim de uma viagem, mas também o início de memórias duradouras criadas ao longo deste trajeto desafiador e estimulante.
andardemoto.pt @ 9-10-2023 15:30:34
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews