Teste Yamaha Ténéré 700 World Raid - Destinos Longínquos

A Yamaha empenhou-se em levar o nome Ténéré para destinos mais longínquos, e deu à World Raid maior autonomia, melhor desempenho em fora de estrada e um equipamento mais moderno…

andardemoto.pt @ 24-5-2022 13:46:12 - Texto: Helder Monteiro | Fotos: Marca

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Yamaha Ténéré 700 Rally Edition | Moto | Desporto e Aventura

Para além do deserto que lhe faz fama, o nome Ténéré sempre fez parte da história da Yamaha. Desde a saudosa XT600 de 1983, que as grandes e longínquas paisagens Africanas aparecem nos catálogos da marca evocando aventura e despertando em muitos o desejo de viajar para destinos longe do enfadonho quotidiano.

Muitos anos passaram até a Ténéré 700 surgir em 2016, apresentada no EICMA como um novo conceito, aproveitando o muito equilibrado bicilíndrico CP2 derivado da MT07.

Com a recente decisão de abandonar o rally Dakar, onde as ultra leves, caras e especializadas 450cc não trazem o retorno esperado, a marca dos diapasões aposta agora na sua bem sucedida Ténére 700 para uma mais familiar e próxima competição, voltando-se para Africa, apontando ao ECO Race onde, segundo a marca, o nome Ténéré fará mais sentido.


Por isso, para 2022, a Yamaha apresenta a nova versão World Raid cujo desenvolvimento se focou em 3 pontos distintos: maior autonomia, melhor desempenho fora de estrada e um equipamento mais moderno.

À primeira vista esta é uma Ténéré 700 sob esteroides, dado o volume não só dos novos depósitos (sim, são mesmo dois depósitos), mas também do novo ecrã e defletores laterais (desmontáveis para facilitar a limpeza), que lhe dão um “ar” mais imponente! 

Sentado na moto, salta à vista o volume extra do depósito, bem enquadrado entre as pernas, com a parte alta onde estão os dois tampões dos bocais de enchimento colocados numa posição bastante mais baixa que no modelo base, dando uma transição suave entre o assento e o depósito, facilitando a movimentação em condução mais aplicada no todo terreno.

A nova World Raid que fomos conhecer no deserto da Andaluzia, não pretende tirar protagonismo à gama trail de média cilindrada da marca, mas sim complementá-la com este novo modelo, querendo isto dizer que coexistirão no catálogo da marca 3 modelos da Ténéré 700: a versão base, a versão Rally e a agora novidade World Raid.

Nesta apresentação mundial onde o Andar de Moto esteve representado e onde encontrámos jornalistas de todo o mundo, a Yamaha arriscou num percurso que muitos consideraram como dos mais desafiantes já experimentados, apimentado com troços de todo o terreno verdadeiramente à altura das mais exigentes provas de rally do mundo, com os típicos canyons da paisagem Africana, com muita poeira e pedra solta e com algumas secções ao mais puro estilo Enduro, com subidas e descidas em terra solta que obrigaram a um empenho extra de todos os presentes.

E se a Yamaha queria surpreender os jornalistas presentes, esse objetivo foi claramente alcançado. Foi uma aposta arriscada, mas mostrou que a marca tem bastante confiança neste modelo e nas suas características aptidões para o fora de estrada.

E se uma das características mais apreciadas na Ténéré 700 é, sem dúvida, a sua ligeireza (apesar dos seus 204kg), na World Raid o peso extra incluindo o do deposito de 23 litros cheio (e um peso de cerca de 220kg), está bem distribuído, não se notando na condução da moto e permitindo um à vontade inicial que deixou todos agradavelmente surpreendidos.

A Yamaha garante que o aumento de peso está muito bem distribuído, com a recolocação da bomba de combustível num dos lados, e com a gasolina repartida entre os dois depósitos para que a massa a movimentar seja menor!

A vantagem de ter os dois depósitos é exatamente permitir distribuir a gasolina de forma equilibrada, apesar de terem de ser abastecidos separadamente, com a bomba a fazer a gestão do liquido assim que for ligado o motor.

Neste novo modelo o destaque vai, sem dúvida, para as novas suspensões Kayaba que permitem à World Raid absorver de forma convincente todos os obstáculos que encontrámos durante este teste…

As suspensões foram substancialmente melhoradas e o amortecedor traseiro tem 220mm de curso, mais 20mm que no modelo base, e é uma unidade completamente ajustável que inclui um novo reforço de borracha para melhorar os impactos quando atinge o limite, o que na pratica se sente na condução da moto, proporcionando bastante tração e melhorando as sensações quando levado ao extremo.

 E se na traseira o trabalho realizado foi bastante positivo, o que a Yamaha fez na dianteira agradou ainda mais… a forquilha com baínhas de 43 mm de diâmetro e a registar 230mm de curso e um tratamento Kashima em bronze com o objetivo de reduzir a fricção e permitir um funcionamento mais suave que torna a direção extremamente controlável.



E foi exatamente isso que conseguimos testemunhar pelos longos e rápidos troços que experimentamos no deserto Andaluz, em trilhos com muita pedra rolante e em curvas largas sob aceleração, onde a frente tem tendência a ficar mais leve, tendo a World Raid conseguido responder com suavidade aos maus tratos que o piso lhe dava.

Para completar o aperfeiçoamento dinâmico da World Raid, a cereja no topo do bolo está mesmo à nossa frente, na forma de um belíssimo amortecedor de direção Ohlins, ajustável em 18 posições, que proporcionou bastante segurança e confiança nas pistas onde foram realizados os testes! 

A ergonomia do novo modelo assenta numa zona central fina que ajuda a ter um encaixe mais natural, permitindo juntamente com a nova aerodinâmica frontal, usufruir de uma superior proteção ao vento, permitindo uma utilização mais vocacionada para viagens longas com menor cansaço e mais conforto. 

Em troços de autoestrada, a velocidades elevadas e com capacetes de pala, a perturbação aerodinâmica é bem resolvida pelo novo ecrã frontal mais elevado (mais 15mm) e pelos defletores laterais. Ficámos agradavelmente surpreendidos neste capítulo notando-se que foi um ponto onde os engenheiros responsáveis por este modelo dedicaram especial importância.

O novo assento, mais confortável, plano e composto por duas peças, tem um formato mais achatado junto ao depósito para melhorar a condução em pé, enquanto as novas e enormes peseiras com proteções em borracha, que podem ser retiradas facilmente mas que permitem filtrar vibrações, reduzem a fadiga em viagem e garantem um bom apoio fora de estrada.                                                      

Aposta ganha é também o novo painel TFT a cores de 5 polegadas, com 3 temas diferentes selecionáveis através do menu controlado pelos botões do punho direito e onde é possível escolher entre um visual digital contemporâneo, um mais tradicional com velocímetro em destaque, ou um terceiro mais conveniente para rally, com dois “trips” em destaque, muito úteis na ajuda à navegação com roadbook. 

Para além disso este novo TFT permite integração com a app MyRide que depois de ligada com um smartphone podemos atender e realizar chamadas telefónicas e receber SMS diretamente no painel TFT, sendo efetivamente um passo em frente em relação ao existente nos modelos base da Ténéré, reforçando a aposta mais direcionada a longas viagens da World Raid.

Não foi esquecida uma muito útil ficha USB para carregamento de acessórios, colocada mesmo ao lado do painel.

No painel, disponíveis através do menu, estão agora três modos de ABS: um normal, completamente ligado (nas duas rodas), outro apenas ligado na roda frontal (ficando desativado na roda traseira), e o modo completamente desligado, para uma condução mais pura no fora de estrada. 

Inteligentemente foi colocado um botão de acesso rápido do lado esquerdo do painel que permite acionar o ABS para modo completamente ligado apenas com um toque…especialmente útil quando saímos diretamente para a estrada vindos de um caminho de terra, não sendo necessário navegar no menu.

E o que podem esperar os atuais proprietários das Ténéré 700 desta World Raid? Sendo a base, a mesma, visto o motor CP2 e quadro serem partilhados, as maiores diferenças estão efetivamente nas novas suspensões Kayaba multi ajustáveis, que são um upgrade importante em relação à versão base e Rally e que proporcionam um maior conforto tanto em estrada como em todo terreno.

A Yamaha procura que os novos clientes da World Raid se enquadrem em três tipos: os apreciadores de uma moto mais virada para um todo terreno mais aventureiro e com muita adrenalina, os viajantes do mundo à procura de uma moto simples e fiável para percorrer longas distâncias e finalmente o motociclista do dia a dia que procura conforto e agilidade e esporádicas viagens ao fim de semana, atraído pelo espírito de aventura que este tipo de motos evoca.

Após os dois dias de teste tenho a certeza de que as expectativas não saíram defraudadas…

A Ténéré World Raid é uma moto simples, bem construída, que agora apresenta novos comandos nos punhos, com desenho mais moderno e com acabamentos de boa qualidade e uma grande atenção ao detalhe fazem dela uma séria concorrente não só às suas irmãs dentro da gama como também a outras opções de construtores que apostam neste segmento cada vez mais concorrido e apreciado pelo público.



A World Raid deverá estar disponível nos concessionários da marca a partir de meados de Junho 2022, por um preço base de 13.145€, em duas cores:

- Azul Icon com aros azuis

- Preto Midnight com aros pretos


A Yamaha propõe 3 packs específicos para a World Raid de forma a aproximá-la das pretensões finais dos seus proprietários:

Pack ENDURO:

- Paralamas frontal elevado

- Protector de radiador
- Protector de corrente
- Almofadas laterais para melhor grip
- Proteção de carter mais forte
- Guia de corrente

Pack ADVENTURE

- Protecção de painel

- Protecção frontal
- Conjunto de malas laterais EXPLORER em lona
- Montagem de estrutura para as malas e encaixes 
- Farois de nevoeiro em LED
- Descanso lateral aumentado

Pack EXPLORER

- Malas laterais de aluminio

 - Encaixes para malas
- Descanso central
- Proteção de cárter reforçada
- Extensão de ecrã

Veja o vídeo em baixo:

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Yamaha Ténéré 700 Rally Edition | Moto | Desporto e Aventura

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