Encerradas as inscrições para o 26.º Portugal de Lés-a-Lés

A pouco mais de duas semanas do início do 26.º Portugal de Lés-a-Lés, as vagas para a grande aventura promovida pela Federação de Motociclismo de Portugal desde 1999 já estão esgotadas!

andardemoto.pt @ 22-5-2024 17:22:26

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

O período de inscrições para a 26ª edição do Portugal de Lés-a-Lés encerrou este domingo e o ‘road-book’ está praticamente finalizado. Pela primeira vez na história deste evento, o itinerário será disponibilizado em formato eletrónico, além da versão tradicional em papel.

Esta inovação tecnológica preserva todos os ricos detalhes históricos, naturais, arquitetónicos e gastronómicos a que os participantes estão habituados, oferecendo ainda uma ajuda prática na navegação através da App DMD2. Criada pela empresa portuguesa Thork Racing, a aplicação é gratuita mas, para já, apenas disponível para dispositivos Android. Pode ser descarregada no Google Play e estará acessível durante as Verificações Técnicas e Documentais, a 6 de junho, em Portimão.

Com funcionalidades que ajudam na navegação e mantêm as explicações sobre a fauna e flora das regiões atravessadas, o sistema DMD2 será especialmente útil na terceira e última etapa. No dia 9 de junho, na ligação entre Covilhã e Penafiel, a rota de 370 quilómetros será a mais curta mas também a mais exigente, necessitando de mais horas de condução.


Os motociclistas irão atravessar o imponente maciço montanhoso nacional, subindo até aos 1500 metros na Nave de Santo António, descendo depois para Manteigas. Passarão pelo concelho com uma das florestas mais bem preservadas do país, regressando a uma estrada usada no 5.º Lés-a-Lés até Gouveia. Depois de desfrutar das belezas da Serra da Estrela, seguirão pelo planalto beirão via Fornos de Algodres.

À medida que a aventura se aproxima do final, os participantes passarão por novas serranias, o vale do rio Távora, e descerão ao Pinhão, local com o recorde de temperatura máxima nacional. Subirão a Sabrosa, passando por Vila Real, serra do Alvão, Lamas de Olo e Vale do Poio em direção a Cabeceiras de Basto. Desta localidade hospitaleira, o percurso segue para o extremo norte, visitando o parque de atividades radicais DiverLanhoso, até chegar a Vizela. Aqui, os motociclistas poderão degustar o tradicional bolinhol no jardim do Parque das Termas, um verdadeiro pulmão verde.

Com a aventura quase no fim, resta fazer o balanço desta experiência enquanto a caravana se dirige para Penafiel. A chegada será abençoada pela Senhora do Sameiro, num evento que celebra o espírito aventureiro dos motociclistas, independentemente da moto utilizada. O Portugal de Lés-a-Lés continua a ser uma jornada para as motos de todas as tipologias.

Saiba mais sobre o Lés-a-Lés 2024 aqui


andardemoto.pt @ 22-5-2024 17:22:26


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp