Mototurismo - Douro On 2 Wheels regressa

Segunda edição a 13 julho

O passeio que reúne mototurismo, cultura, beleza regional e gastronomia regressa num percurso que visita pontos de interesse da região do Douro ao longo de dois dias fáceis.

andardemoto.pt @ 10-6-2024 13:54:43 - Paulo Araújo

Num fim-de-semana de 2 dias de viagem, serão visitados 19 concelhos do Douro: é o desafio que a CIMDOURO, em colaboração com 12 motoclubes do território, vai concretizar com a segunda edição do Passaporte Douro On2Wheels, que acontecerá nos dias 13 e 14 de julho 2024, integrado no “Discover Douro”.

Guiados pelas propostas do projeto Passaporte Douro, a organização desafia os mototuristas a desfrutarem de um percurso circular pela região, com passagem e controlo em pontos de interesse, verificados pelo Carimbo do Passaporte.

Dividido em dois dias, o Passaporte Douro On2Wheels assume igualmente uma vertente solidária, sem objetivos de lucro, revertendo grande parte das receitas arrecadadas com as inscrições para uma associação do Douro que trabalha com crianças.


O objetivo do evento é o convívio entre participantes, o usufruto do binómio condução e navegação, e também o desafio de admirar o "Reino Maravilhoso" percorrendo os 19 municípios da CIMDouro ao longo de um fim-de-semana de descoberta, cultura, gastronomia e celebração do Douro e da sua paisagem.

O Passaporte Douro On2Wheels partiu de Vitor Soares & Ana Malheiro, os entusiastas de mototurismo que foram os primeiros a completar o Passaporte Douro de moto, percorrendo os 76 pontos de interesse dos 19 concelhos da CIMDOURO.

A inscrição custa 25 Euros por pessoa e a organização recomenda a pernoita de véspera na região de Carrazeda de Ansiães sexta dia 12 para permitir um arranque descontraído na manhã seguinte e uma segunda noite passada a meio do percurso em Sernancelhe, onde uma simples busca no site da organização revelará múltiplas opções de alojamento local, embora, como explica o organizador Vítor Soares, a organização disponibilize espaço no Pavilhão Municipal para quem quiser participar com contenção de custos.


O total de 580 Km do percurso dá menos de 300 Km por dia, que se dividirmos em 5 horas de sela, dá uns descontraídos 60 Km/h de média a percorrer e muito tempo para absorver as vistas de sítios como o Santuário da Lapa, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Vila Nova de Foz Côa, Peso da Régua, Moimenta da Beira, S. João da Pesqueira, Santa Marta de Penaguião, Murça, Alijó e vários outros pontos ao longo do percurso.

Inscrevam-se em https://passaportedouroon2wheels.com

andardemoto.pt @ 10-6-2024 13:54:43 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews