Honda CB1000 Hornet Aproxima-se da Produção

Nova patente revela detalhes de condutas de admissão de ar inovadoras na nova Honda CB1000 Hornet.

andardemoto.pt @ 14-6-2024 16:19:01

A Honda apresentou a nova CB1000 Hornet na EICMA 2023, em Milão, no passado mês de novembro, mas tem-se mantido reservada quanto às especificações técnicas detalhadas, já que a produção não deverá começar antes do segundo semestre de 2024.

Agora que essa data se aproxima, surgem mais detalhes sobre a Honda CB1000 Hornet, especialmente na forma desta patente que ilustra como a Honda incorporou uma forma de admissão de ar frio sem necessitar de uma entrada de ar frontal proeminente. 

Usando o movimento da moto para empurrar o ar frio para a caixa de ar, o que ajuda a fornecer ao motor ar mais denso para melhorar o desempenho, a Honda posicionou as entradas mais atrás, flanqueando o eixo de direção e enquadrando-as com as partes superiores e inferiores do quadro.


A patente explica que o ar é direcionado para esta área pela carenagem lateral que avança de cada lado do depósito, juntamente com as carenagens inferiores que empurram o ar em direção ao radiador para melhorar a refrigeração. Além de melhorar o desempenho, a patente da Honda afirma que colocar as entradas nesta zona também significa que o ruído da admissão do motor é direcionado para o condutor sem ser excessivamente alto. 

São, na verdade, as coberturas com grelhas sobre as entradas que são a chave para a nova aplicação de patente da Honda. Embora as entradas de ar de ambos os lados da frente do quadro forneçam acesso conveniente à caixa de ar e direcionem o seu fluxo em direção à mesma pela carenagem lateral, essa parte do quadro está inclinada, correspondendo ao ângulo da moto. Sem as coberturas com grelhas sobre as entradas, estas ficariam ligeiramente viradas para cima, e se a moto fosse deixada à chuva, a água cairia naturalmente nelas. A partir daí, os ductos poderiam levar água para o filtro de ar, o que a Honda quer evitar. Observando o protótipo da CB1000 Hornet que a Honda apresentou na EICMA 2023, as entradas e grelhas podem ser vistas escondidas atrás da carenagem frontal.


Embora a Honda ainda não tenha anunciado muitos detalhes sobre a CB1000 Hornet, afirma que a moto, que utiliza uma derivação do motor da CBR1000RR de 2017, tem "mais de" 148 cv e "mais de" 100 Nm de binário. Estes números significam que deverá ter um desempenho ligeiramente superior ao da CB1000R, um modelo que será eventualmente substituído uma vez que a produção da nova Hornet comece. 

No entanto, como sugerido pelo nome Hornet, a nova CB1000 pretende ser uma moto mais acessível do que a CB1000R, trocando o monobraço oscilante da CB1000R por um design convencional, e abandonando as linhas estilísticas "Neo Sports Café" por um visual mais moderno.

Outras especificações confirmadas incluem uma forquilha Showa SFF-BP de 41mm com ajuste de compressão e expansão, e uma traseira Pro-Link conectada a um monoamortecedor Showa. 

A Honda também afirma que haverá três modos de condução e que o painel é um TFT de 5 polegadas com conectividade para Android e iOS. 

andardemoto.pt @ 14-6-2024 16:19:01


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews