Novas Honda CB1000 e CB500 - Família Hornet cresceu

As grandes estrelas da apresentação da Honda na EICMA são a CB1000 Hornet e a CB500 Hornet.

andardemoto.pt @ 7-11-2023 13:56:39

A nova naked de topo de gama da Honda, a CB1000 Hornet, está equipada com uma versão ajustada do motor de quatro cilindros em linha da CBR1000RR Fireblade de 2017, oferecendo uma potência máxima de mais de 147 cv e mais de 100 Nm de torque. 

Envolvendo o motor da CB1000 Hornet está um novo quadro de aço de dupla trave que oferecerá uma combinação única de desempenho dinâmico em curvas e estabilidade, através da forquilha Showa com 41mm de diâmetro (SFF-BP) ajustável em compressão e extensão, combinada com um amortecedor traseiro Pro-link igualmente da Showa. 

Liderado pelo olhar penetrante dos faróis super-compactos de duplo projetor LED, o depósito de combustível característico da família Hornet, com as “asas” dobradas para a frente, é largo e musculado. A secção traseira integra um assento minimalista que realça o visual tradicionalmente esguio da família Hornet. 


O novo quadro também é utilizado como elemento de design, mas de forma discreta, com acabamento em preto, assim como o subquadro traseiro em treliça tubular. 

As ajudas eletrónicas são compostas pelo Throttle By Wire que permite ao motociclista escolher entre 3 modos de condução, exibidos no ecrã a cores TFT de 5 polegadas, e a inevitável conectividade está disponível para dispositivos Android e iOS através do Honda RoadSync.


Além do membro mais potente da aumentada família Hornet, foi também apresentado o membro mais jovem, a CB500 Hornet que traz um novo estilo agressivo e um desempenho aerodinâmico digno do icónico nome Hornet. 

A carenagem da CB500 Hornet incorpora canais nas laterais do novo farol LED que direcionam o ar para a área superior do depósito de combustível, contribuindo para uma sensação de direção linear com uma maior agilidade na condução. 

O motor de 471 cc produz potência e binário que atendem aos requisitos máximos da licença A2 (35 kW e 43 Nm), enquanto as novas configurações de injeção de combustível melhoram a sensação de aceleração desde baixas rotações.  A nova Honda CB500 Hornet possui controlo de tração  para uma maior tranquilidade durante a condução. 


A especificação de chassi de alta qualidade inclui forquilha Showa SFF-BP de 41mm, amortecedor traseiro também Showa e dois discos de travão na frente com pinças de quatro pistões, enquanto um novo ecrã TFT de 5 polegadas oferece conectividade com smartphones através do Honda RoadSync.

Contudo, a chegada destes novos membros da família Hornet não tem ainda data definida, nem preço divulgado.


andardemoto.pt @ 7-11-2023 13:56:39


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews