Honda e Yamaha acordam fornecimento de peças originais para motos elétricas
A Honda e a Yamaha anunciaram hoje que chegaram a um acordo para que a Honda forneça à Yamaha modelos de motos elétricas para o mercado japonês, com base nos modelos Honda EM1 e: e BENLY e:, como fabricante de equipamento original (OEM).
andardemoto.pt @ 13-8-2024 11:22:18
Desde outubro de 2016, a Honda e a Yamaha têm explorado uma possível aliança comercial no mercado japonês de motociclos da categoria Classe-1, definida pela Lei de Veículos Rodoviários do Japão como "veículos equipados com duas ou mais rodas e um motor com cilindrada total de 50 cc ou menos, ou um motor elétrico com potência nominal de 0,60 kW ou menos”. A aliança servirá para enfrentar desafios como o cumprimento de normas de segurança e emissões cada vez mais rigorosas, além de impulsionar a eletrificação.
As principais áreas de discussão incluíram: o fornecimento de modelos de scooters de 50 cc como OEM; o desenvolvimento conjunto e fornecimento de novos modelos de scooters de 50 cc para negócios; e a colaboração para a popularização de motos elétricas na categoria Classe-1. Com base nessas discussões, em março de 2018, a Honda começou a fornecer modelos de scooters de 50 cc à Yamaha como fabricante de equipamento original.
Além disso, em abril de 2019, a Honda e a Yamaha, juntamente com a Kawasaki e a Suzuki, estabeleceram o Consórcio de Baterias Substituíveis para Motos Elétricas, com o objetivo de popularizar os modelos de motos elétricas. O consórcio abordou a possibilidade de padronizar baterias substituíveis de uso comum e os seus sistemas de troca, como uma das soluções para enfrentar desafios como a autonomia e o tempo de carregamento, alcançando um acordo para a padronização em março de 2021.
Seguindo estas iniciativas, a Honda e a Yamaha concordaram que a Honda fornecerá modelos da categoria Classe-1 à Yamaha como fabricante principal, com base nos modelos EM1 e: e BENLY e:, ambos equipados com uma bateria substituível Honda Mobile Power Pack e:, que cumpre as especificações comuns estabelecidas.
Através desta colaboração, as duas fabricantes continuarão a oferecer modelos de motos elétricas que satisfaçam as necessidades de mais motociclistas na categoria Classe-1, popular tanto para mobilidade pessoal quanto para usos comerciais.
Para promover ainda mais a popularização de motos elétricas na categoria Classe-1 no Japão, as duas fabricantes irão reforçar a sua linha de produtos e continuar a abordar vários desafios enfrentados por estas motos, como autonomia, tempo de carregamento, desempenho e custo, enquanto se esforçam para contribuir para a realização de uma sociedade neutra em carbono.
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