Harley-Davidson revela novo modelo, Fat Boy Gray Ghost, edição limitada

A Gray Ghost é o quinto modelo da Icons Motorcycle Collection. Celebra o 35º aniversário do lançamento da Fat Boy, que continua a ser um ícone cultural e uma das motos mais reconhecidas que circulam pelas estradas. Uma superestrela do design com um novo e brilhante acabamento Reflection, que dá ao modelo a aparência de estar coberta de cromados.

andardemoto.pt @ 12-5-2025 19:26:52

A Icons Motorcycle Collection faz lançamentos de edições limitadas de um novo modelo de moto e proporciona uma nova interpretação de uma icónica Harley-Davidson. Os modelos da Icons Motorcycle Collection são numerados e poderão incluir caraterísticas adicionais para além da moto base.

A produção do modelo Fat Boy Gray Ghost será limitada a 1.990 motos no total, em todo o mundo, com um PVPR de 32.600 euros, mais despesas.

A Fat Boy Gray Ghost celebra a relevância da moto “fat custom” original. 

"O modelo Fat Boy original adotou o look, as proporções e a silhueta de uma Hydra-Glide 1949 e modernizou-a completamente para uma nova geração de motociclistas", explica Brad Richards, Harley-Davidson Vice President of Design and Creative Director. "Estes motociclistas apreciaram o nosso ADN de design do pós-guerra, mas também se sentiram atraídos pela simplicidade do design industrial contemporâneo".

No início, a moto foi concebida para ter uma vida útil limitada. Em vez disso, a Fat Boy passou por três gerações de motores e um redesign completo do seu chassis Softail que, durante 35 anos, manteve uma presença incomparável e um estilo incontestável.


O acabamento Reflection é criado através do processo de deposição física de vapor (PVD), também conhecido como revestimento de película fina, no qual um material sólido é vaporizado no vácuo e depositado na superfície de uma peça, neste caso, o depósito de combustível e os guarda-lamas da moto. Após o processo de deposição, a peça é pintada com um acabamento transparente standard.

O PVD foi utilizado no passado pela Harley-Davidson para finalizar algumas peças pequenas, como medalhões de depósito e protetores de escape. Com a sua utilização nos guarda-lamas e no depósito de combustível da Fat Boy Gray Ghost é a primeira vez que o PVD é utilizado em peças tão grandes, num modelo de produção da Harley-Davidson. A precisão deste revestimento resulta num acabamento impressionante, com um aspeto semelhante ao cromado.

 As tampas laterais cromadas completam o acabamento geral. O quadro apresenta um acabamento prateado brilhante. Os detalhes de estilo adicionais inspirados no modelo Fat Boy original incluem um filtro de ar redondo, detalhes amarelos nas tampas do motor e inserções da consola do depósito, um assento em pele com borlas em pele e uma faixa de depósito em pele preta. Os medalhões tridimensionais do depósito de combustível reproduzem o design do modelo original. Uma inserção comemorativa na consola do depósito é gravada com o número de série e um medalhão da Icons Collection está localizado no guarda-lamas traseiro.

As jantes de alumínio fundido Lakester são exclusivas do modelo e enfatizam a postura ousada. Os pneus Michelin Scorcher High Performance (dianteiro 160/60R18, traseiro 240/40R18) aprimoram a condução.


Performance e Tecnologia de alto nível

A Fat Boy Gray Ghost partilha a elevada performance e as caraterísticas técnicas introduzidas na Fat Boy 2025.

O novo motor Milwaukee-Eight 117 Custom está ajustado para debitar 101 cavalos de potência e 171 Nm de binário máximo. Mais 7% de potência e mais 3% de binário em relação ao modelo Fat Boy 114 de 2024.

Este motor está equipado com um escape 2 em 1 com catalisadores individuais. Os silenciadores contam com material leve e avançado que trabalha para reduzir as frequências altas e enfatizar as frequências baixas para se obter um som possante.

As cabeças de cilindro, de quatro válvulas, apresentam um formato de câmara de combustão revisto, portas de admissão ovais e sedes de válvula de admissão de baixo perfil, concebidas para melhorar a performance e a economia de combustível.

O óleo do motor é direcionado a partir de um radiador de óleo montado no quadro através das passagens de refrigeração da cabeça do cilindro. Este sistema de arrefecimento da cabeça otimiza ainda mais o conforto térmico para o condutor, especialmente em situações de condução a baixa velocidade e clima quente.


Mais detalhes

As forquilhas de 49 mm com válvula dual-bending mantêm a roda dianteira em contacto com a superfície da estrada para uma viagem confortável.

O ajuste hidráulico da pré-carga permite ao condutor manter a performance ideal da suspensão traseira para a carga e condições da estrada predominantes.

Os modos de Condução selecionáveis (Road, Rain e Sport) controlam eletronicamente as caraterísticas de performance da moto e o nível de intervenção da tecnologia.

 Os novos Rider Safety Enhancements by Harley-Davidson são uma coleção de tecnologias concebidas para aumentar a confiança do motociclista durante situações inesperadas ou condições adversas da estrada. Em destaque:

Straight Line/Cornering Antilock Braking System (ABS/C-ABS)

Straight Line/Cornering Traction Control System (TCS/C-TCS)

Straight Line/Cornering Drag Torque Slip Control (DSCS/C-DSCS)

Tire Pressure Monitoring (TPMS)

Nova iluminação All-LED – incluindo faróis, luzes traseiras e de travagem e sinais de mudança de direção – aumentam a visibilidade.

A nova porta de alimentação USB-C proporciona uma transferência de dados mais rápida do que a porta USB-A anterior, orientação reversível da ficha e compatibilidade com dispositivos mais recentes. A localização da porta é na parte frontal esquerda da moto, abaixo do depósito de combustível.

Os novos conetores para equipamentos de aquecimento foram deslocados de trás de um painel lateral para a parte superior do guarda-lamas traseiro, por baixo do assento, onde são mais fáceis de aceder.

A nova instrumentação de 5 polegadas montada na consola coloca um velocímetro analógico acima de um visor digital LCD multifunções. O condutor pode utilizar o botão de controlo manual Trip para percorrer a informação disponível no visor LCD.


Começo da história de um ícone

Em 1990, uma época em que os meios de comunicação social especializados em motociclismo e grande parte do público motociclista estavam absorvidos com a crescente performance das motos desportivas, a Fat Boy chegou como um poderoso acorde de heavy metal.

Foi inspirado numa moto Harley custom, baseada na plataforma Softail, criada em 1987 na Harley-Davidson Montréal pelo diretor-geral do concessionário Duc Dufour e pelo técnico Denis Lavoie, a quem chamaram Lowboy.

A moto tinha suspensão traseira slammed, jante de disco em alumínio, guarda-lamas em fibra de vidro à frente e um guiador largo. Um exemplar foi visto pelo executivo da Harley-Davidson, Jerry Wilke, e enviado para Milwaukee. Embora a Lowboy custom tenha oferecido alguma inspiração, a moto que viria a ser o modelo Fat Boy foi criada pela equipa de styling da H-D liderada por Willie G. Davidson e Louie Netz.

As palavras de Davidson no seu livro 100 Years of Harley-Davidson

No modelo Fat Boy 1990, as jantes são a caraterística definidora. A ideia era criar um visual diferenciado utilizando jantes de disco solid-cast. Levamos esta diferenciação ainda mais longe com uma pintura monocromática prateada e um quadro com pintura powder-coated prateada. Como toda a moto era prateada, precisávamos de algo chamativo para a destacar. Adicionei detalhes amarelos às rocker boxes, derby cover, timer cover e interruptor de ignição. Construímos um protótipo da Fat Boy e levei-o para Daytona para que pudéssemos obter feedback one-on-one dos motociclistas.

E continua depois afirmando sobre o nome do modelo:

 Provavelmente estão a perguntar-se como surgiu um nome como Fat Boy, e já ouvi muitas histórias sobre isso, quase todas não correspondem à verdade.

A história real é a seguinte: é difícil inventar nomes que sejam populares nas ruas. Queríamos algo invulgar e talvez até um pouco irreverente, porque há algo de agradável em gozar com os nossos produtos de vez em quando. Para mim, e para muitos outros insiders que a tinham visto, a moto tinha um look enormemente 'fat'. Então, o pessoal do marketing criou o nome Fat Boy.

Régua do tempo do modelo Fat Boy

1990: O modelo Fat Boy estreia-se numa cor, Fine Silver Metallic, equipado com um motor Evolution V-Twin de montagem rígida.

1991: A moto Fat Boy entrou na cultura popular com a sua participação no filme “Exterminador Implacável 2: O Dia do Julgamento”, no qual o ator Arnold Schwarzenegger conduz uma Fat Boy por Los Angeles numa cena de perseguição. O filme foi uma sensação global, ajudando a consolidar o modelo como representante da marca Harley-Davidson em muitos mercados, especialmente na Europa. Uma das motos utilizadas no filme está agora na coleção do Harley-Davidson Museum.

2000: O motor Twin Cam 88B™ counterbalanced estreia-se nos modelos Softail, incluindo o modelo Fat Boy.

2005: O modelo CVO Fat Boy de produção limitada, equipado com um motor Twin Cam 103, iniciou uma produção de dois anos. Os destaques de estilo incluíram uma suspensão traseira slammed, um assento de aço pan-style, um pillion cromado e um novo acabamento metálico com três opções de cor.

2010: O modelo Fat Boy Low reduziu a altura do assento para apenas 610 mm, graças à suspensão dianteira e traseira rebaixadas e ao assento de low-profile.

2016: O modelo Fat Boy S é equipado com o musculado motor Screamin’ Eagle Twin Cam 110 e apresenta um acabamento Dark Custom.

2018: O modelo Fat Boy é uma das oito revolucionárias motos Softail baseadas num chassis totalmente novo com suspensão traseira monoshock e motores Milwaukee-Eight V-Twin dual counterbalanced. O estilo é totalmente novo - uma frente enorme, um novo formato de farol e um enorme pneu traseiro de 240 mm — mas a moto é também claramente um modelo Fat Boy.

2020: A Harley-Davidson celebra um ícone com o lançamento da Fat Boy 114 30th Anniversary Limited Edition. Reestilizada com acabamentos dark com detalhes em bronze e equipada com um motor Milwaukee-Eight 114y. A produção da Fat Boy comemorativa do 30º aniversário foi limitada a 2.500 exemplares.

andardemoto.pt @ 12-5-2025 19:26:52

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews