BMW R 12 G/S 2025 já disponível para encomenda e test ride
A BMW R 12 G/S é uma pura moto de perfil retro enduro. Tal como a sua antecessora espiritual, a R 80 G/S de 1980, é sinónimo de aventura sem limites e as suas novas formas e cores reforçam o caráter deste espírito livre, sendo que já pode ser testada e adquirida.
BMW @ 23-5-2025 11:00:00
A R 12 G/S foi apresentada há cerca de dois meses e, durante o LxMFF, evwnto do qual a marca alemã foi parceira, foi feita a sua primeira exibição em Portugal, marcando o início da sua comercialização no nosso país, podendo já ser encomendada em qualquer concessionário da marca, por preços a partir dos 17. 692€, incluindo IVA à taxa legal em vigor de 23%, excluindo despesas administrativas e de transporte.
O seu desenho é fortemente inspirado na mítica BMW R 80 GS de 1980, que venceu o Rally Dakar na edição de 1981, pelas mãos do piloto Hubert Auriol. Aposta numa estética minimalista, com jantes raiadas, guarda-lamas elevados e uma pequena carenagem dianteira. O farol LED redondo com assinatura luminosa em “X” e o painel de instrumentos analógico reforçam o seu caráter autêntico.
Está disponível em três variantes cromáticas: Night Black Matt (versão base), Light White (cor semelhante à versão original de 1980) e Option 719 Aragonit (variante cromática especial), cada uma com detalhes de design distintos, adaptando-se tanto a um estilo mais clássico, como ao mais aventureiro.
O eterno motor boxer
Está equipada com o popular motor boxer bicilíndrico de oito válvulas arrefecido a ar/óleo com uma cilindrada de 1.170 cc, oferecendo uma potência de 109 cv às 7.000 rpm e um binário máximo de 115 Nm às 6.500 rpm.
Este bloco, associado a uma caixa de seis velocidades e à tradicional transmissão de veio e cardã, garante uma entrega de potência linear e robusta, perfeita para desafios dentro e fora de estrada, podendo ser complementada com o opcional Assistente de Passagem de Caixa (quick shifter).
A experiência de condução pode ser customizada com três modos incluídos de série: Rain, Road e Enduro, aos quais se junta o modo opcional Enduro Pro, concebido para quem procura sensações mais intensas no fora de estrada.
Ergonomia pensada para o off-road
Foi projetada para oferecer ainda uma melhor posição de condução, com um triângulo ergonómico (guiador – assento – poisa-pés) pensado para a prática de enduro.
Estão disponíveis três opções de assento (incluindo a versão Rallye, com mais altura), poisa-pés específicos para todo-o-terreno e um guiador em alumínio ajustável, que garantem conforto e controlo em qualquer circunstância.
A versão com o Enduro Package Pro inclui ainda um conjunto de componentes focados na condução fora de estrada: além da jante de 21 polegadas, comum a todas as versões, vem com jante traseira de 18” em vez de 17”, proteção de motor, poisa-pés reforçados, pneus off-road e aumento da altura livre ao solo que pode chegar aos 255 mm.
Equipamento e personalização
A nova BMW R 12 G/S vem com um elevado pacote tecnológico, caso do sistema Keyless Ride, tomada de 12V, controlo de tração (DTC) e de binário (DSR), bem como uma vasta gama de equipamento opcional e acessórios originais BMW Motorrad, incluindo o painel de instrumentos digital com ecrã TFT, cruise control eletrónico, sistema Connected Ride com navegação e funcionalidades multimédia, escape em titânio, entre outros.
Além de uma homenagem à história da marca, a nova R 12 G/S representa uma afirmação liberdade, aventura e engenharia de precisão. Uma pura moto de enduro, apesar do peso em ordem de marcha de 229 kg, incluindo um depósito com 15,5 litros de capacidade, que convida a sair da estrada e a explorar novos caminhos com confiança, potência e estilo.
A moto vem ainda com 5 anos de garantia. Ou seja, a marca oferece dois anos adicionais de garantia, para além do período legal de 3 anos e inclui também a cobertura de assistência em viagem durante esse período.
BMW @ 23-5-2025 11:00:00
Galeria de fotos
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews