Ajuda eletrónica à condução baseada em câmaras duplas da Astemo promete revolucionar tecnologia Honda em motos

A Astemo, empresa de componentes maioritariamente detida pela Honda, revelou a mais recente versão do seu sistema de ajudas eletrónicas à condução, baseado em câmaras - um desenvolvimento que poderá finalmente levar tecnologias como o controlo de velocidade adaptativo e a deteção de condições de estrada à gama de motos da Honda.

andardemoto.pt @ 24-5-2025 21:00:00

Os sistemas de ajuda eletrónica à condução baseados em radar, incluindo o controlo de velocidade adaptativo e a assistência à travagem, estão a tornar-se cada vez mais comuns nos produtos de várias marcas, em grande parte devido aos componentes "off-the-shelf" da Bosch.

Contudo, apesar da sua reputação de líder em tecnologia, a Honda ainda não introduziu qualquer equipamento equivalente na sua gama de motociclos. Esta situação poderá estar prestes a mudar, após a Astemo, uma empresa de componentes controlada pela Honda, ter demonstrado a versão mais recente do seu sistema de assistência ao condutor baseado em câmaras.

Empresas como a Tesla e a Subaru, líderes no campo da condução semi-autónoma, demonstram preferência por câmaras em detrimento de radares. A utilização de duas câmaras para criar uma imagem estereoscópica permite que estes sistemas meçam a distância dos objetos no seu campo de visão.

Apesar de terem uma menor capacidade para detetar obstáculos em condições de fraca visibilidade em comparação com os radares, as câmaras oferecem a vantagem de poderem reconhecer cores, como as luzes de travagem dos veículos à frente, ou identificar se um semáforo está vermelho ou verde.

O sistema da Astemo, demonstrado numa Honda Africa Twin, permite ajudas eletrónicas à condução como o controlo de velocidade adaptativo. Contudo, após vários anos de desenvolvimento, este sistema é agora capaz de detetar alterações na superfície da estrada antes que a mota as atinja. Pode, por exemplo, reconhecer lombas de velocidade.

E dado que a Astemo é a empresa-mãe da Showa (suspensões), Nissin (travões) e Keihin (injeção de combustível), está perfeitamente posicionada para fazer com que estes sistemas funcionem em conjunto em resposta à deteção de alterações na superfície da estrada. Potencialmente, isto significa que a mota poderia ajustar as configurações do ABS, controlo de tração e amortecimento antes mesmo de chegar ao obstáculo.

A própria Honda também tem registado patentes que mostram como as câmaras duplas poderiam ser incorporadas nas suas motos de forma mais simples do que os radares.


Apesar de terem uma menor capacidade para detetar obstáculos em condições de fraca visibilidade em comparação com os radares, as câmaras oferecem a vantagem de poderem reconhecer cores, como as luzes de travagem dos veículos à frente, ou identificar se um semáforo está vermelho ou verde.

O sistema da Astemo, demonstrado numa Honda Africa Twin, permite ajudas eletrónicas à condução como o controlo de velocidade adaptativo. Contudo, após vários anos de desenvolvimento, este sistema é agora capaz de detetar alterações na superfície da estrada antes que a mota as atinja. Pode, por exemplo, reconhecer lombas de velocidade.

E dado que a Astemo é a empresa-mãe da Showa (suspensões), Nissin (travões) e Keihin (injeção de combustível), está perfeitamente posicionada para fazer com que estes sistemas funcionem em conjunto em resposta à deteção de alterações na superfície da estrada. Potencialmente, isto significa que a mota poderia ajustar as configurações do ABS, controlo de tração e amortecimento antes mesmo de chegar ao obstáculo.

A própria Honda também tem registado patentes que mostram como as câmaras duplas poderiam ser incorporadas nas suas motos de forma mais simples do que os radares.

andardemoto.pt @ 24-5-2025 21:00:00


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