Ducati Multistrada V4 Rally: globetrotter com novos argumentos
Na última edição da Ducati World Première o fabricante de Borgo Panigale apresentou a nova Multistrada V4 Rally que, na sua versão de 2026, é ainda mais exploradora do que antes.
andardemoto.pt @ 13-10-2025 13:54:00
A Ducati Multistrada V4 Rally afigura-se como a companheira ideal para todos os viajantes, incluindo os de longa distância, graças ao depósito de combustível de 30 litros e à suspensão Adaptive DSS EVO com um curso maior, que proporciona elevado nível de conforto ao condutor e ao passageiro que lhe confere uma grande capacidade para enfrentar qualquer terreno.
Desde o seu lançamento em 2023 a Rally provou ser uma companheira de aventura imparável, capaz de conquistar lugares inexplorados, alcançando-os com o máximo conforto.
Fazendo jus ao seu nome, a Multistrada V4 Rally é uma moto que melhora ainda mais a sua capacidade de enfrentar qualquer estrada, especialmente as não pavimentadas. No modelo de 2026, a suspensão semiativa com curso longo (200mm) é gerida por um sistema evoluído, o Adaptive DSS (Ducati Skyhook Suspension) EVO, com a introdução de novas funções capazes de elevar a fasquia do conforto e a eficácia na tração.
A função de suspensão autonivelante, que garante uma configuração constante independentemente da carga referente ao condutor, passageiro e bagagem, mantendo as características dinâmicas do veículo.
No entanto, o condutor pode agora ajustar a resposta da suspensão mesmo em movimento, independentemente do Modo de Condução selecionado, para um maior conforto durante uma condução descontraída, ou com mais apoio e feedback ao enfrentar as curvas de uma estrada de montanha.
Já o algoritmo DVO (Ducati Vehicle Observer), permite analisar com mais precisão a posição da moto no espaço e a sua massa total, conforme a informação de 70 sensores que complementam os dados fornecidos pela plataforma de medição inercial. O DVO, desenvolvido pela Ducati Corse em MotoGP, refina as estratégias ABS Cornering e o Ducati Wheelie Control (DWC).
Além disso, o Sistema Eletrónico de Travagem Combinada, modula a ação dos travões dianteiro e traseiro para garantir sempre o desempenho ideal, agora também baseado na carga. Além da estratégia dianteira-traseira, que gere o travão traseiro mesmo quando apenas a manete do travão dianteira é premida, a moto agora monta uma estratégia de trás para frente, que também ativa o travão dianteiro quando apenas o pedal de travão traseiro é acionado.
Melhorias ao nível de Segurança e tecnologia
Na V4 Rally de 2026 o conjunto de radares introduzido com o primeiro modelo V4 de 2021 é complementado pela função Forward Collision Warning (FCW), que alerta o piloto de possíveis colisões com um veículo à frente com um pop-up no painel de instrumentos. Este é um painel de instrumentos TFT a cores, de 6,5 polegadas e foi atualizado no seu interface de utilizador.
O sistema mantém naturalmente a funcionalidade de navegação por mapas, graças à aplicação Ducati Connect, que também suporta a utilização do telemóvel para atender chamadas ou ouvir música quando se utiliza um capacete equipado com um sistema de intercomunicador. Está disponível um novo interface, mais intuitivo, para selecionar o nível de aquecimento dos punhos e do assento.
Para 2026 também oferece ao condutor uma visibilidade melhorada durante a condução noturna, com as Ducati Cornering Lights, que são mais eficazes na iluminação da estrada quando inclinada, e um conjunto de farois otimizado para reduzir o cone de sombra à frente da roda dianteira.
Além disso, a nova função Coming Home permite-lhe deixar os mínimos ligados durante alguns segundos depois de desligar a ignição, facilitando a abertura da porta da garagem, quando regressa a casa no escuro.
É também mais fácil de guiar quando se manobra num arranque e a baixas velocidades, graças à introdução do Automatic Lowering Device, agora equipado com uma estratégia diferenciada para condução em estrada e fora de estrada.
A moto "baixa" rápida e automaticamente quando as velocidades descem abaixo dos 10 km/h. Quando o condutor acelera, ultrapassando os 50 km/h em estrada ou os 20 km/h fora de estrada, a moto regressa automaticamente à sua altura normal. Conforto superior para condutor e passageiro
Esta é a moto ideal para circular acompanhado e foi desenhada para maximizar o conforto tanto para o condutor como para o passageiro. Em comparação com a Multistrada V4 standard, o vidro pára-brisas é 40 mm mais largo e 20 mm mais alto, oferecendo uma maior proteção.
A posição dos suportes das malas laterais foi projetada para permitir um espaço mais amplo para as pernas do passageiro, que também desfruta de maior apoio e uma sensação de robustez superior do top case, graças a um novo suporte fundido.
Além disso, graças à disponibilidade de diferentes alturas de assento para piloto e passageiro e um kit de suspensão rebaixado, a V4 Rally pode ser personalizada para se adequar a qualquer configuração de condução a dois.
Também para tornar mais simples a carga e descarga das malas laterais e facilitar qualquer manutenção em viagens longas mais longe de casa, o descanso central foi modificado no seu design para auxiliar ainda mais a elevação da moto e vem montado de série. Da mesma forma, para aumentar ainda mais o conforto, os punhos aquecidos são agora também de série e ajustáveis em cinco níveis de temperatura. Motor
O coração da V4 Granturismo é um motor de 1.158 cc, entrega 170 cv às 10.750 rpm e 121 Nm às 8.750 rpm, com uma curva de binário particularmente linear para garantir uma resposta suave e progressiva em todas as rotações do motor.
O desempenho deste motor, combinado com o seu peso total de apenas 66,7 kg, permite ao V4 Granturismo confirmar a sua posição de destaque na sua categoria em termos de potência e leveza.
Por outro lado, o V4 apresenta uma estratégia de desativação dos cilindros anteriores, que mantém o banco de cilindros traseiro desativado depois de uma paragem e a baixas rotações, beneficiando o consumo de combustível e as emissões.
É também assistido pelo novo Ducati Quick Shift (DQS) 2.0, que utiliza uma estratégia baseada exclusivamente no sensor de posição angular do pedal de mudanças, oferecendo ao condutor uma sensação mais direta e com menor curso.
Em termos de ciclística, a Multistrada V4 Rally mantém o quadro monocoque de alumínio leve e compacto, com um duplo braço oscilante em alumínio fundido montado num pivô reposicionado numa posição mais alta.
Deste modo, aumenta o efeito anti-afundamento da suspensão para uma condução mais precisa e eficaz, mesmo com a moto totalmente carregada. Para o mesmo efeito, o sistema de travagem foi atualizado com um disco de travão traseiro maior, agora com 280 mm.
Além disso, a V4 Rally é oferecida exclusivamente com jantes raiadas leves para pneus sem câmara de ar e estão equipadas de série com um sensor TPMS, que mostra a pressão dos pneus no painel de instrumentos.
Disponibilidade, versões e cores
As primeiras entregas da Multistrada V4 Rally 2026 começam na Europa em novembro de 2025, seguidas pelas entregas nos Estados Unidos em dezembro de 2025 e no Japão e Austrália estão previstas para janeiro de 2026.
Vão existir três versões de equipamento diferentes:
- Radar: equipada com Adaptive Cruise Control, Blind Spot Detection e Forward Collision Warning;
- Adventure Travel & Radar: que adiciona as malas laterais de alumínio e bancos aquecidos para condutor e passageiro;
- Full Adventure: que completa este pack com um silenciador Akrapovic homologado para a estrada e um guarda-lamas frontal em fibra de carbono.
A Ducati Multistrada V4 Rally 2026 vai ainda estar disponível em dois esquemas de cores: Ducati Red/Brushed Aluminium com jantes de raios pretas e Jade Green/Brushed Aluminium com jantes de raios douradas, ambas com o depósito de combustível de alumínio escovado.
Destaque ainda para os intervalos de manutenção, com mudanças de óleo a cada 15.000 km ou 24 meses e afinação das válvulas somente a cada 60.000 km.
Acompanham-na uma garantia de 4 anos e os programas 4EVER Ducati e Assistência em Viagem, apoiados por uma rede de mais de 800 concessionários oficiais Ducati, em 90 países em todo o mundo.
Veja o vídeo abaixo:
andardemoto.pt @ 13-10-2025 13:54:00
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews