Newsletter nº 12/2026 - 26 de Março de 2026
Este é o número #12 de 2026 da newsletter semanal, digital e gratuita Andardemoto.pt
andardemoto.pt @ 26-3-2026 15:00:00

Bons andamentos,
Esta semana fomos testar as renovadas Honda Hornet 750 e Transalp equipadas com E-Clutch, o sistema de embraiagem controlada eletronicamente, aplicado à convencional caixa de velocidades manual. Fique a conhecer as vantagens de um sistema que simplifica a condução e potencia a diversão.
E se não leu o Teste, pode agora ver o vídeo que resume o potencial da nova Ducati Monster, uma italiana que não esconde a sua Rebeldia Icónica.
Quanto a equipamentos, a marca japonesa Arai aposta em design, segurança e conforto para renovar a oferta de capacetes premium no segmento sport-touring.
A Nolan lançou o capacete X-904 Ultra Carbon e reforça aposta no segmento touring premium, enquanto a LS2 lançou o FF817 Challenger II, um capacete sport touring focado em leveza e segurança.
Também é de referir que a marca italiana Kappa lançou uma linha de acessórios dedicada às novas BMW R 1300 R e RS.
No desporto, dada a situação de crescente conflito e instabilidade no Médio Oriente, confirma-se o Plano B que Carmelo Ezpeleta já tinha apresentado há cerca de duas semanas e as alterações são significativas: O GP do Qatar decorre, assim, de 6 a 8 de novembro. Entretanto no Brasil as coisas não correram pelo melhor para a organização do GP de Goiânia, mas sorriram para a Aprilia que continua a dar dores de cabeça à Ducati, já para náo falar nas outras marcas.
Estava marcado para dia 12 de abril, domingo, o X-Trial de Lisboa, a realizar no Meo Arena, e que representava o regresso a Portugal desta modalidade, anteriormente conhecida Trial Indoor, mas foi cancelado.
Quanto a boas notícias, Pedro Bianchi Prata fez história no Rally-Raid Portugal aos comandos de um moto elétrica: a nova STRiX portou-se bem em condições extremas.
No que respeita a promoções, esta semana é a Suzuki que passa a oferecer cinco anos de garantia de base às motos, extensíveis com o programa Suzuki Care.
Fora de portas, d epois da Concentração Invernal Lobos da Neve ter aberto a temporada dos eventos da Federação de Motociclismo de Portugal de 2026, agora rumamos ao Sul e para o Litoral. Assim, de 27 a 29 de março, o Moto Clube do Montijo convida para a sua 30.ª Concentração.
Já no próximo fim de semana, dias 29 e 30 de março, cabe ao Moto Clube de Albufeira organizar o primeiro evento do 29.o Troféu Moto-Ralis Turísticos, sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).
A fechar, estivemos no Motor Clássico e mostramos um pouco do que se viveu por lá em três dias de exposição. E com os preços da gasolina a aumentar, deixamos-lhe 12 Dicas para poupar combustível!
Tudo isto, e muito mais, diariamente em www.andardemoto.pt. Veja o preço e características das motos novas procure motos usadas, escolha na maior montra de equipamentos e acessórios para motociclismo, ou leia as opiniões e conselhos pertinentes dos nossos colaboradores.
Veja o vídeo do Teste Ducati Monster V2 - Rebeldia Icónica O nosso jornalista Rogério Carmo esteve presente na apresentação internacional da nova Ducati Monster. Aqui ficam os seus pensamentos acerca desta mítica moto da marca de Bolonha...
Publicação ANDAR DE MOTO - #93 Fevereiro2026 - Já disponível !
Já leu o último exemplar da revista digital Andar de Moto?
TOM VITOÍN – As odisseias de um motard por Luís Pinto-Coelho As aventuras e desventuras de um motociclista português!
Teste da semana:
Teste E-Clutch Honda Transalp e Hornet 750 - A Toque de Caixa Percorremos as reviradas estradas do interior do Sotavento Algarvio com as versões 2026 das Honda Transalp e Hornet 750, agora equipadas com a mais recente versão do Honda E-Clutch: o sistema de embraiagem controlada eletronicamente, aplicado à convencional caixa de velocidades manual
Equipamentos e acessórios:
Arai renova grafismos para o capacete Quantic A marca japonesa aposta em design, segurança e conforto para reforçar a oferta de capacetes premium no segmento sport-touring.
Nolan lança capacete X-904 Ultra Carbon e reforça aposta no segmento touring premium Novo capacete combina construção em fibra de carbono, tecnologia avançada e soluções de conforto para longas viagens.
LS2 lança FF817 Challenger II, um capacete sport touring focado em leveza e segurança Novo modelo aposta em materiais avançados, aerodinâmica otimizada e conforto reforçado para motociclistas exigentes.
Desporto:
MotoGP Brasil 2026 - Um samba meio coxo em Goiânia O circuito de Goiânia recebeu o Mundial de Velocidade, mas a sua estreia ficou marcada por alguns incidentes que necessitam de atenção!
Alterações no calendário do MotoGP 2026 causadas pela guerra no Médio Oriente Dada a situação de crescente conflito e instabilidade no Médio Oriente, confirma-se o Plano B que Carmelo Ezpeleta já tinha apresentado há cerca de duas semanas e as alterações são significativas: O GP do Qatar será disputado de 6 a 8 de novembro, em vez de 10 a 12 de abril.
Organização do X-Trial de Lisboa cancela o evento previsto para 12 de abril Estava marcado para o próximo dia 12 de abril, domingo, o X-Trial de Lisboa, a realizar no Meo Arena, e que representava o regresso a Portugal desta modalidade, anteriormente conhecida Trial Indoor.
Pedro Bianchi Prata faz história no Rally-Raid Portugal aos comandos de moto elétrica O piloto português superou os trilhos exigentes da única prova europeia do Mundial de Rally-Raid, focando-se no desenvolvimento tecnológico e na resistência da nova STRiX em condições extremas.
Campeonato Nacional de Trial 2026 começou em Barcelos O Campeonato Nacional de Trial 2026 começou em Barcelos, com novo recorde de número de pilotos federados inscritos.
Eventos:
30.ª Concentração do Moto Clube do Montijo, de 27 a 29 de março Vai realizar-se a trigésima edição da Concentração Anual do Moto Clube do Montijo, entre os dias 27 a 29 de março, sendo o ponto central da festa o Parque de Exposições Acácio Dores, no Montijo.
Moto Clube de Albufeira abre a 29.ª época de Moto-Ralis Turísticos No próximo fim de semana, dias 29 e 30 de março, cabe ao Moto Clube de Albufeira organizar o primeiro evento do 29.o Troféu Moto-Ralis Turísticos, sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).
E ainda:
Suzuki alarga garantias até sete anos e reforça aposta na confiança do cliente Marca japonesa passa a oferecer cinco anos de garantia de base às motos, extensíveis com o programa Suzuki Care.
12 Dicas para poupar combustível Não há como negar o óbvio e as campainhas de alarme não cessam de tocar: o preço dos combustíveis está a ficar incomportável e pode ainda piorar… muito!
Motorclássico enche Lisboa de história sobre rodas A edição de 2026 reuniu milhares de visitantes na Cordoaria Nacional, em Lisboa, celebrando o património automóvel e motociclístico.
Suzuki alarga garantias até sete anos e reforça aposta na confiança do cliente Marca japonesa passa a oferecer cinco anos de garantia de base às motos, extensíveis com o programa Suzuki Care.
12 Dicas para poupar combustível Não há como negar o óbvio e as campainhas de alarme não cessam de tocar: o preço dos combustíveis está a ficar incomportável e pode ainda piorar… muito!
Operação "Moto I" da GNR decorre até dia 29 de março em vários locais do Algarve A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, até dia 29 de março, uma operação de patrulhamento, controlo e fiscalização rodoviária, direcionada para a circulação de veículos de duas rodas a motor no Algarve, a que deu o nome de Moto I.
Motos usadas em destaque esta semana:
Já leu o último exemplar da revista digital Andar de Moto?
Catálogo de Equipamentos
Está interessado em adquirir um equipamento?
Escolha o equipamento, seleccione o(s) revendedor(es), preencha os dados de contacto e envie o seu pedido!
Catálogo de Motos Novas
Escolha a moto pretendida, seleccione o(s) concessionário(s), preencha os dados de contacto e envie o seu pedido de consulta.
Ponha mais pessoas a andar de moto.
Partilhe:
no Facebook |
no Twitter
Desejamos-lhe uma óptima semana.
Entretanto pode ir acompanhando diariamente toda a informação em: www.andardemoto.pt
andardemoto.pt @ 26-3-2026 15:00:00
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews



