MotoGP Emilia Romana – Recorde e “pole” para Viñales e 15º para Miguel Oliveira

Piloto português passou por bastantes dificuldades no segundo dia do Grande Prémio da Emilia Romana. Sem conseguir passar à Q2, Miguel Oliveira qualificou-se em 15º, uma corrida que terá Maverick Viñales a arrancar novamente da “pole position”.

andardemoto.pt @ 19-9-2020 15:08:24

A sétima corrida de MotoGP da temporada e a segunda visita ao Misano World Circuit Marco Simoncelli não está a ser nada fácil para Miguel Oliveira. O português da Red Bull KTM Tech3 teve um sábado bastante complicado, com duas quedas, e sem conseguir a passagem à Qualificação 2, vai arrancar da 15ª posição para o Grande Prémio da Emilia Romana.

Com o 8º tempo no primeiro dia em Misano e a rodar mais rápido do que tinha feito há uma semana, Miguel Oliveira parecia estar preparado para conseguir a passagem direta à ambicionada Q2 e assim discutir uma melhor posição na grelha de partida.

Infelizmente, o dia de sábado transformou-se numa luta inesperada depois de duas quedas na terceira sessão de treinos livres terem impedido Miguel Oliveira de lutar por essa entrada direta na Q2.



A segunda queda, a pouco tempo do fim da FP3 deixou o piloto da Red Bull KTM Tech3 atordoado e, por alguns momentos, ficámos a temer uma lesão enquanto Miguel Oliveira não se levantava da gravilha depois de andar às cambalhotas pela escapatória de Misano. Felizmente a lesão não se confirmou, mas a passagem pela Qualificação 1 obrigou o português a repensar a sua estratégia.

E a verdade é que nessa qualificação de MotoGP, Miguel Oliveira não esteve em condições de poder discutir um dos dois primeiros lugares que permitissem passar então à segunda qualificação. Mesmo nos minutos finais Miguel ainda conseguiu melhorar o seu tempo, mas muitos pilotos também o fizeram, pelo que acabou por não ir mais além do 15º tempo em qualificação.

“Depois das quedas de hoje de manhã saímos para o FP4 com o objetivo de ganhar outra vez a confiança. Conseguimos um bom ritmo. Na qualificação melhorei o meu tempo por volta mas ainda assim não foi suficiente para passar para a Q2. A verdade é que faltou-nos um pouco de velocidade, faltou juntar todos os setores numa volta rápida. Sabemos que amanhã teremos uma corrida dura pela frente, mas não vamos baixar os braços, vamos trazer para casa o maior número de pontos possível. Fazer uma corrida inteligente e trazer o que for possível para casa”, afirmou Miguel Oliveira após a qualificação para o GP da Emilia Romana.



E se Miguel Oliveira teve um dia complicado, o mesmo não se pode dizer de Maverick Viñales. O piloto da Monster Energy Yamaha tem vindo a mostrar-se desiludido com a moto japonesa e referiu inclusivamente não saber o que pode fazer mais para melhorar a moto.

Se ontem rodou com o pouco habitual sistema de escape de ponteira longa, Viñales decidiu enfrentar o dia de sábado regressando a uma configuração anterior a esta novidade de Misano. E a verdade é que, mesmo demonstrando alguma frustração nos treinos livres, em qualificação o piloto espanhol continua a demonstrar um andamento que ninguém mais consegue igualar!

Há uma semana tinha feito novo recorde absoluto do circuito de Misano, e com isso a “pole position”, e hoje voltou a repetir a dose. Viñales tinha visto Francesco Bagnaia (Pramac Ducati) “roubar-lhe” o recorde da volta já este fim-de-semana. E até mesmo na Qualificação 2 de MotoGP parecia que Bagnaia ia voltar a subir de nível com a primeira volta de sempre no segundo 30!


Só que essa volta recordista e impressionante acabou por ser anulada por exceder os limites da pista. Bagnaia desceu então para a quarta posição, e com isso deixou a “pole position” nas mãos de Maverick Viñales, que somou a isso o facto de registar novo recorde. Mas será que o espanhol da Yamaha tem o que é preciso para confirmar em corrida o potencial que mostra em qualificação?

Na primeira fila da grelha de partida estarão também Jack Miller (Pramac Ducati) e ainda Fabio Quartararo (Petronas Yamaha SRT).

Se clicar aqui ficará a saber todos os resultados de MotoGP e pontuações.

andardemoto.pt @ 19-9-2020 15:08:24


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP