Todos os pilotos das três categorias do Mundial de Velocidade confirmados

Um total de oitenta pilotos marcará presença a tempo inteiro no Mundial de Velocidade em 2021. Fique a conhecer todos os pilotos das três categorias que foram confirmados. MotoGP, Moto2 e Moto3 prometem mais uma temporada de luxo!

andardemoto.pt @ 24-11-2020 10:00:00

Encerradas as hostilidades da atípica temporada 2020, o Mundial de Velocidade já se prepara para o próximo ano. A primeira grande notícia foi a revelação de um calendário provisório, bastante provisório tendo em conta a situação de pandemia que afeta o globo.

Sabemos já que Portugal e o seu Autódromo Internacional do Algarve estão na calha para voltar a figurar como circuito oficial e não como reserva, que é o caso atualmente. Há fortes probabilidades do Grande Prémio de Portugal se voltar a realizar em 2021, e, tal como Jorge Viegas, presidente da FIM, afirmou durante o passado fim de semana, o Governo português tem agora de perceber e aceitar contribuir com os milhões de euros necessários para garantir a presença de Portugal no calendário de MotoGP, Moto2 e Moto3.

As possibilidades em cima da mesa apontam para que seja um contrato de 3 ou de 5 anos. Falta agora “alguém” que assine o contrato e garanta a verba.


Lista de pilotos 2021 de MotoGP


A segunda grande notícia é a confirmação da lista de pilotos que farão a totalidade do Mundial de Velocidade. Ao todo, as três categorias – MotoGP, Moto2 e Moto3 – darão abrigo a nada menos do que 80 pilotos a tempo inteiro. Este número pode crescer dependendo dos pilotos de teste que as equipas de MotoGP decidam fazer correr em determinados Grandes Prémios.

Na categoria rainha que terá a Suzuki GSX-RR de Joan Mir (Ecstar Suzuki) a usar o número 1 de campeão 2020, encontramos três “rookies”: Enea Bastianini, recém coroado campeão Moto2, e ainda Luca Marini, vice-campeão Moto2, sobem à classe maior pelas mãos da Ducati e inseridos na equipa Esponsorama Avintia Ducati. O terceiro novato de MotoGP será Jorge Martin, com o espanhol a receber a oportunidade de competir pela Pramac Ducati.

Com praticamente todos os lugares de MotoGP já confirmados para 2021, apenas existe uma incógnita: quem será o segundo piloto da Aprilia Gresini?

A equipa da casa de Noale tem sentido imensas dificuldades em convencer pilotos de MotoGP, por exemplo Andrea Dovizioso e Cal Crutchlow recusaram o convite, a serem companheiros de equipa de Aleix Espargaró. As prestações da Aprilia RS-GP são tão abaixo do esperado que nem mesmo jovens pilotos de Moto2, por exemplo Marco Bezzechi, aceitaram o convite.

Sendo assim, a Aprilia Gresini anunciou que mantém Lorenzo Savadori como piloto designado, mas que Bradley Smith, que fez quase toda a temporada 2020 no lugar do castigado Andrea Iannone, também continua na lista para competir em MotoGP em 2021 apesar de há bem pouco tempo o britânico ser dado como fora de competição.


Lista de pilotos 2021 de Moto2


Nas Moto2, a lista de “rookies” é bem maior. Nada menos do que oito pilotos farão a sua estreia em 2021 na categoria intermédia do Mundial de Velocidade.

Alguns nomes bem conhecidos saltam de imediato à vista: Cameron Beaubier, várias vezes campeão americano nas diversas categorias de Superbike e que também já competiu no mundial da categoria, dá o salto para os protótipos. Depois temos o novo campeão europeu de Moto2: Yari Montella. Albert Arenas sobe às Moto2 como novo campeão das Moto3, e será acompanhado por outros pilotos das Moto3 como Celestino Vietti, Tony Arbolino, Raul Fernandez, Ai Ogura e Barry Baltus.

Lista de pilotos 2021 de Moto3


Nas mais pequenas Moto3 teremos então cinco novos pilotos a ocuparem lugares de destaque em algumas das melhores formações desta categoria.

O campeão da Red Bull Rookies Cup, Pedro Acosta, será o novo companheiro de Jaume Masia na Red Bull KTM Ajo. Izan Guevara, campeão do mundo Moto3 Junior será outro “rookie” a ter em conta e compete com a estreante GasGas. Lorenzo Fellon, Xavier Artigas e Andi Izdhiar (desce das Moto2) serãos os novos pilotos de Moto3 a tempo inteiro, embora Artigas já tenha competido este ano e até conseguiu um pódio em Valência.

andardemoto.pt @ 24-11-2020 10:00:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP