MotoGP – Grande Prémio de Portugal confirmado na mais recente atualização do calendário 2021

A Dorna Sports acaba de divulgar um calendário atualizado para a temporada 2021 do Mundial de Velocidade. As categorias MotoGP, Moto2 e Moto3 estarão de regresso ao Autódromo Internacional do Algarve a 18 de abril.

andardemoto.pt @ 22-1-2021 14:12:27

Tal como se esperava, o calendário do Mundial de Velocidade para a temporada 2021 foi atualizado. A situação da pandemia a nível global obrigou a Dorna Sports a adiar alguns Grandes Prémios e, ao mesmo tempo, incluir outros no calendário atualizado.

A grande novidade, e que na realidade não é uma grande surpresa, é a inclusão do Grande Prémio de Portugal na lista de 19 rondas do Mundial de Velocidade em 2021. O Autódromo Internacional do Algarve irá acolher a terceira ronda do ano, no fim de semana de 16 a 18 de abril.

Este será o segundo ano consecutivo que o Grande Prémio de Portugal se realiza no circuito algarvio. Depois da estreia em 2020, e que culminou com a excelente vitória do português Miguel Oliveira, o traçado português perto de Portimão voltará assim a receber o paddock do principal campeonato de velocidade a nível mundial.

Os pilotos de MotoGP, Moto2 e Moto3 terão nova oportunidade de enfrentar a “Montanha Russa” algarvia, no que certamente será uma ronda recheada de emoção.



Falta agora saber se esta segunda visita de MotoGP ao circuito algarvio terá público nas bancadas. Em 2020, e numa decisão de última hora, o Governo impediu que os fãs portugueses pudessem assistir ao vivo ao regresso do MotoGP a Portugal e à vitória do Miguel Oliveira. Veremos se a evolução da pandemia no nosso país permitirá que em 2021 os fãs possam estar nas bancadas.

Mas ainda antes do Grande Prémio de Portugal 2021, o Mundial de Velocidade estará no Qatar. O circuito de Losail servirá de palco de abertura da temporada com o GP do Qatar, seguindo-se o Grande Prémio de Doha, no mesmo circuito.

A viagem para a Europa e as rondas europeias começam então com o GP de Portugal, e depois o paddock de MotoGP inicia a habitual viagem pela Europa. Espanha, França, Itália, regresso a Espanha para o Grande Prémio da Catalunha, Alemanha, Holanda, Finlândia (sujeito a homologação), Áustria, Espanha novamente e outra viagem a Itália para o GP da República de São Marino.



Ao contrário do ano passado, a Dorna Sports prevê que seja possível realizar as chamadas rondas asiáticas. Japão, Tailândia, Austrália e Malásia deverão voltar a organizar corridas do Mundial de Velocidade. Isto antes do paddock regressar à Europa, mais concretamente a Valência, com o circuito Ricardo Tormo a servir de festa de encerramento da temporada em meados de novembro.

Destaque ainda para o adiamento do Grande Prémio da Argentina e Grande Prémio das Américas. As dificuldades sentidas devido à pandemia, e que limitam muito as viagens neste início de 2021, obrigaram a organização que gere os destinos do Mundial de Velocidade a adiar estas duas rondas para final do ano.

Calendário atualizado do Mundial de Velocidade 2021


GP do Qatar – 28 de março
GP de Doha – 4 de abril
GP DE PORTUGAL – 18 de abril
GP de Espanha – 2 de maio
GP de França – 16 de maio
GP de Itália – 30 de maio
GP da Catalunha – 6 de junho
GP da Alemanha – 20 de junho
GP da Holanda – 27 de junho
GP da Finlândia – 11 de julho (sujeito a homologação)
GP da Áustria – 15 de julho
GP do Reino Unido – 29 de agosto
GP de Aragão – 12 de setembro
GP de São Marino – 19 de setembro
GP do Japão – 3 de outubro
GP da Tailândia – 10 de outubro
GP da Austrália – 24 de outubro
GP da Malásia – 31 de outubro
GP da Com. Valenciana – 14 de novembro

andardemoto.pt @ 22-1-2021 14:12:27


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP