MotoGP 2021 GP São Marino – Viñales o mais rápido com a Aprilia no primeiro dia em Misano

O piloto espanhol aproveitou enquanto não começou a chover para registar o melhor tempo. Maverick Viñales foi o mais rápido com a Aprilia em Misano. Miguel Oliveira e a KTM foram 6º na FP2 à chuva, mas muito longe dos mais rápidos com piso seco.

andardemoto.pt @ 17-9-2021 15:16:17

O primeiro dia de treinos livres a contar para o Grande Prémio de São Marino terminou com uma surpresa no topo da tabela de tempos. Maverick Viñales, a iniciar apenas o seu segundo GP com a Aprilia Gresini, aproveitou da melhor forma as melhores condições durante a primeira sessão de treinos livres de MotoGP para assegurar o melhor registo.

Viñales, que, recordamos, esteve precisamente no circuito Misano World Circuit Marco Simoncelli a testar com a Aprilia RS-GP antes do Grande Prémio de Aragão, e por isso chega a esta ronda com um melhor conhecimento da moto de Noale e as melhores afinações, rodou em 1m32.666s.

A sua melhor volta foi realizada momentos antes da chuva começar a cair com muita intensidade nos 10 minutos finais da FP1 de MotoGP, e por isso Viñales assegurou o melhor tempo do dia, pois na parte da tarde, na segunda sessão, a chuva continuou a fazer-se sentir no traçado de Misano e por isso ninguém conseguiu melhorar o registo da manhã.



Temos no entanto de realçar que Maverick Viñales não esteve particularmente bem na FP2. O piloto espanhol é conhecido por não se dar bem em condições de chuva, e voltou a mostrar essa dificuldade ao ser apenas 17º na FP2.

No topo da tabela de tempos combinados encontramos ainda o campeão Joan Mir (Ecstar Suzuki). O espanhol é até ao momento o 2º mais rápido em MotoGP, e mesmo com piso molhado como aconteceu na FP2, Mir foi 4º, o que realça a ideia que o espanhol está muito confortável tanto em seco como em molhado, e por isso é um dos mais fortes candidatos à vitória neste GP de São Marino.

Quem também está a revelar-se muito competitivo em seco ou molhado é o vencedor do Grande Prémio anterior. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), foi o segundo mais veloz da FP2, mas o seu tempo em seco é o que conta para a tabela de tempos combinados do primeiro dia em Misano, e por isso Bagnaia está na terceira posição que foi o seu registo na FP1.



Quanto ao Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory), este primeiro dia em que a chuva apareceu, acabou por alterar um pouco a estratégia do piloto português. A sua melhor volta em 1m34.026s deixa-o a 1,3 segundos de Viñales. Provavelmente – aguardamos as declarações do piloto para saber mais detalhes – Miguel Oliveira teria guardado para os 10 minutos finais da FP1 o ataque ao cronómetro, mas a chuva estragou essa estratégia.

De qualquer forma, o piloto português da KTM mostrou-se a bom nível na FP2. Com piso sempre molhado nessa sessão da tarde, Miguel Oliveira fechou com o 6º melhor tempo.

As previsões meteorológicas para a região de Misano apontam para que tanto no sábado como no domingo, dias de qualificação e corrida, respetivamente, a chuva seja uma presença constante no circuito. Há no entanto a possibilidade de durante a manhã de sábado, precisamente no período em que se realizará a decisiva sessão FP3 de MotoGP, não esteja a chover e por isso o asfalto do circuito esteja seco, o que permitirá a todos os pilotos atacar a passagem direta à Qualificação 2.

andardemoto.pt @ 17-9-2021 15:16:17


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP