MotoGP, 2023 - Ducati revela equipas

MotoGP e SBK juntas na cerimónia

A equipa Ducati Aruba revelou as cores para a temporada 2023 de SBK numa espetacular apresentação conjunta com a Ducati Lenovo Team de MotoGP.

andardemoto.pt @ 23-1-2023 10:54:45 - Paulo Araújo

Os belos Alpes cobertos de neve de Madonna di Campiglio em Itália foram mais uma vez o cenário para a apresentação espetacular das duas equipas que venceram tudo nos dois campeonatos mundiais de motos do ano passado.

De um lado a equipa Ducati Aruba, que dominou o Mundial de SBK com Álvaro Bautista, do outro a Ducati Lenovo Team que triunfou no MotoGP com Francesco Bagnaia.

A temporada de 2023 trará desafios emocionantes também para os companheiros de equipa dos campeões, Michael Rinaldi na Ducati Panigale V4R e Enea Bastianini com a Ducati Desmosedici GP.

Durante a apresentação das quatro motos realizada no Pala Campiglio, o público lotado de autoridades, patrocinadores e convidados também teve a surpresa de ver o número 1 exibido em ambas as motos.


De facto, os dois campeões vão correr na próxima campanha de Moto GP e SBK com o número um nas suas Ducati.

A seguir, as equipas viajam para Jerez de la Frontera, onde os primeiros testes da temporada de 2023 começam na quarta-feira, seguidos pelas sessões de Portimão marcadas para 31 de janeiro e 1 de fevereiro.

O primeiro fim de semana de corrida das SBK (precedido por mais dois dias de testes) está marcado para 24 a 26 de fevereiro no circuito de Phillip Island, na Austrália.

Stefano Cecconi (chefe da equipa Ducati Aruba)

“A conquista do título o ano passado não representa para nós um ponto de chegada, mas sim mais um estímulo para continuarmos a evoluir e aumentando o nosso profissionalismo e comprometimento.”

Claudio Domenicali (Administrador Delegado Ducati Motor Holding)

"Hoje vivemos mais um momento marcante para a Ducati. Pela primeira vez na história da Companhia, lançamos juntas as equipas oficiais de MotoGP e SBK, a Ducati Lenovo Team e Ducati Aruba.it Racing team. Retomar todos juntos é uma bela maneira de celebrar o valor e as competências da melhor equipa Ducati Corse de sempre, cujo trabalho quotidiano nos levou ao topo do mundo. Depois dos incríveis sucessos da temporada passada, o desafio de nos reafirmarmos fascina-nos. A Ducati é uma marca que se distingue pelo estilo, desempenho e tecnologia, onde a paixão pelas corridas é um elemento central."

Luigi Dall'Igna (Diretor Geral da Ducati Corse)

“2022 foi um ano incrível para nós. Álvaro e a equipa Ducati conquistaram tudo o que poderia ser conquistado no Campeonato Mundial de Superbike trazendo de volta a Bolonha os títulos mundiais de fabricantes, pilotos e equipas que faltavam há tantos anos. Esses sucessos representam uma fonte de motivação para nós este ano. O objetivo não é apenas tentar repetir-nos, mas também tentar superar-nos. Obviamente, não será fácil. O nível do Campeonato Mundial baseado em produção aumenta temporada a temporada, como os incríveis duelos e batalhas acaloradas do ano passado demonstraram e 2023 não será menos!”


Álvaro Bautista (Ducati Aruba #19)

"Temos um novo desafio pela frente. Depois de uma temporada fantástica em que vencemos com a Ducati tanto na Superbike quanto na MotoGP, 2023 será inevitavelmente um ano difícil. Correr com o número 1 significa que nosso objetivo só pode ser um: vencer. Teremos muita pressão mas ao mesmo tempo teremos que manter a calma, tentar trabalhar com muita concentração mas também com serenidade. Teremos uma moto nova (...) portanto o trabalho que poderemos fazer antes da primeira corrida é crucial: temos que acertar todos os detalhes que nos permitirão obter o melhor desempenho".

Michael Rinaldi (Ducati Aruba #21)

"Começo esta nova aventura com muito entusiasmo. (...) Sempre progredimos nos últimos dois anos, conseguindo melhorar os nossos resultados. Como equipa conquistámos os três títulos na última temporada e isso significa que o pacote é muito forte . Durante o inverno, analisámos os pontos em que temos que focar para melhorar e estarmos competitivos na corrida pelo título. Trabalhei muito nas últimas semanas e continuarei com muita dedicação como sempre!”


andardemoto.pt @ 23-1-2023 10:54:45 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP