MotoGP, 2023, GP Índia - Bezzecchi estreia à frente

4 marcas no Top 10

Marco Bezzecchi liderou a longa sessão de treinos de abertura para o primeiro encontro de MotoGP na Índia, seguido de Marc Márquez e Brad Binder.

andardemoto.pt @ 22-9-2023 09:55:39 - Paulo Araújo

Incrivelmente, o colega de equipa de Oliveira, Raul Fernández, foi 4º, enquanto a Yamaha sofreu uma sessão de pesadelo com dois problemas técnicos para Fabio Quartararo. O próprio Oliveira foi apenas 17º na sessão alargada para 70 minutos, ficando a 1,429 segundos do tempo de Bezzecchi.

Muitos pilotos foram apanhados na travagem para o gancho da Curva 1 e foram para a gravilha, com Takaaki Nakagami a cair mesmo na travagem e fazer a sua Honda LCR dar um salto mortal.

O líder do campeonato, Francesco Bagnaia, foi apenas 15º classificado, mas no final ainda usou pneus usados.

A velocidade máxima mais elevada, na pista com 1,1 Km de reta da meta, foi de 351,2 km/h por Jorge Martin. Não houve qualquer teste de MotoGP antes do evento, o que significa que todos começaram com uma verdadeira folha de papel em branco.

Os pilotos têm estado a usar jogos de vídeo para tentar aprender a pista de 13 curvas, que apresenta várias retas consideráveis.


Foram expressas preocupações com a segurança devido à proximidade de muros e barreiras ao longo da pista nas Curvas 2, 3 e 4, enquanto alguns membros do paddock - incluindo Marc Márquez - tiveram os seus voos atrasados devido a questões de vistos.

Este fim de semana faltam Enea Bastianini da Ducati - que fraturou a mão e o tornozelo durante um acidente com vários pilotos na Catalunha, momentos antes do companheiro de equipa Bagnaia ter sido atropelado na sequência de uma colisão - e Alex Rins da Honda LCR, que ainda está a recuperar das fraturas na perna sofridas em Mugello em maio.



O piloto de testes da HRC, Stefan Bradl, está a substituir Rins e foi último, e o piloto de testes da Ducati, Michele Pirro, no lugar de Bastianini, foi 20º.

A Michelin está a oferecer uma maior escolha de pneus para este fim de semana, quatro dianteiros e três traseiros, num momento em que o MotoGP enfrenta o seu primeiro novo evento sem qualquer teste prévio em mais de uma década.

Para ajudar na adaptação à nova pista, as duas sessões de treinos de sexta-feira foram alargadas para 70 minutos cada.


andardemoto.pt @ 22-9-2023 09:55:39 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP