Moto2 2024, GP Américas - Pole de Canet em Moto2

Alonso em Moto3, novos recordes

Muitos pilotos quebraram o recorde de volta de todos os tempos no Grande Prémio das Américas, quer em Moto2 quer em Moto3, usando os pneus macios do novo fornecedor exclusivo Pirelli.

andardemoto.pt @ 14-4-2024 11:58:57 - Paulo Araújo

Depois de ter conquistado a pole no GP do Qatar, Aron Canet (Fantic Racing/Kalex) conquistou a sua segunda pole position da época de Moto2 no Circuito das Américas, enquanto David Alonso (Valresa CFMOTO) dominou tanto na sexta-feira como no sábado, conquistando a sua primeira pole position em Moto3.

Foi uma estreia positiva para a Pirelli no circuito texano, com os pilotos de ambas as categorias a serem extremamente rápidos logo nas sessões de treinos de sexta-feira, estabelecendo novos recordes de voltas de sempre. Todos os pneus tiveram um bom desempenho, especialmente os compostos mais macios que foram os mais populares em ambas as categorias.

Muitos pilotos bateram o recorde de volta de todos os tempos em ambas as classes, como salienta Girorgio Barber da Pirelli:

"Ambas as classes foram extremamente rápidas logo de início, apesar de a pista ter tido pouca aderência na sexta-feira - uma condição que depois melhorou gradualmente à medida que foi ganhando borracha, permitindo que os tempos da manhã baixassem progressivamente até que os recordes de todos os tempos fossem batidos tanto na Moto2 como na Moto3. Para além do facto de os novos recordes de volta serem significativamente mais rápidos do que os anteriores, é também digno de nota que não foi um número reduzido de pilotos que baixaram o recorde, mas sim muitos deles - em Moto2 uns incríveis 23 em 29!”


Já no TL1 na sexta-feira, três pilotos bateram o recorde de volta de todos os tempos estabelecido por Cameron Beaubier em 2022 com um tempo de 2:08.751. O mais rápido foi Fermínn Aldeguer (Beta Tools Boscoscuro) em 2:08,359s, que depois melhorou ainda mais no TL2 com um tempo de 2:07,543s, utilizando pneus novos com o composto SC1 (macio) na frente e SC0 (macio) atrás.

Em Moto2, Aron Canet (Fantic Racing/Kalex) regressou à pole graças a um tempo de 2:07,631s obtido na última volta das seis que efectuou com SC2 à frente e SC0 atrás. O espanhol não conseguiu melhorar o registo da volta de Aldeguer no TL2 devido ao vento. Atrás dele, Aldeguer (com SC1 dianteiro) e Sergio Garcia (acima, MT Helmets - MSI/Boscoscuro) completam a primeira fila.

Na Q1, Celestino Vietti (Red Bull KTM Ajo/Kalex) foi o piloto mais rápido com um tempo de 2:07.797. Também conseguiram passar diretamente para a Q2 Jaume Masia (Pertamina Mandalika GAS UP Tea/Kalex), Albert Arenas (QJMOTOR Gresini Moto2/Kalex) e Diogo Moreira (Italtrans Racing Team/Kalex), todos com o SC0 macio na traseira, enquanto na frente Vietti e Masia usaram o SC2 e Arenas e Moreira o SC1.

Moto3

Nas Moto3, houve também alguns pilotos extremamente rápidos, com cinco no TL2 a baixarem o recorde da pista que Aron Canet detinha desde 2017 com um tempo de 2:14,644s. David Alonso (CFMOTO Valresa Aspar) foi o mais rápido em todas as sessões e na última fez o seu melhor tempo absoluto em 2:14,153s com pneus de composto SC1 (macio) à frente e atrás.


andardemoto.pt @ 14-4-2024 11:58:57 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: MotoGP