Energica EGO - Uma nova marca italiana chega a Portugal

Uma das mais rápidas e potentes motos do mercado é eléctrica. Acelera de zero a cem quilómetros por hora em três segundos, e atinge os 240 km/h. Foi apresentada ontem em Lisboa.

andardemoto.pt @ 18-9-2015 18:54:54

A Energica EGO é a primeira moto de competição eléctrica italiana. Construída em Modena, está dotada de um motor síncrono refrigerado a óleo que debita 195 Nm de binário e produz 136cv (100Kw) de potência, oferecendo prestações superiores a uma Supersport de 600cc. 

Disponibiliza de série quatro modos de condução:  STANDARD, ECO, RAIN, SPORT1 e ainda marcha-atrás para ajudar nas manobras, e quatro modos de regeneração de energia: LOW, MEDIUM, HIGH e OFF. Como influem na condução, sob o efeito de travão motor, fica ao critério do condutor qual o que melhor se adapta ao seu estilo ou tipo de condução.


Galeria de Imagens:

O foco do desenvolvimento também recaiu nas prestações dinâmicas. Por isso o quadro é fabricado em treliça de tubos de aço, com soldadura TIG manual, que lhe confere uma grande resistência, e, ao mesmo tempo, flexibilidade e leveza.

A suspensão também é de luxo. A forquilha é Marzocchi com 43 mm de diâmetro, completamente ajustável, e o amortecedor traseiro é fabricado pela Bitubo e regulável em expansão e pré-carga.

A travagem é um mimo, integralmente Brembo, na dianteira com duplo disco de travão de 330mm de diâmetro e maxilas de quatro pistões com aplicação radial, e na traseira um disco simples de 240mm e maxila de dois pistões. As bombas são também radiais.

O ABS é o de última geração da Bosch, que impede que a roda traseira descole do solo, e pode ser desligado. E os pneus são Pirelli Diablo Rosso II, 120/70 -17 na frente e 189/55 -17 na traseira.


Em termos de autonomia, a Energica EGO está equipada com baterias de polímero de iões de lítio de alta densidade com capacidade para 11,7 KWh, capazes de teoricamente garantirem distâncias que podem variar entre os 100km, a uma velocidade de 100km/h e os 190km, a 60Km/h.

Estas baterias, com uma longevidade de 1.200 ciclos de carga, podem ser alimentadas pelo carregador interno, a partir de uma tomada de 220V, que demora 3,5 horas a fazer uma carga completa. Mas em opcional está disponível o modo de carga rápida DC, que permite carregar a bateria até aos 85%, em cerca de meia hora. 

Ainda pode ver um vídeo:


O valor base desta maravilha tecnológica é de 30.750€, mas para conseguir o aspecto e as prestações ainda mais “racing”, vai ter que desembolsar mais 7.395€ para comprar o “Special Kit” que inclui as jantes OZ em alumínio, um assento especial, uma série de componentes em fibra de carbono (guarda-lamas, proteção de corrente, tampas laterais, etc.) e o mapa de motor desportivo que obviamente necessita do também incluído modo de carga rápida DC.

Pode saber mais sobre a Energica EGO, no site do importador para Portugal: a Loja Zevtech

andardemoto.pt @ 18-9-2015 18:54:54


Clique aqui para ver mais sobre: Reportagens