Teste BMW CE-04 - Realidade Alterada

A BMW trouxe o futuro para o presente. Apoiada na experiência acumulada do seu departamento automóvel, a marca bávara desenvolveu uma solução de mobilidade que está na vanguarda da evolução do motociclismo.

andardemoto.pt @ 27-9-2022 10:23:22 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: Luis Duarte

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BMW CE 04 | Scooter | Urban Mobility

À primeira vista, a BMW CE-04 estranha-se, mas depois entranha-se. É nova, tem um ar fresco que rompe com o convencional e as suas linhas, que não escondem a dureza industrial do traço germânico, causam um impacto visual difícil de passar despercebido.

O motor compacto e a bateria plana e bastante condensada permitiram à equipa de Edgar Heinrich, o chefe de design da BMW Motorrad, criar uma scooter completamente inovadora, tanto em termos de aspecto como em termos tecnológicos. Um verdadeiro ensaio de engenharia que redefine o paradigma da mobilidade urbana.

A geometria da ciclística, completamente redesenhada graças à concatenação racional dos componentes típicos de um veículo elétrico, permitiram aumentar a funcionalidade e, mais importante ainda, o prazer de condução.

De fácil acesso, graças à baixa altura do assento, a CE-04 oferece uma postura confortável e espaço suficiente, mesmo com passageiro. A suspensão tem uma afinação confortável, com um curso de 110 mm na roda da frente, proporcionado por uma forquilha hidráulica com jarras de 35 mm de diâmetro e um curso de 92 mm na roda traseira, graças a um mono-amortecedor com regulação infinita da pré-carga, disposto na horizontal e ancorado num sólido mono-braço.

Manobrar é incrivelmente fácil. Da resposta direta mas controlada do acelerador, em que nem sequer falta marcha-atrás, ao bom equilíbrio proporcionado pelo centro de gravidade extremamente baixo, os seus 231 Kg de peso em ordem de marcha e os 1675 mm de distância entre eixos não se fazem sentir a baixa velocidade e, por outro lado, contribuem para uma grande estabilidade a velocidades mais elevadas.

Não que a CE-04 seja uma scooter desportiva, mas a sua capacidade de atingir os 50 km/h em apenas 2,6 segundos e uma velocidade máxima a rondar os 120 km/h alcançada em pouco mais de 10 segundos tornam-na numa excelente companheira que nos leva rapidamente a qualquer lugar. 

Obviamente que a CE-04 não é uma aventureira, nem uma tourer, com uma autonomia holocáustica, mas sendo um veículo urbano que tem capacidade para facilmente e sem grandes privações, cumprir mais de 100 quilómetros entre cada carga, essa questão não é propriamente stressante.

Mais ainda quando a bateria de iões de lítio pode ser recarregada numa convencional tomada de 220V, ou num carregador público. 


Com recurso ao carregador rápido de 6,9 kW (30A), fornecido como opcional, uma carga completa demora apenas cerca de hora e meia, ou apenas 45 minutos para recuperar dos 20 para os 80%. E mesmo com o carregador fornecido de série (2,3 kW - 10A), pode carregar-se uma bateria de 0 a 100% em menos de 4 horas e meia.

O motor elétrico, refrigerado por líquido através de um convencional radiador colocado na frente, debita uma potência máxima de 42 cavalos (31 kW) com um binário de 60 Nm disponível entre as 0 e as 4900 rpm, conferindo ao conjunto uma grande rapidez de resposta, fundamental para enfrentar o trânsito, mesmo quando é necessário transportar passageiro.

O seu caráter pode ser moldado eletronicamente através de 3 modos de condução “ECO”, “Rain” e “Road” e os mais “racers” podem ainda fazer um “upgrade” com o modo “Dynamic” que pode ser adquirido em separado e que, apesar de diminuir a autonomia, torna as retomas e os arranques muito mais interessantes.

O pacote eletrónico também conta, de série, com controlo de tração e, em opcional, a BMW disponibiliza o DTC (Dynamic Traction Control) e o ABS Pro que incluem assistência em curva, sendo de destacar o facto de os comandos serem acessíveis e o interface de utilizador ser simples e bastante lógico, sobretudo pelo recurso à roda multicontroladora que simplifica a navegação entre os diversos menus e respectivas configurações..

O impressionante painel de instrumentos a cores, em TFT, com 10.25” de diagonal e uma resolução de alta definição com 1920 x 720 pixels, é extremamente legível, tem opção de ecrã repartido e integra navegação GPS e conectividade com o Smartphone, através da BMW Motorrad Connected App.

A qualidade de construção é irrepreensível, como seria de esperar da marca e da etiqueta de preço, garantindo uma experiência de condução premium, isenta de ruídos ou vibrações, permitindo desfrutar plenamente do som do vento.


A capacidade de carga e arrumação foi pensada ao pormenor. O inovador espaço de carga debaixo do assento tem acesso lateral e permite guardar um bom capacete integral. Neste espaço encontra-se também o cabo e o carregador, que não cabem em simultâneo com o capacete.

No escudo frontal, existe um compartimento dotado de tomada USB-C que permite guardar e carregar o smartphone, e que além de ser ventilado para baixar a temperatura resultante da carga, também tem fechadura elétrica, ficando automaticamente bloqueado quando se desliga a moto.

A iluminação integral em LED de alta qualidade pode ainda ser melhorada com recurso ao Headlight Pro, que faz parte do “pack Dynamic" e que proporciona uma iluminação adaptativa, que em curva mantém bem visível a berma da estrada, independentemente da inclinação.

O estacionamento é facilitado pelo travão de parqueamento que é accionado automaticamente com o descanso lateral. Para maior comodidade, a CE-04 vem equipada com o sistema sem-chave, que proporciona uma maior facilidade de utilização.

Mais importante ainda, os custos de manutenção da CE-04 são bastante reduzidos. Após o primeiro serviço, que deverá ser efetuado entre os 500 km e 1200 km, os serviços de manutenção da CE 04 ocorrem a cada 24 meses ou a cada 10000 km (consoante o que ocorrer primeiro).

Para resumir, a CE-04 é uma moto urbana exclusiva, que exige alguma ponderação sobre os requisitos necessários para poder ser desfrutada em toda a sua plenitude. Não será uma moto para grandes viagens, sendo ideal para deslocações regulares que não excedam os 80 quilómetros diários.

A sua bateria fixa adapta-se melhor a quem tiver garagem para poder fazer comodamente os carregamentos, aproveitando ainda os custos de eletricidade mais baixos proporcionados pelas tarifas nocturnas. 

Quem reunir estas condições, tem nesta scooter uma companheira fantástica e cheia de estilo para o dia-a-dia e ter a sua realidade alterada para melhor. Muito melhor. 

Para aqueles que apenas têm carta A1, a de automóvel, a BMW Motorrad disponibiliza uma versão da CE-04 equivalente a 125cc, com potência reduzida a 11 kW, ou seja 15 cv, que apresenta praticamente as mesmas características da versão normal, conforme pude comprovar aos comandos da unidade branca , com a decoração alusiva aos 50 anos da série M, que aparece nas imagens.

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BMW CE 04 | Scooter | Urban Mobility

andardemoto.pt @ 27-9-2022 10:23:22 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: Luis Duarte


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