Teste CFMoto 300CL-X - Estética vencedora, não se mexe.

Assumida como uma neo-retro de inspiração cruiser, a CFMoto 300CL-X é dedicada aos percursos pela cidade onde conseguimos explorar bem as suas boas prestações dinâmicas. 

andardemoto.pt @ 14-3-2023 08:00:00 - Texto: André Sanches | Fotos: Luis Duarte

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CFMOTO 300CL-X | Motociclos | Classic

As semelhanças entre a CFMoto 300CL-X e a 700CL-X Heritage são particularidades que nos saltam logo à vista e facilmente as confundimos se estivermos menos atentos, mas as suas diferenças são igualmente notórias. A CFMoto decidiu dar aos detentores de carta A2 a possibiliidade de desfrutarem também da sua linha Heritage, e assim nasceu a 300CL-X.

Envolvida pelos grandes prédios e labirintos de rodovias que formam as grandes urbes, a CFMoto 300CL-X mostra as suas verdadeiras capacidades de desempenho e agilidade sem passar despercebida.

Satisfaz-nos com uma posição natural e relaxada de costas direitas graças ao seu guiador ligeiramente elevado e pelo posicionamento, relativamente avançado, dos pousa-pés.


Deve-se grande parte da condução entusiasmante da CFMoto 300CL-X ao seu motor robusto, com prestações de menção ao rodar do punho direito quando simultaneamente expressa um rugido de tom grave vindo de baixo do assento e nos leva a desejar andar acima dos limites de velocidade.

A unidade motriz monocilíndrica de média/baixa cilindrada produz poucas vibrações em andamento, mas se lhe exigirmos esforço nos regimes abaixo das 3000 rpm, a resposta é-nos entregue com batidas a seco.

Bem escalonada e direta são os fatores que caracterizam a caixa de velocidades cujo accionamento é bastante preciso a par com manuseamento da leve manete de embraiagem, uma qualidade importante nos trajetos congestionados de trânsito. 

E por referir grandes aglomerados de veículos nas estradas, a agilidade da CFMoto 300CL-X, proporcionada pela curta distância entre eixos e o seu baixo peso unidos à sua silhueta estreita, leva-nos a filtrar o trânsito despreocupadamente a fim de alcançarmos o nosso destino mais rapidamente.


Em estrada aberta, onde podemos praticar velocidades mais elevadas, a estabilidade de todo o conjunto é firme e apenas não gosta das grandes desnivelações no asfalto, barafustando com um comportamento seco das suspensões e consequentemente desconfortável para os dois ocupantes.

Esta resposta das suspensões torna-se um fator importante nas estradas de curvas encadeadas ao não afundar ou bambolear em demasia nas acelerações, travagens e inclinações em curva, entregando uma confiança extrema para as enfrentarmos. É também possível ajustar a pré-carga do amortecedor traseiro se necessário, para compensar a carga transportada.

Quando apertamos com convicção a manete do travão da frente, a resposta obtida é relativamente abaixo do esperado. Por outro lado, o travão traseiro porta-se à altura.

Justificamos estes dados de travagem com a sua distribuição de peso, que tal como numa cruiser e mais inclinada para a secção traseira da CFMoto 300CL-X porque, além da travagem do eixo posterior ser bastante mais eficaz, a roda dianteira perde facilmente contacto com o chão, se realizarmos um arranque mais agressivo.


De manhã, pronta para enfrentar a desordem da cidade, sem medos, a CFMoto 300CL-X dá meia volta à cambota e a explosão dentro do cilindro faz se ouvir pelo escape. No seu assento revestido em têxtil Alcantara, no qual sentados conseguimos colocar com facilidade as botas no solo, arrancamos confortáveis seja para onde for.

À nossa frente, desprotegido de qualquer defletor aerodinâmico, apresenta-se um redondo painel de instrumentos LCD no qual podemos ver várias informações importantes. O menu, selecionável pelos botões à esquerda do LCD, torna as viagens do dia-a-dia mais fáceis e de noite, os comandos retroiluminados ajudam-nos a ver perfeitamente onde devemos pressioná-los com os polegares.  

Além de todos os seus aspectos positivos, a CFMoto 300CL-X, possui um, que nos dias que correm, é tema de conversa entre os apaixonados por motos. Aliado ao modo de condução ECO (além do modo Sport), os consumos praticados pela 300CL-X são impressionantemente baixos.


Discreta e contemporânea, a aparência da 300CL-X, em muito parecida à sua irmã mais potente (CFMoto CL-X 700), é simples com linhas suaves e acabamentos de qualidade.

A iluminação diurna, ao redor do farol de iluminação, é em LED, tal como toda a sua iluminação. Uma secção traseira e limpa, com um farolim de grandes dimensões tem, abaixo, suportados directamente pelo lado esquerdo do braço oscilante, a matrícula, os piscas e o guarda-lamas.

Em equipa que ganha, não se mexe. Neste caso, em estética vencedora, não se mexe. 

Servindo-se da base da 700 CL-X e cortando-lhe um pouco “as pernas” ao diminuir a cilindrada, largura dos pneus, distância entre eixos e altura do assento ao solo, a CFMoto criou a 300 CL-X, uma proposta jovial e cheia de energia para dar, prometendo diversão acrescida. 

Face a isto, somamos todos os seus atributos e contamos com um total muito interessante de apenas 4.680€.

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CFMOTO 300CL-X | Motociclos | Classic

andardemoto.pt @ 14-3-2023 08:00:00 - Texto: André Sanches | Fotos: Luis Duarte


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