Teste QJ Motor MTX 125 - A importância dos detalhes
Quando se juntam prestações dinâmicas e elevados níveis de equipamento a um preço extremamente competitivo, temos uma scooter irresistível que não deixa ninguém indiferente.
andardemoto.pt @ 26-11-2024 09:00:00 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: Luis Duarte
Nunca é demais esclarecer os mais desatentos que uma scooter, sobretudo uma 125cc, é um excelente investimento para quem tem que diariamente desafiar as contrariedades do tráfego urbano.
A facilidade de se desenvencilhar do trânsito e de estacionar em locais onde nenhum automóvel (e até mesmo muitas motos de alta cilindrada) pode aceder, contribuem, para, além da sanidade mental, uma substancial economia de tempo em qualquer deslocação.
E tampouco se pode menosprezar a facilidade de condução proporcionada pela transmissão automática que liberta a atenção do condutor para melhor controlar os riscos da condução urbana, com a garantia de que, mesmo numa situação de aperto, basta enrolar o punho para começar a andar. Já para não falar, no caso de quem tiver uma moto de alta cilindrada, uma grande redução nos custos de utilização e de manutenção, e de uma maior praticidade.
E se é certo que para os “motociclistas da velha guarda” uma scooter é, a bem dizer, uma “despromoção vergonhosa”, para quem precisar mesmo de uma alta mobilidade elas são uma verdadeira bênção.
Antes da invasão do mercado pelas marcas asiáticas, as scooters eram realmente básicas, pouco performantes e esteticamente desinteressantes. Gradualmente, e por força da legislação, foram recebendo sistemas de segurança, como o ABS e iluminação LED, mas pouco passava disso, sobretudo ao nível dos preços mais baixos, que contrastavam com preços bastante mais elevados de alguns modelos “premium”, algo melhor equipados e mais performantes.
Por isso, a chegada das QJ Motor vem marcar a diferença, sobretudo pela sua relação qualidade/preço. Senão veja:No caso da MTX 125, esta vem equipada com um motor monocilíndrico de refrigeração por líquido, com 4 válvulas, capaz de debitar até 15cv de potência a partir de um binário de 12 Nm registado às 8.250 rpm, assistido por um sistema micro-híbrido que atua como motor auxiliar durante o arranque, o que aumenta a sensação de potência percebida pelo condutor.
Este sistema utiliza um alternador inovador que permite inverter a sua polaridade e funcionar como motor de arranque e motor auxiliar do de combustão na fase de arranque, tornando a saída dos semáforos ainda mais vigorosa e eficaz.
O sistema permite ainda que se active a função Start & Stop que, além de reduzir o consumo de combustível, também reduz as emissões e o ruído, factor tão importante sobretudo em ambiente urbano. Em consequência a bateria também foi devidamente calculada e apresenta uma maior capacidade.
E se 15 cavalos de potência podem parecer pouco, basta circular em calçadas molhadas e cruzamentos com carris de ferro para se agradecer a existência de um sistema de controlo de tracção que garantidamente vai evitar, no mínimo, muitos sustos.
Na travagem, além dos apelativos discos em pétala, (240mm na frente e 225mm na traseira), as pinças são assistidas por um ABS de duplo canal, e na suspensão, destacam-se os amortecedores com regulação de pré-carga. Até os pneus, da marca chinesa CST, com medidas 110/80-14 (frente) e 130/70-13 (atrás), não desiludem, mostrando-se ao nível da restante ciclística.
Um painel de instrumentos TFT de 5'' a cores com conectividade a um smartphone, iluminação Full LED, monitorização da pressão dos pneus, retroiluminação dos botões de comando, tomadas USB acessíveis, manetes reguláveis, Top case de série e seis anos de garantia, são mais argumentos que melhoram sobremaneira a relação qualidade/preço desta scooter.
Na prática, a MTX 125 mostra-se ágil e bastante enérgica. Uma boa capacidade de arranque e retoma, uma suspensão firme e uma travagem bastante assertiva e doseável, proporcionam uma condução fácil e divertida.
Em termos de conforto e praticidade, a MTX 125 também foi alvo de muita atenção, por parte dos engenheiros da QJ Motor. O posto de pilotagem é amplo, com muito espaço para as pernas, mesmo para condutores de maior estatura, a proteção aerodinâmica é bastante boa, os espelhos retrovisores estão bem colocados, o assento é confortável e por debaixo dele existe espaço para um capacete tipo Jet.
Com capacidade para 8 litros de combustível e um consumo despreocupado a rondar os 2,5 litros/100 Km, consegue-se uma muito boa autonomia.
Além de vir equipada com cavalete central, esta scooter vem também equipada com um travão de estacionamento, sob a forma de uma simples tranca na manete do travão traseiro, que é extremante conveniente sobretudo para o estacionamento em zonas de relevo mais acidentado.
Graças a um peso de apenas 138kg e à altura do assento de apenas 780mm, as manobras são extremamente facilitadas. Esteticamente a QJ Motor MTX 125 não desilude, com linhas bem conseguidas e acabamentos de boa qualidade.
Já disponível nos concessionários da marca, esta pode perfeitamente ser a sua melhor solução para combater o trânsito.
andardemoto.pt @ 26-11-2024 09:00:00 - Texto: Rogério Carmo | Fotos: Luis Duarte
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