Contacto Royal Enfield Int 650 Bear - Fera do deserto
O Andar de Moto foi até a Califórnia, mais propriamente até Palm Springs, onde decorreu a apresentação internacional para a imprensa especializada da novíssima Royal Enfield Int 650 Bear. Fique a saber tudo sobre ela!
andardemoto.pt @ 19-11-2024 07:14:00 - Gustavo Branquinho
É essa mesmo a designação da já tão esperada Scrambler da Royal Enfield, uma evolução da Interceptor 650. O nome do novo modelo foi baseado na famosa prova BIG BEAR RACE, no deserto do Mojave onde, em 1960, Fast Eddie Mulder venceu, à geral, na sua classe e com apenas 16 anos de idade, aos comandos de uma Royal Enfield Fury de 500 cc.
Fast Eddie deu o mote ao lançamento do novo modelo numa noite imersiva que transportou os media presentes ao passado e aos seus grandiosos feitos motociclísticos.Foi ele mesmo que destapou a nova Bear 650 na sua revelação, que apresentava uma decoração especial alusiva à moto com que ele celebrou a sua vitória aos 16 anos.
Foi ele também que, durante uma pequena entrevista, nos falou um pouco das aventuras vividas nesse seu grande feito, sem filtros, desvendando pormenores da corrida que muito alegraram a plateia.
Seguindo em frente, a nova BEAR 650 foi sujeita a todo um trabalho apurado de tratamento estético e de performance, bem como as necessárias alterações do quadro e restante ciclística, nomeadamente na suspensão, assinada pela Showa, composta por uma forquilha invertida de função separada, com 130mm de curso e dois novos amortecedores traseiros que proporcionam um curso de 115mm.
Uma alteração bem vinda pois na Interceptor 650 notava-se um grande handicap na suspensão traseira, que agora se vê renovada. Na dianteira a escolha não desiludiu, embora em terrenos mais exigentes se tenha sentido alguma batida exagerada, apesar do aumento do curso da mesma.
O desconforto sentiu-se devido à existência de alguns regos e depressões bem pronunciadas num trilho completamente desconhecido e inesperado. Ainda assim não deixou de cumprir a sua função sem comprometer a manobrabilidade ou a sua integridade, honrando a memória da moto que a inspirou.
Em termos de ergonomia, o assento foi completamente renovado, proporcionando o necessário conforto e uma nova geometria adaptada ao desempenho. Bem vinda a aderência que o mesmo apresenta, pois na Interceptor o assento parecia por vezes uma pista de gelo, com condutor e pendura a escorregarem em cima dele em aceleração e travagem. Um novo guiador mais largo e peseiras bem posicionadas conferem uma posição de condução desafogada e uma grande liberdade de movimentos na consução em pé.
A calçar as jantes de raios, na frente e traseira, com 19 e 17 polegadas respectivamente, encontramos novos pneumáticos desenvolvidos em colaboração com o fabricante Indiano MRF com vista a proporcionarem uma boa performance num terreno menos consistente e fora de estrada, aproveitando a boa distância ao solo de quase 200mm, mas que ao mesmo tempo no asfalto e em estrada de montanha garantem uma boa e confiante aderência sem um acentuado ruído de rolamento.
A experiência aos comandos da nova unidade decorreu num misto de cenários, percorrendo gigantescas auto estradas californianas, por onde a Bear 650 se sentia como peixe na água entre os gigantes camiões e pickups americanos, até seguimos por um deserto ventoso com um gigantesco parque eólico, a caminho do parque natural de San Bernardino, passando da desértica aridez à verdejante e densa floresta onde desfrutámos de uma agradável estrada de montanha, convidativa a uma condução mais dinâmica.
Daí fomos conduzidos até um agradável percurso fora de estrada, onde se puderam viver outras experiências antes quase impensáveis aos comandos de uma Interceptor, sob o aviso de ninguém sair do trilho, nem sequer para satisfazer necessidades fisiológicas, pois as perigosas cascavéis imperavam no seu habitat. A organização reforçou esse aviso e, com a bexiga apertada, lá seguimos o sinuoso e irregular trilho onde a Bear agradavelmente desmontou novas apetências e qualidades.
De regresso à estrada, deixamos o verdejante Parque de San Bernardino e lançamos-nos à aventura num troço sinuoso de montanha, onde pudemos constatar o que antes mencionei sobre os novos pneus da MRF, que nunca deixaram de garantir que as fabulosas curvas fossem negociadas sem receio na aderência.
Foram andamentos espectaculares com vistas de cortar a respiração, sem deixar de referir que a Highway Patrol sempre nos acompanhou cortando o acesso a algumas partes do percurso para que fosse possível testarmos as máquinas de forma segura.
A BEAR 650 impressiona pela sua presença impactante, pela qualidade de acabamentos e pelo seu desempenho. Encerra um estilo nostálgico que remete para as corridas do deserto dos anos 60 e oferece uma condução extremamente prazerosa, independentemente do caminho.
Com chegada esperada a Portugal em finais de Fevereiro de 2025, a BEAR 650 vai estar disponível em 3 esquemas cromáticos: Petrol Green, Golden Shadow, e uma edição especial Two Four Nine, (249) que presta tributo ao número da moto com que Eddie Mulder se tornou famoso. Os seus preços ainda não foram definidos, mas deverão situar-se entre os 7.500 e os 8.000 euros.
andardemoto.pt @ 19-11-2024 07:14:00 - Gustavo Branquinho
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