Teste de Equipamento e Acessórios de motociclismo - TCX e NEXX - Conjunto de Verão para Homem

As botas TCX X-Ride Waterproof e o Capacete Nexx X.D1 Baja são equipamentos que se podem usar durante todo o ano, mas sobressaem no Verão pois garantem um elevado conforto sem pôr em causa a segurança.

andardemoto.pt @ 3-6-2016 11:03:51

As botas TCX X-Ride Waterproof e o Capacete Nexx X.D1 Baja são equipamentos que se podem usar durante todo o ano, mas sobressaem no Verão pois garantem um elevado conforto sem pôr em causa a segurança.

Quando o calor aperta, procuramos soluções que nos ajudem a manter confortáveis, e o equipamento de motociclismo pode ser muitas coisas, mas nunca é suficientemente fresco. Quanto muito, é menos quente.

Por isso trazemos-lhe aqui dois bons exemplos que permitem passar um verão, pelo menos, mais arejado: o capacete Nexxt X.D 1, que oferece uma ventilação extraordinária, e as botas TCX X-Ride, que por terem o cano mais curto, também favorecem o arrefecimento.

Capacete Nexx X.D1 Baja

Este é um aclamado capacete “dual-sport”, completamente português, que conquistou o mundo, e um prémio de “melhor compra” atribuído pela consagrada revista britânica Ride, e que também consegue criticas e comentários muito positivos nos sites da especialidade, como o webbikeworld.

Trata-se de um capacete integral, que tanto pode ser usado com ou sem a pála. Sem ela tem um aspecto futurista, de linhas angulosas, que lhe confere um “look” agressivo.  Mas para os fãs do “off-road”, também permite que lhe tirem a viseira, e seja usado com “goggles” à boa maneira do motocross. Para um aspecto ainda mais radical, pode ser usado sem viseira e sem pála, e completado com uns “goggles”, ou apenas com a viseira interior escamoteável.

Uma série de acessórios permitem que o seu aspecto seja impecável em qualquer configuração. 

Com uma calota X-MATRIX, construída com uma técnica multiaxial desenvolvida pela marca, e fabricada em fibra de vidro que também incorpora fibras orgânicas, fibras especiais de aramida (kevlar) e reforços estratégicos em fibra de Carbono, tem um peso muito contido e oferece uma visão panorâmica e um perfeito ajuste ao crânio que o tornam muito confortável e estável a alta velocidade.

O seu aspecto é consistente com toda a gama da Nexx, mostrando-se sólido apesar de leve, e com a pintura a fornecer um bom acabamento. As aberturas das condutas de ventilação têm um aspecto robusto e funcionam na perfeição. Os forrros estão bem acabados, são removíveis e laváveis, fabricados com tecidos CoolMax, anti-alérgicos e anti-transpiração.

O “Ergo Padding”, é um sistema composto por um conjunto de peças de enchimento, fornecidas em conjunto com o capacete, e que permite um ajuste perfeito às diferentes morfologias de crânio. 

As almofadas laterais estão dotadas de um sistema de emergência, devidamente identificado, que ao serem removidas facilitam às equipas de socorrismo a remoção do capacete.

As almofadas da fita de fecho são, tal como noutros modelos da marca, confortáveis e mantêm-se perfeitamente no seu local, contribuindo em muito para o conforto geral. O fecho recorre ao sistema de “Duplo D”.

Um dos acessórios que vem incluído no X.D1 é a entrada de ar frontal perfurada, que permite a passagem de uma grande quantidade de ar, e que garante uma ventilação acima da média, mesmo com a viseira fechada e a baixa velocidade.

Obviamente, com tanta entrada de ar, o nível de ruído sobe substancialmente, mas ainda assim, e dependendo do ecrã da moto, este é perfeitamente suportável.

O X.D1 garante um grande conforto, ajustando-se bem ao crânio, aparentando ser bastante mais leve do que realmente é. A alta velocidade, sem a pála instalada e numa moto sem carenagem, revela-se bastante estável. Com o seu formato ovalado, apresenta alguma dificuldade de colocação a quem tenha um formato de cabeça mais arredondado, mas depois de colocado o conforto é garantido. 

Os amantes das aventuras podem contar com os suportes para Câmara de Acção integrados no topo e dos lados da calota. Também está preparado para receber o X-COM, o sistema de comunicação bluetooth da NEXX, vendido em separado.

A versão aqui apresentada tem a decoração Baja, e é uma das novidades de 2016. Tem um P.V.P. médio que ronda os 400€. Saiba mais sobre o X.D1 no site oficial da marca.

Botas TCX X-Ride Waterproof

Com um estilo clássico, as X-Ride são umas botas de meio cano, indicadas para utilização diária em cidade, que oferecem um grande conforto sob diversos aspectos. Muito leves e flexíveis, contam com uma sola injectada que garante um bom apoio e muita aderência, mesmo em pisos escorregadios.

As palmilhas interiores substituíveis e anatómicas são um grande factor de conforto, sobretudo para quem necessite de as usar todos os dias e ao longo de todo o dia. Zonas frontais e traseiras acolchoadas aumentam ainda o conforto geral.

O forro é 100% impermeável, em membrana respirável, e o remate do cano é acolchoado, não causando incómodo na pele.

A microfibra em que são fabricadas garante um peso muito baixo, mesmo com os reforços em poliuretano para os tornozelos, calcanhar e zona de contacto com o selector de mudanças. A preocupação com a segurança vê-se no pormenor da inserção traseira reflectora, e o nível de acabamento é elevado, notando-se preocupação com os pormenores.

Disponíveis em tamanhos do 36 ao 48, as TCX X-Ride Waterproof têm um preço médio 160 €

Nota:

Ambos os equipamentos têm tido um uso intensivo durante os três últimos meses. Uma utilização praticamente diária e durante muitas horas por dia, e sob diversas condições meteorológicas. Até ao momento nenhum deles apresenta qualquer sinal de uso, ou desgaste acentuado.


andardemoto.pt @ 3-6-2016 11:03:51


Clique aqui para ver mais sobre: TCX - Notícias




Mais

  • 1 | 1