Teste capacete X-lite X-803 RS Ultra Carbon

Testámos o novo capacete X-lite X-803 RS Ultra Carbon. A marca italiana criou um capacete com aerodinâmica otimizada. E o resultado não podia ser melhor!

andardemoto.pt @ 24-5-2020 21:00:29 - Texto: Bruno Gomes | Fotos: Luis Duarte


Um capacete é, para além da sua segurança, talvez o elemento mais pessoal que um motociclista pode comprar. E no caso dos capacetes desportivos, como se costuma dizer, “cada cabeça, sua sentença”.

Deverá ter em conta, enquanto lê esta minha análise, que sou um utilizador convicto dos capacetes Schuberth, que privilegiam um formato mais alongado do forro, o que por vezes leva os motociclistas a sentirem-se mais apertados quando os utilizam. Agora que deixei este “aviso”, começo por analisar as características técnicas do espetacular e novíssimo X-lite X-803 RS Ultra Carbon.

A componente aerodinâmica sempre foi um dos fatores mais importantes no motociclismo de competição. Mas atualmente, tanto os fabricantes de motos como os de equipamentos para motociclistas procuram desenvolver ao máximo a aerodinâmica dos seus produtos.

É precisamente o caso do novo capacete desportivo X-lite X-803 RS Ultra Carbon. Nascido no mundo da competição como forma de oferecer aos pilotos um capacete mais estável, o novo X-803 RS Ultra Carbon passa agora a estar disponível para o comum motociclista.



Mantendo todas as características que tornaram o X-803 Ultra Carbon numa opção tão popular, a X-lite, marca do grupo Nolan, trabalhou a aerodinâmica e os spoilers que equipam o X-803 RS Ultra Carbon. Este conjunto de acessórios já pode ser visto a ser usado nas pistas através dos pilotos da marca.

A sigla RS significa “Racetrack Setup”. A configuração RS inclui novo spoiler traseiro aerodinâmico desportivo (RAS – Racetrack Aerodynamic Spoiler), testado no túnel de vento, desenvolvida por pilotos profissionais da marca. O ASD (Adjustable Stability Device) oferece uma alta eficiência aerodinâmica e estabiliza o capacete a alta velocidade.

Uma nota importante a ter em conta neste novo capacete X-lite X-803 RS Ultra Carbon é que os acessórios aerodinâmicos são removíveis, permitindo ao utilizado adaptar a o capacete às condições aerodinâmicas ideais para as diferentes condições de pilotagem.

Leia também - X-lite X-803 RS Ultra Carbon: Das pistas para a estrada


Em termos de design, o X-803 RS Ultra Carbon diferencia-se do convencional X-803 Ultra Carbon pelo formato do queixo.

Está mais alongado, o que oferece ao utilizador mais espaço e máximo conforto estático e dinâmico. Isto sem perder o design compacto da calota exterior, disponível em três tamanhos sendo fabricada integralmente em fibra de carbono, e sem retirar ao forro interior as características que tornam este capacete desportivo tão interessante.

Por exemplo, o forro interior, desenhado através da tecnologia Carbon Fitting Racing Experience, conta com sistema de ajuste das almofadas ou LPC (Liner Positioning Control). O utilizador pode assim adaptar a posição das mesmas de acordo com a morfologia da sua própria cabeça, garantindo assim que o X-803 RS Ultra Carbon fica fixo e é confortável.

O tecido do forro interno é fabricado com fibras de carbono. Este tecido, para além de ser suave ao toque com a pele do rosto, garante que a humidade da transpiração é removida mais rapidamente e assim a X-lite consegue que este capacete ofereça um controlo otimizado da temperatura interna.




E por falar em ventilação interna, o X-lite X-803 RS Ultra Carbon integra o sistema de ventilação RAF (Racing Air Flow), com o ar a entrar através de três entradas frontais – uma no queixo e duas superiores – sendo que o ar quente sai do interior através de extratores laterais e traseiros. O forro é removível facilmente em caso de emergência, através do NERS – Nolan Emergency Release System.

Agora que passámos a parte mais técnica sobre este capacete italiano, vou então dar-lhe as primeiras sensações de utilização. A primeira sensação com que fiquei assim que o tive nas minhas mãos é que o X-803 RS Ultra Carbon é de facto muito leve!

Mesmo com os novos acessórios “Racetrack Setup” instalados, o peso desta capacete integral desportivo não passa das 1350 gramas. Na cabeça, e depois de algumas horas em condução, isso faz-se sentir em menos dores no pescoço e na nossa saúde.



A qualidade de construção está acima de qualquer suspeita.

Os capacetes X-lite são fabricados à mão, em particular os modelos Ultra Carbon, e a malha da fibra de carbono, coberta pelo verniz que não só protege o carbono contra impactos ou riscos menores, mas também contra os raios UV, não apresenta nenhuma falha na sua colocação, e mesmo nas zonas onde as arestas são mais pronunciadas a malha da fibra mantém uma consistência fantástica, o que denota um cuidado superior na sua colocação.

O forro interior permite alguns ajustes, mas confesso que nem precisei de usar este sistema pois o X-803 RS Ultra Carbon assentou “como uma luva” na minha cabeça. Ajustou-se perfeitamente ao contorno do meu crânio, as almofadas laterais aconchegam suavemente as bochechas, e todo o interior sente-se suave ao toque.

Apesar da ventilação testada nas mais rigorosas condições, e apesar da ventilação frontal ser muito boa, a verdade é que o interior, particularmente a zona superior e traseira, aquece bastante. Felizmente o forro com filamentos de carbono parece, pelo menos enquanto o capacete é novo, capaz de dissipar rapidamente a humidade acumulada durante a utilização.



Gostei bastante da facilidade com que os diversos elementos para abertura / fecho da ventilação podem ser usados, mesmo com luvas. Estão bem posicionados, ficam abertos mesmo a velocidades mais elevadas. O mesmo não posso dizer do sistema de fecho da fivela duplo D. O botão de pressão escolhido para prender a fivela é pequeno, e mesmo sem luvas calçadas não consigo pressionar o botão para a fivela ficar presa. Com luvas esta é uma missão impossível.

De regresso ao interior, destaco o excelente campo visual garantido pela viseira antirriscos. Mesmo quando me baixo para ficar mais protegido do vento, consigo sempre visualizar a estrada à minha frente, sem ser perturbado pelo limite superior da viseira.

Nesta versão mais escura (incluída na caixa em conjunto com a viseira transparente) permite que eu não tenha de usar óculos escuros, e mesmo não tendo o “Pinlock” (incluído na caixa) instalado, a viseira não embacia facilmente.

Precisei de algumas utilizações até me habituar à saliência de abertura da viseira, pois está posicionada mais à frente do que estou habituado. Mais concretamente está posicionada diretamente acima da abertura para ventilação frontal.




E como se porta este X-lite X-803 RS Ultra Carbon em termos de estabilidade?

Posso dizer que neste campo a X-lite tem no X-803 RS Ultra Carbon um capacete extremamente eficaz! Seja em motos com menos carenagens (por exemplo na Triumph Speed Triple RS que testei), seja em motos com mais carenagens, como a minha Aprilia RSV4 1100 Factory, o X-803 RS Ultra Carbon mostrou-se estável em todos os momentos, evitou que tivesse de me esforçar mais para manter a cabeça direita, o que se traduz em menor cansaço e mais energia para me concentrar na condução. Sem dúvida parece-me que o “spoiler” traseira faz efeito.

Quero aproveitar uma última nota para destacar ainda o bom espaço interior, em particular na zona frontal. A X-lite redesenhou bastante a queixeira do X-803 RS Ultra Carbon quando comparado com o já conhecido X-803.

Temos mais espaço para o queixo, e mesmo quando o capacete sofre enormes forças devido ao vento a alta velocidade, o capacete não só não sobe, como também não toca no queixo.


Capacete X-lite X-803 RS Ultra Carbon

Preço - 599,95€
Informações - Golden Bat / geral@goldenbat.pt 

andardemoto.pt @ 24-5-2020 21:00:29 - Texto: Bruno Gomes | Fotos: Luis Duarte

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias de Equipamentos e Acessórios para Motos