MotoGP – Viñales destronou Marquez do topo no Circuito das Américas!

De forma surpreendente Maverick Viñales deu à Monster Energy Yamaha motivos para sorrir, ao ser o mais rápido do primeiro dia do GP das Américas. Marc Marquez ficou em segundo, tendo Valentino Rossi na segunda Yamaha de fábrica logo atrás.

andardemoto.pt @ 12-4-2019 22:51:08

Surpreendente! É assim que podemos definir a prestação do espanhol Maverick Viñales aos comandos da Yamaha M1 da equipa Monster Energy Yamaha, pois conseguiu um feito que muitos consideram praticamente impossível: destronar Marc Marquez do topo da tabela de tempos no Circuito das Américas.

Com a previsão de chuva para o segundo dia do GP das Américas, os pilotos da categoria rainha do motociclismo de velocidade deram o melhor de si nas duas sessões de treinos livres desta sexta feira.

Se na primeira sessão Marquez e a Repsol Honda já estavam no topo, com o campeão a confirmar todo o favoritismo que lhe é atribuído neste circuito, na sessão da tarde Viñales fez melhor do que Marquez, com o piloto da Yamaha #12 a aproveitar os últimos segundos da sessão para registar a melhor volta do dia em 2m03.875s. Uma volta quase perfeita para Maverick Viñales.


Mas a realidade é que Marc Marquez não está muito distante do rival da Yamaha. O campeão em título, a usar uma RC213V já com o famoso spoiler inferior no braço oscilante, peça que a Honda afirma ser para reforço do braço oscilante e sem efeitos aerodinâmicos, parecia ter a situação controlada durante a FP2, mas acabou surpreendido por Viñales, com a diferença entre os dois a cifrar-se em apenas 0.044s!

O terceiro melhor tempo do dia acabou por ficar nas mãos de outra Yamaha de fábrica, neste caso a moto de Valentino Rossi. O veterano italiano esteve em bom plano ao longo da FP2, e depois de alguns minutos afastado dos lugares de topo da tabela, Rossi aumentou o ritmo e rapidamente chegou ao topo dos tempos.

Miguel Oliveira teve um dia complicado, terminando a cerca de 2.4 segundos de diferença para Maverick Viñales. Saiba mais sobre o dia do piloto português da Red Bull KTM Tech3 aqui.

Amanhã realizam-se mais sessões de treinos livres e as qualificações. Aqui pode ficar a saber todos os horários do Grande Prémio das Américas, e fique atento ao seu Andar de Moto para saber todos os resultados.

andardemoto.pt @ 12-4-2019 22:51:08