Honda celebra 60 anos de Grandes Prémios em Assen este fim de semana

O maior fabricante mundial de motos atinge este ano os 60 anos de participações em provas de Grandes Prémios. A cerimónia de celebração deste aniversário acontece já este fim de semana durante o Grande Prémio da Holanda em Assen.

andardemoto.pt @ 28-6-2019 12:44:10

Soichiro Honda sonhou em 1954 tornar a marca Honda como a maior marca de motos do Mundo, e esse sonho, para além dos modelos de estrada acessíveis ao comum motociclista, incluia também a participação nas provas de Grande Prémio onde os melhores pilotos utilizavam as motos de corrida dos diferentes fabricantes.

Para Soichiro Honda a competição era a demonstração do poderio da marca por si fundada, e a 3 de junho de 1959 o seu objetivo foi cumprido quando a Honda se tornou no primeiro fabricante japonês a competir na Ilha de Man. Nessa prova os pilotos japoneses Junzo Suzuki, Naomi Taniguchi, Giichi Suzuki, e Teisuke Tanaka pilotaram as suas RC142 na classe de 125 cc.

De referir que na época a prova da Ilha de Man era então a prova rainha do motociclismo mundial, e estava incluída no Campeonato Mundial de Provas de Estrada (WGP) organizado pela Federação Internacional de Motociclismo.


Dois anos mais tarde Kunimitsu Takahashi tornou-se no primeiro piloto japonês a vencer uma corrida de Grande Prémio. Desde então a Honda transformou-se na maior potência do motociclismo de competição dentro do Mundial de Velocidade, e a atestar essa força temos o facto da Honda ter já somado mais de 300 vitórias na categoria rainha – leia aqui toda a história das 300 vitórias Honda.

60 anos após a sua primeira corrida no WGP, a Honda inicia este fim de semana durante o Grande Prémio da Holanda em Assen um conjunto de cerimónias e eventos que visam celebrar todo o histórial da marca nipónica dentro desta competição.

Em Assen, Jorge Viegas (Presidente da FIM), Carmelo Ezpeleta (CEO da Dorna), Kunimitsu Takahashi (primeiro japonês a vencer um GP), e ainda os antigos pilotos e campeões Freddie Spencer e Mick Doohan, juntam-se ao atual campeão de MotoGP Marc Marquez (Repsol Honda) e ainda ao Diretor de Operações da Honda Racing Corporation, Tetsuhiro Kuwata, numa cerimónia em que todos irão ter a oportunidade de falar sobre a Honda e a sua ligação à competição.


Mas a Honda não se fica por aqui nestas celebrações!

Para além de outros eventos de comemoração que irão acontecer nas 8 Horas de Suzuka, ou no Grande Prémio do Japão, sem esquecer as demonstrações WGP 60 Anos no famoso Festival of Speed em Goodwood, as motos Honda nas mais variadas disciplinas do motociclismo de competição a nível mundial irão contar com logótipos especiais “WGP 60”. Já em Assen, na categoria Moto3, a equipa Honda Team Asia irá utilizar uma decoração especial réplica da RC143 que deu à Honda a primeira vitória WGP em 1961.

Também durante o GP da Holanda – cujos horários completos pode ver aqui – a Honda vai brindar os espectadores com duas exibições verdadeiramente especiais: Kunimitsu Takahashi irá pilotar uma réplica da RC142 (modelo que participou na Ilha de Man em 1959), enquanto Mick Doohan vai pilotar a demoníaca NSR500.

Desde o seu início, a Honda sempre se empenhou ao máximo para chegar ao topo no desporto motorizado. Em 1954, procurando concretizar o sonho de se tornar o melhor do mundo, o fundador da empresa, Soichiro Honda, anunciou a entrada da empresa na prova de TT da Ilha de Man incluída no Campeonato Mundial de Provas de Estrada (WGP) organizado pela FIM, a prova rainha da época...

andardemoto.pt @ 28-6-2019 12:44:10

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto