MotoGP Áustria – Melhor qualificação de sempre para Miguel Oliveira!

Piloto português vai arrancar de 13º para a corrida de MotoGP do Grande Prémio da Áustria.  Miguel Oliveira ficou a apenas duas décimas de assegurar a passagem à Qualificação 2, onde Marc Marquez voltou a mostrar que é o mais forte e assegurou a sua 7ª “’pole” do ano, tornado-se o piloto com mais “pole positions” de sempre na categoria rainha.

andardemoto.pt @ 10-8-2019 14:24:35

Depois das sessões de treinos livres de sexta feira, onde conseguiu o sétimo tempo na tabela de tempos combinados, Miguel Oliveira tinha como missão principal garantir o acesso direto à Qualificação 2 de MotoGP na sessão de treinos livres 3.

Aos comandos de uma KTM RC16 que agora é igual às motos da equipa de fábrica, o português ficou mesmo muito perto dessa qualificação direta para a Q2, mas infelizmente o 11º tempo nos tempos combinados das três sessões livres obrigou-o a passar pela Qualificação 1.

Nessa primeira qualificação, e depois de um ritmo consistente que demonstrou na quarta sessão de treinos livres, o “rookie” da Red Bull KTM Tech3 voltou a aumentar o ritmo, melhorou os seus registos, e passou para a liderança da Q1 após uma grande volta ao Red Bull Ring.

No circuito “casa” da KTM, Miguel Oliveira continuou a puxar pela sua KTM RC16 mesmo até ao final, mas nos segundos finais da Q1 acabou por ver o seu tempo ultrapassado, primeiro, por Cal Crutchlow (LCR Honda), que foi então o mais rápido dessa primeira qualificação, e depois viu-se relegado para fora da Q2 quando o italiano Francesco Bagnaia (Pramac Ducati) também fez uma volta muito rápida ao circuito austríaco.


As duas décimas que ficaram a separar o Miguel Oliveira do segundo lugar na Q1, e que lhe permitiria passar então à Q2, revelam como esta qualificação foi muito apertada, com pequenas diferenças a separarem os mais rápidos. De referir que a diferença de Miguel Oliveira para Crutchlow cifrou-se em três décimas.

Ainda assim, e apesar da desilusão de não podermos ver Miguel Oliveira a passar à Qualificação 2 pela primeira vez neste seu ano de estreia em MotoGP, esta qualificação para o Grande Prémio da Áustria não deixa de ser a melhor de sempre do “rookie” da KTM desde que chegou ao MotoGP!

Com o terceiro melhor registo da Q1, Miguel Oliveira vai então arrancar para a corrida de MotoGP no Red Bull Ring da 13ª posição da grelha. E sabendo nós como o português é consistente em situação de corrida, não nos surpreenderíamos se o Falcão conseguisse terminar dentro dos dez primeiros.


Quanto à luta pela “pole position”, a Qualificação 2 foi dominada pelo espanhol Marc Marquez. O piloto da Repsol Honda teve Maverick Viñales (Monster Energy Yamaha) e Andrea Dovizoso (Mission Winnow Ducati) como os seus principais adversários nas sessões livres, mas na Qualificação 2 o campão em título voltou a mostrar que este ano está num nível acima dos demais.

Marquez assegurou a sua sétima “pole position” do ano, terceira consecutiva no circuito Red Bull Ring, circuito onde ainda não venceu em MotoGP, e ultrapassa Mick Doohan como o piloto com mais “pole positions” conquistadas na categoria rainha do Mundial de Velocidade: 59 para Marquez, 58 para Doohan.

Do segundo lugar da grelha de partida vai arrancar o “rookie” francês da Petronas Yamaha SRT, Fabio Quartararo. O mais jovem piloto de sempre a conseguir uma “pole” em MotoGP – aconteceu no GP de Espanha em Jerez de La Frontera -, parecia não ter andamento para discutir uma posição na primeira fila, mas uma última volta fantástica, que o próprio Quartararo assumiu que foi mesmo nos limites, permitiu ao francês arrancar este domingo de segundo.

A fechar a primeira fila da grelha de partida temos Andrea Dovizioso. O piloto da Ducati, que contará com a potência e velocidade da Desmosedici GP19 para ter alguma vantagem sobre os rivais, principalmente Marc Marquez, esteve muito mais ativo nesta Qualificação 2. Ainda assim, o italiano não foi capaz de chegar ao tempo do espanhol, e viu-se também batido por Quartararo, não tendo depois tempo disponível para tentar responder ao piloto da Petronas Yamaha SRT.

A corrida de MotoGP do Grande Prémio da Áustria terá início às 13 horas de amanhã, domingo 11 de agosto. Fique atento ao seu Andar de Moto para ficar a saber todos os resultados da categoria rainha e do Miguel Oliveira!

andardemoto.pt @ 10-8-2019 14:24:35