Husqvarna atinge a marca de 100 títulos mundiais

Não há muitas marcas que se possam vangloriar de conquistar 100 títulos mundiais. Mas a Husqvarna, com a conquista do título no Mundial Junior de Motocross 125 cc, alcançou a marca da centena de títulos mundiais.

andardemoto.pt @ 3-9-2019 09:00:00

Cinquenta e nove anos depois do primeiro título mundial, a Husqvarna conseguiu atingir a gloriosa marca de 100 vitórias em campeonatos mundiais. A primeira conquista aconteceu em 1960 pelas mãos do sueco Bill Nilsson no Mundial de Motocross 500 cc, e com o título no Mundial Junior Motocross 125 cc, o italiano Mattia Guadagnini ofereceu à Husqvarna o 100º título mundial.

Mas as vitórias nas pistas, e principalmente no motocross, são apenas o reflexo do trabalho que a Husqvarna tem feito no desenvolvimento de produtos para os motociclistas comuns. Essa paixão acaba por se transferir para o mundo da competição, e os resultados estão assim à vista.

Se o motocross é a força que deu à Husqvarna os primeiros títulos, a verdade é que esta marca, propriedade do grupo KTM AG, tem sabido movimentar-se noutras disciplinas.

Por exemplo, no Enduro, em 1990 o piloto checo Otakar Kotraba ofereceu o primeiro título mundial na “floresta” à Husqvarna quando conquistou o Mundial de Enduro em 400 cc. Grandes nomes do Enduro continuaram esse sucesso.


A expansão do programa desportivo da Husqvarna continuou para o Super Enduro, onde o americano Colton Haaker somou três títulos. O chileno Pablo Quintanilla conquistou o primeiro campeonato Ralis Cross-Country, aos comandos de uma “Husky”. E em 2018 o americano Jason Anderson venceu o título no AMA Supercross pilotando uma Husqvarna FC 450.

Ao longo dos cinquenta e nove anos desde o primeiro título mundial, a Husqvarna festejou os 100 títulos – 58 de pilotos e 42 de marcas, em seis disciplinas diferentes.

E se a paixão pelos produtos criados para os motociclistas comuns ajuda na hora de obter resultados em competição, essa mesma competição tem ajudado a Husqvarna a atingir recordes de vendas!

Desde 2014 que a marca revela vendas anuais recorde, reforçando a presença nos modelos de motocross e enduro, mas expandindo para novos segmentos para estrada.

andardemoto.pt @ 3-9-2019 09:00:00


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto