Suzuki SERT abre temporada do Mundial de Resistência FIM com vitória no Bol d’Or

Numa corrida de 24 horas pouco habitual e que esteve interrompida devido às condições climatéricas, a Suzuki SERT arranca para a temporada 2019 / 2020 com uma excelente vitória no Bol d’Or.

andardemoto.pt @ 23-9-2019 14:14:25

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

Para quem ainda pensa que as corridas do Mundial de Resistência FIM são pouco emotivas, então a prova de abertura da temporada 2019 / 2020 deste mundial voltou a demonstrar que corridas de longa duração têm imensos motivos de interesse.

A 83ª edição da famosa corrida de 24 horas Bol d’Or aconteceu dias 21 e 22 de setembro, e foi tudo menos uma prova habitual de resistência, com os pilotos a terem de parar durante bastante tempo.

A Direção de Corrida foi obrigada a suspender o Bol d’Or devido às condições climatéricas. Durante as primeiras horas da corrida os pilotos ainda foram conseguindo enfrentar a muita chuva que se fez sentir no circuito Paul Ricard, mas com o aproximar da noite e previsões de agravamento das condições climatéricas, a organização da prova teve de suspender a ação em pista para salvaguardar a segurança dos pilotos.


A prova esteve suspensa nada menos do que 12 horas (noite e madrugada), e só quando o sol voltou a aparecer é que as motos voltaram à pista para concluir o Bol d’Or.

Três horas depois do recomeço, a equipa FCC TSR Honda estava na liderança até ao momento em que o motor da sua CBR1000RR Fireblade não aguentou o esforço. O motor da moto japonesa largou bastante óleo na pista, e os perseguidores e principais rivais na luta pelo título, não conseguiram evitar o óleo e acabaram por cair.

Assim, a Yamaha YZF-R1 da YART Yamaha, com Loris Baz aos comandos, e a campeã em título Kawasaki Ninja ZX-10R da SRC Kawasaki, com Erwan Nigon, ficaram numa escapatória de Paul Ricard. As duas motos acabaram por se incendiar, com o fogo a alastrar à barreira de pneus, obrigando à entrada dos “safety car”. Eventualmente o incêndio foi apagado revelando duas motos completamente destruídas, enquanto a FCC TSR Honda “coxeou” até à box apenas para se descobrir que os danos no motor não tinham reparação.


Com a desistência das três rivais, quem aproveitou da melhor forma estas incidências foi a Suzuki SERT. A moto japonesa assumiu então a liderança do Bol d’Or, e aos poucos conseguiu conquistar uma vantagem sobre os seus mais diretos adversários, a equipa polaca Wójcik Racing Team.

Esta equipa composta pelos pilotos Gino Rea, Christoffer Bergman e Axel Maurin, ainda chegou a liderar esta corrida de 24 horas, mas aos poucos e poucos a Yamaha YZF-R1 acabou por não ter resposta para o maior poderio da Suzuki GSX-R1000 da SERT, que assim voltou às vitórias.

A última vez que a Suzuki SERT saboreou a vitória foi em 2016, precisamente no Bol d’Or. O trio de pilotos composto por Vincent Philippe (para quem esta vitória foi a 9ª no Bol d’Or e a última pois já anunciou que não vai voltar a competir nesta corrida de 24 horas), Etienne Masson e Gregg Black deram à SERT a sua 17ª vitória nesta prova francesa da resistência, e uma estreia de sonho para o novo diretor da equipa Damien Saulnier.

O terceiro lugar do pódio acabou por ficar decidido algumas horas após o fim do Bol d’Or.


Em pista, quem cruzou a linha de meta em terceiro foi a Team ERC Endurance (Mathieu Gines, Julien da Costa e Louis Rossi) que enfrentaram outra BMW S1000RR mas da equipa oficial BMW Motorrad World Endurance Team (Ilya Mikhalchik, Julian Puffe e Kenny Foray). Infelizmente para a ERC Endurance, uma inspeção técnica à sua S1000RR detetou que o depósito de combustível não estava de acordo com os regulamentos, e assim a equipa de fábrica da BMW Motorrad sobe ao pódio nesta que foi a sua estreia no Mundial de Resistência FIM.

Neste Bol d’Or destaque ainda para a vitória da equipa Moto Ain Yamaha na classe Superstock, tendo terminado em 7º na geral, na frente da BMRT 3D Maxxess Nevers (Kawasaki) que foi 10ª na geral, enquanto o pódio Superstock ficou completo com a presença da Motors Events Suzuki.

O Mundial de Resistência FIM enfrenta agora uma paragem até 14 de dezembro, altura em que pilotos e equipas se vão descolar para a Malásia, onde vão encontrar uma nova corrida as 8 Horas de Sepang.

andardemoto.pt @ 23-9-2019 14:14:25


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp