Honda anuncia a contratação de Álvaro Bautista

Fabricante japonês tornou oficial o que já se sabia há muito. Álvaro Bautista irá pilotar a nova Honda CBR1000RR Fireblade no Mundial Superbike, sendo o líder do novo projeto com que o HRC espera terminar a seca de títulos.

andardemoto.pt @ 23-9-2019 10:26:58

Terminou, finalmente, a novela em torno do futuro do segundo classificado do Mundial Superbike e único piloto que foi capaz de dar luta a Jonathan Rea ao longo do ano. Álvaro Bautista será o novo piloto da Honda no Mundial SBK, tendo a Honda Racing Corporation anunciado oficialmente a contratação através de um comunicado.

Depois da ronda de Misano deste mundial, ficou claro que a relação entre Bautista e a Ducati não iria para além desta temporada.

O piloto espanhol natural de Talavera de la Reina não ficou indiferente à proposta apresentada pela Honda, através do seu departamento de competição HRC, e enquanto a segunda metade da temporada de Superbike foi um pesadelo aos comandos da Ducati Panigale V4 R, Bautista entendeu não renovar o contrato com a casa italiana e seguir um novo rumo em 2020.


A Ducati já tinha anunciado há algum que teria um novo piloto, Scott Redding, para pilotar a Panigale V4 R ao lado de Chaz Davies, por isso a contratação de Álvaro Bautista por parte da Honda era quase uma certeza, e faltava apenas a oficialização dessa nova ligação do piloto espanhol à Honda.

Neste seu ano de estreia no Mundial Superbike, Bautista surpreendeu tudo e todos na primeira metade do campeonato. Frente ao quatro vezes campeão Jonathan Rea, e aos comandos de uma moto totalmente nova, Álvaro Bautista somou 13 vitórias consecutivas e por diversas vezes conquistou a “Superpole”.

O título do Mundial Superbike estava bem encaminhado...

No entanto, e a partir da queda em Jerez de La Frontera, Bautista nunca mais se conseguiu encontrar em termos de igualar a performance em pista. Entrou numa espiral de quedas, teve alguns azares, lesionou-se, e viu Jonathan Rea passar para o comando do campeonato sem que tivesse capacidade de responder à altura.

Nesse momento Álvaro Bautista não escondeu que existem problemas no seio da equipa Aruba.it Ducati, e que estava a avaliar um novo projeto da Honda, projeto muito aliciante pois a marca nipónica está a preparar uma moto verdadeiramente especial!


O namoro entre a Honda e o piloto espanhol terminou agora em casamento, com Álvaro Bautista a assinar contrato com o HRC para 2020.

No comunicado em que oficializa a contratação, Yoshishige Nomura, presidente do HRC, afirma que “Estou muito contente por dar as boas-vindas ao Álvaro Bautista no nosso projeto de competição no Mundial SBK no próximo ano. A sua chegada à família Honda Racing sublinha o nosso forte compromisso de competir na máxima força em todas as categorias do desporto motorizado, lutando por alcançar os melhores resultados desportivos e por inovações tecnológicas que permitam oferecer aos nossos clientes diversão, alegria, e excelentes produtos. O Álvaro é um piloto muito rápido e experiente, e mostrou a sua atitude forte nos anos em que competiu nos GP e neste ano nas Superbike. Temos confiança que dará um contributo significativo para o crescimento e desenvolvimento do nosso projeto emocionante e desafiante no Mundial Superbike”.

Para Álvaro Bautista esta não será a primeira vez que estará ligado à Honda: de 2012 a 2014 o piloto espanhol competiu em MotoGP com uma moto da Honda, inserido na equipa de Fausto Gresini.

Com a confirmação de que Álvaro Bautista será piloto oficial da Honda no Mundial Superbike, resta agora esperar mais um pouco para ficarmos a conhecer a muito aguardada CBR1000RR Fireblade. Apesar dos rumores (e dos pedidos dos fãs), a Honda não deverá usar o motor V4 mantendo-se fiel, para já, ao motor quatro em linha.

Ainda assim a nova CBR Fireblade deverá ser uma revolução em termos tecnológicos para o segmento superbike, pois a Honda está a estudar diversas novidades, entre elas a possibilidade de utilizar um pacote de aerodinâmica activa que depois poderá também ser utilizado no Mundial Superbike.

andardemoto.pt @ 23-9-2019 10:26:58