Kiko Maria assegura o título nacional de PréMoto3

Jovem talento da Moto Action Team celebrou no Autódromo do Estoril a conquista do seu primeiro título nacional. Francisco “Kiko” Maria é o novo campeão nacional PréMoto3 quando ainda falta disputar uma ronda do calendário do Campeonato Nacional de Velocidade.

andardemoto.pt @ 25-9-2019 20:02:50

O Campeonto Nacional de Velocidade 2019 chegou à altura das grandes decisões, e o jovem Francisco “Kiko” Maria, aos comandos de uma BeOn Yamaha 250 da equipa Moto Action Team, não perdeu tempo e aproveitou a primeira oportunidade que teve para fechar as contas do título PréMoto3.

Na ronda disputada no Autódromo do Estoril, Kiko Maria, de 15 anos, e que esta temporada também disputa a mesma categoria no ESBK (Campeonato Espanhol Superbike) e corre também na European Talent Cup na Leopard Junior Team, voltou a mostrar ser o piloto mais forte do pelotão das PréMoto3 em Portugal.

Tal como tinha acontecido nas quatro rondas anteriores, Kiko Maria voltou a ser o mais rápido na qualificação 2 tendo sofrido problemas com a sua moto na qualificação 1, e depois de três vitórias e uma desistência por queda nas corridas anteriores, o jovem portuense voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, desta feita no Estoril.


Ainda assim Kiko Maria não arrancou para a corrida da “pole position”, pois uma passagem acima do limite de velocidade no “pit lane” valeu-lhe uma penalização de lugares na grelha de partida, tendo então arrancado de quarto.

Mesmo com essa contrariedade, o piloto da Moto Action Team rapidamente ascendeu à liderança e liderou então a corrida das PréMoto3 da segunda até à 14ª volta, recebendo a bandeira de xadrez na frente de Marco Dias.

Com o seu mais direto rival na luta pelo título a terminar esta ronda do Estoril em 6º, Kiko Maria tem agora 110 pontos na classificação do campeonato o que o deixa com 38 pontos de vantagem sobre Nuno Ribeiro (72 pontos), e faltando agora apenas uma prova para o fim do campeonato, Kiko Maria garantiu desde já o seu primeiro título nacional.


Kiko Maria não esconde que este título “deu muito trabalho a muita gente. Por isso, tenho de agradecer a todos quantos em mim confiaram, nomeadamente aos meus patrocinadores, à equipa Moto Action Team e aos seus mecânicos e engenheiros, aos meus fãs e aos adeptos do motociclismo e à minha família, cujo suporte é insubstituível”, declarou, no circuito do Estoril, no final da corrida que o deixou “eufórico e com mais vontade de continuar a perseguir o [seu] sonho”.

Agora que assegurou o título nacional, Kiko Maria voltará a focar a sua atenção na European Talent Cup, entrando em competição já nos dias 27 a 29 de setembro. A última ronda do CNV 2019 realiza-se no Autódromo do Estoril nos dias 26 e 27 de outubro, mas antes disso o jovem luso estará novamente em pista para mais uma ronda do ESBK dias 12 e 14 de outubro.

andardemoto.pt @ 25-9-2019 20:02:50