MotoGP Tailândia – As contas para Marc Marquez ser campeão em Buriram

Quando faltam cinco Grandes Prémios para o final da temporada de MotoGP, Marc Marquez tem 98 pontos de vantagem sobre Andrea Dovizioso. Com uma vantagem tão grande, o que tem o espanhol da Honda de fazer para celebrar já na Tailândia o seu sexto título em MotoGP?

andardemoto.pt @ 1-10-2019 21:02:32

Andrea Dovizioso (Mission Winnow Ducati) tem uma tarefa quase impossível para impedir Marc Marquez (Repsol Honda) de celebrar o seu sexto título na categoria rainha MotoGP. O jovem espanhol, com a vitória em Motorland Aragon, aumentou para 98 pontos de diferença a sua liderança na classificação do campeonato.

Agora que vamos iniciar a ronda de Grandes Prémios pelo Hemisfério Sul, começando com o GP da Tailândia em Buriram, Marc Marquez tem aqui a sua primeira oportunidade de festejar o título de campeão de MotoGP.

As contas não são muito complicadas.

Com 98 pontos de diferença e a faltarem cinco corridas para o final da temporada, o que significa um máximo de 125 pontos em disputa, Marquez apenas tem de terminar o próximo Grande Prémio da Tailândia com 100 pontos de diferença para Dovizioso. Ou seja, tem apenas de aumentar a diferença entre os dois em 2 pontos.


E quais são as contas para Marquez ser já campeão de MotoGP?

Se o espanhol da Repsol Honda terminar num dos quatro primeiros lugares, e à frente de Dovizioso, será campeão.

Se Marc Marquez terminar entre 5º e 14º, tem de ficar dois lugares à frente de Andrea Dovizioso.

Se Marquez terminar a corrida de MotoGP no circuito de Buriram em 15º (equivalente a 1 pontos), não interessa o resultado de Andrea Dovizioso pois Marquez não consegue aumentar a diferença para os tais 100 pontos.


Caso se confirme que Marquez aumenta para 100 pontos a diferença sobre Andrea Dovizioso, matematicamente o italiano ainda poderia igualar Marc Marquez até ao final da temporada. Mas infelizmente para o piloto da Ducati isso não seria suficiente, pois com 8 vitórias até ao momento de Marc Marquez, contra apenas duas vitórias de Dovizioso, o italiano iria perder sempre o título.

Para adicionar um fator extra de dificuldade à missão quase impossível de Andrea Dovizioso, refira-se que esta temporada, e exceção feita ao Grande Prémio das Américas em que desistiu por queda, Marc Marquez ou venceu ou foi segundo classificado nos GP realizados!

Com um registo tão impressionante de resultados em 2019, será que ainda alguém acredita que Marc Marquez não vai festejar o título? E será que o consegue fazer já no Grande Prémio da Tailândia?

andardemoto.pt @ 1-10-2019 21:02:32