SBK – Toprak Razgatlioglu aceita o desafio e assina pela Yamaha

Piloto turco de 22 anos conseguiu finalmente vencer uma corrida do Mundial Superbike na ronda francesa em Magny-Cours. Em 2020, Toprak Razgatlioglu vai trocar de moto tendo confirmado que assinou contrato com a PATA Yamaha World SBK.

andardemoto.pt @ 1-10-2019 20:35:11

O descontentamento de Toprak Razgatlioglu com a Kawasaki é do domínio público desde a última edição das 8 Horas de Suzuka.

O fabricante de Akashi decidiu colocar o jovem turco na “bancada” colocando Jonathan Rea e Leon Haslam como pilotos para a corrida que marcou o final do reinado da Yamaha em Suzuka, com a dupla de pilotos de fábrica da Kawasaki no Mundial Superbike a darem à Kawasaki a tão aguardada vitória na corrida de resistência japonesa.

Razgatlioglu (e o seu representante Kenan Sofuoglu) mostrou o seu desagrado em ter ficado de fora da pista durante as 8 Horas de Suzuka, e se antes da corrida já estava em cima da mesa uma mudança para outro fabricante, depois da corrida Razgatlioglu terá mesmo decidido que está na hora de mudar.

Essa mudança foi agora confirmada, com o piloto de 22 anos a assinar contrato para 2020 com a PATA Yamaha World SBK.

Toprak Razgatlioglu é considerado como uma das maiores estrelas do Mundial Superbike. Depois de um ano de estreia onde deu nas vistas, o piloto que compete com a Puccetti Kawasaki deu em 2019 um enorme salto em termos de resultados.


Na passada ronda francesa do Mundial SBK em Magny-Cours, Razgatlioglu venceu pela primeira vez nesta categoria depois de um duelo fantástico com o recém coroado penta-campeão de Superbike, Jonathan Rea. Depois da vitória na Corrida 1, o turco da Kawasaki repetiu a dose na corrida Superpole. Infelizmente não terminou a Corrida 2 pelo que perdeu a oportunidade de fazer um fim-de-semana quase perfeito com três vitórias.

Para a Yamaha Racing a contratação de Toprak Razgatlioglu é a confirmação de que a casa japonesa vai atacar a temporada 2020 do Mundial Superbike com ambições reforçadas. Eric De Seynes, presidente da Yamaha Motor Europe, não esconde a satisfação por poder contar com Toprak na sua equipa de fábrica do Mundial SBK, pois o dirigente máximo da marca na Europa acredita que em conjunto com o holandês Michael van der Mark a Yamaha terá então a dupla mais forte deste mundial.


Toprak Razgatlioglu vai então competir com a PATA Yamaha World SBK, enquanto de saída da equipa está o britânico Alex Lowes.

Alex Lowes já tinha confirmado que não iria permancer na Yamaha em 2020 durante as corridas em Magny-Cours. Embora o seu nome tenha sido associado a uma mudança para MotoGP e para a equipa Red Bull KTM Factory onde iria ocupar o lugar de Johann Zarco, a verdade é que Alex Lowes deverá confirmar em breve que na próxima temporada estará aos comandos da Kawasaki Ninja ZX-10RR de fábrica fazendo dupla com Jonathan Rea.

andardemoto.pt @ 1-10-2019 20:35:11