Kiko Maria faz o seu melhor resultado na última corrida do ESBK

Campeão nacional foi 4º na última corrida do ESBK 2019, após acesa disputa com adversário que partira em vantagem pontual e fora mais rápido nos treinos.

andardemoto.pt @ 4-11-2019 16:16:36

O jovem motociclista português Francisco “Kiko” Maria obteve este domingo, em Jerez de la Frontera, a sua melhor classificação no campeonato espanhol de velocidade, categoria de PréMoto 3, em que este ano participou pela segunda vez.

O recém-consagrado campeão nacional da categoria terminou em 4º na nona e derradeira corrida da temporada, a 41,335s do vencedor, o espanhol Marco Morelli Chincolla, um lugar acima relativamente à sua colocação na grelha de partida, depois de ter sido o 5º mais rápido nas qualificações.

O piloto português somou 13 pontos e, nas contas finais do campeonato, subiu do 7º ao 6º posto da tabela classificativa, fechando o ano com 74 pontos, conseguidos em oito corridas.

Ao longo das 13 voltas da prova, disputada no circuito de Jerez Ángel Nieto, o jovem piloto do Moto Action Team manteve uma disputa acesa pela 4ª posição com o espanhol Hector Yebra Perez, autor do 4º melhor tempo dos treinos e 6.o na classificação à partida para a jornada de encerramento do campeonato, agora denominado ESBK – Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike.


A corrida, aliás, valeu tanto pela discussão pela vitória, com David Real, Marco Morelli Chincolla e Hugo Millán a protagonizarem uma luta à parte de todos os restantes 16 pilotos das categorias PréMoto 3 e Promo 3 que estiveram em pista, como pelo mano-a-mano entre “Kiko” Maria e Hector Perez.

Só que, na frente, o líder do campeonato, David Real, resguardava-se e dava a iniciativa aos seus adversários mais diretos, fazendo com que as ultrapassagens só acontecessem no último terço das 13 voltas.

Ao contrário, na luta pelo 4º lugar, onde se jogava também o alinhamento final do campeonato entre 5º e o 7º, os dois contendores mantiveram uma toada viva desde a largada e lutaram metro a metro pelos pontos, tanto mais que o espanhol Pedro Benito Fraga, 5º na tabela pontual, foi-se aproximado, entretanto, depois de uma partida menos conseguida.

E na quinta volta o jovem piloto português forçou o andamento e conseguiu mesmo a ultrapassagem, passando, a partir de então e até final, a rodar na dianteira. E quando o seu opositor ensaiou um ‘forcing’, o campeão português puxou dos galões e esteve à altura. Sem surpresa, foi na última volta que Perez e “Kiko” Maria rubricaram, ambos, os melhores registos do fim-de-semana, com 1m54,759s para o espanhol e 1m54,210s para o campeão português.


“Foi uma corrida muito exigente, praticamente sempre a fundo, em que tive de dar tudo o que tanto eu como a moto tínhamos para dar. Mas ainda bem... É assim que estou a evoluir”, comentou, no final, o piloto apoiado pela Galp e pela Berner. “Só desta forma foi possível chegar ao 4º lugar e manter um desempenho altíssimo durante praticamente toda a corrida. Estou contente, naturalmente, pois estivemos a um nível competitivo elevado e conseguimos uma posição final que, apesar de não ser ainda aquilo que eu e a equipa gostaríamos, é um bom 6º lugar. Na época passada, fui 13º, com 25 pontos, e a sensação que hoje tenho é que demos passos enormes e estamos cada vez mais perto de poder ombrear com os melhores valores do campeonato espanhol, que andam cá há muito mais tempo do que eu”.

Concluído que está o ESBK 2019, a temporada de “Kiko” Maria termina no próximo fim-de-semana com a jornada de encerramento da European Talent Cup, no circuito espanhol de Ricardo Tormo, nos arredores de Valência.

andardemoto.pt @ 4-11-2019 16:16:36


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto