SBK – Toprak Razgatlioglu termina os testes em Portimão na frente

Piloto turco fez questão de mostrar que esta temporada será um dos fortes candidatos a destronar Jonathan Rea do topo. Toprak Razgatlioglu levou a sua Yamaha YZF-R1 até ao topo da tabela de tempos nos testes realizados no Autódromo Internacional do Algarve.

andardemoto.pt @ 28-1-2020 13:25:49

Antes da longa viagem até à Austrália, onde se realizará, como habitualmente, a ronda inaugural do Mundial Superbike (28 de fevereiro a 1 de março) no circuito de Phillip Island, a grande maioria dos pilotos deste campeonato passou os últimos dois dias no Autódromo Internacional do Algarve para mais uma ronda de testes oficiais de pré-temporada.

Se Scott Redding (Aruba.it Ducati) foi o mais rápido no primeiro dia e continua a desmonstrar estar muito bem adaptado à Panigale V4 R mundialista, ele que competiu em 2019 no BSB precisamente com a moto italiana, a verdade é que foi o turco Toprak Razgatlioglu que mais surpreendeu no traçado português.

O piloto que é protegido de Kenan Sofuoglu, antigo campeão de Supersport, está ainda a adaptar-se à sua nova moto e equipa. Razgatlioglu trocou a Kawasaki pela equipa oficial PATA Yamaha World SBK, e apesar de ter estado a avaliar as versões 2019 e 2020 da moto japonesa, o novo recruta da Yamaha não deu hipóteses à concorrência e dominou por completo o segundo dia de testes.


Com a melhor volta dos testes na posse de Toprak Razgatlioglu com 1m40.804s, Scott Redding teve de se contentar com o segundo melhor registo a apenas 79 centésimas do piloto da Yamaha. O novo piloto da Ducati aproveitou grande parte deste teste em Portimão para avaliar o desgaste dos pneus Pirelli, com os quais nunca tinha competido, e viaja para a Austrália como um dos nomes a ter em conta já neste início de ano.

Com Jonathan Rea e Alex Lowes, pilotos da Kawasaki Racing Team, ausentes de Portimão, o terceiro mais veloz em pista foi, e de forma surpreendente, o francês Loris Baz (Ten Kate Yamaha).

Tal como Toprak, também Baz passou bastante tempo a trocar entre as versões 2019 e 2020 da Yamaha YZF-R1, mas nem isso o fez perder muito tempo e assim saiu do Autódromo Internacional do Algarve com um muito interessante terceiro melhor tempo.


Destaque ainda para a prestação da Honda HRC. A equipa oficial da Honda marcou presença em Portimão com muitos técnicos e engenheiros, pois a nova CBR1000RR-R Fireblade SP encontra-se numa fase muito inicial do desenvolvimento e neceesitam por isso de recolher o máximo de dados possíveis.

Leon Haslam voltou a ser o melhor piloto Honda, colocando-se em 6º a menos de 9 décimas de Toprak Razgatlioglu. O seu novo companheiro de equipa e vice-campeão de Superbike, Alvaro Bautista, não teve uma prestação tão positiva (15º tempo), mas até à ronda australiana será de esperar que o piloto espanhol irá encontrar algo mais na sua Honda.

andardemoto.pt @ 28-1-2020 13:25:49

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto