Mundial de Resistência – 43ª edição das 8 Horas de Suzuka apenas em novembro

O calendário da resistência volta a ter de ser reorganizado devido à pandemia Covid-19. A 43ª edição das 8 Horas de Suzuka foi adiada para 1 de novembro e será assim o cenário para as grandes decisões do Mundial de Resistência.

andardemoto.pt @ 28-4-2020 10:51:57

Como esperávamos, o Mundial de Resistência voltou a ser obrigado a anunciar uma mudança de planos na temporada. Precisamente na prova que dará por concluída esta temporada de 2019 / 2020.

As 8 Horas de Suzuka, que este ano celebram a sua 43ª edição, e que têm na equipa de fábrica da Kawasaki Racing Team como os detentores do troféu conquistado em 2019, são desde a temporada 2016 / 2017 a prova que coloca um ponto final na ação do Mundial de Resistência.

Tradicionalmente, as 8 Horas de Suzuka realizam-se no verão. Aliás, desde a primeira vez que se realizou, em 1978, esta corrida de resistência japonesa nunca aconteceu sem ser no verão.

É por isso uma decisão importante a que foi agora tomada, pois pela primeira vez na história as 8 Horas de Suzuka vai realizar-se praticamente no inverno, mais concretamente no domingo dia 1 de novembro.

A corrida de todas as decisões no Mundial de Resistência dará um bónus de 150% às equipas participantes, pelo que será uma corrida de extrema importância no momento de fechar a classificação da temporada e anunciar o novo campeão.

LEIA TAMBÉM – YAMAHA CONFIRMA AUSÊNCIA DAS 8 HORAS DE SUZUKA




A decisão de adiar a 43ª edição das 8 Horas de Suzuka acontece na sequência do estado de emergência decretado pelo governo japonês a todo o território, e à proibição em vigor de entrada de pessoas provenientes de países afetados pela pandemia Covid-19.

Era por isso impossível às equipas, pilotos e todo o “staff” do Mundial de Resistência viajar para o Japão.

Agora que a prova final deste mundial ficou definida em termos de data da sua realização, o calendário fica assim organizado:

- 24 Horas de Motos a 29 e 30 de agosto
- Bol d’Or a 19 e 20 de setembro
- 8 Horas de Suzuka a 1 de novembro




Com esta alteração de calendário para início de novembro, falta saber se uma das grandes favoritas, a Yamaha Factory Team, que venceu quatro das últimas cinco edições das 8 Horas de Suzuka, vai manter a sua decisão de não participar no evento deste ano.

Quando anunciou a sua ausência, a Yamaha Racing estava a prever que as 8 Horas de Suzuka se realizassem em julho, e devido às dificuldades de testar e desenvolver a YZF-R1 especial para esta corrida, a marca de Iwata decidiu retirar-se do evento.

andardemoto.pt @ 28-4-2020 10:51:57


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto