Oficial: MotoGP arrancará em Jerez com duas corridas em julho!

Representantes da Andaluzia, da autarquia de Jerez e da Dorna realizaram uma reunião por teleconferência e acordaram os detalhes que permitem a realização das primeiras corridas de MotoGP em 2020. O Grande Prémio de Espanha acontece em dose dupla, a 19 e 26 de julho.

andardemoto.pt @ 7-5-2020 13:13:11

Depois da presidente da autarquia de Jerez ter adiantado que estavam muito perto de chegar a um acordo para a realização do primeiro Grande Prémio completo (com as três categorias) de 2020, não demorou muito tempo para que todas as partes interessadas chegassem ao acordo final.

Hoje ficámos a saber, de forma oficial, que o Grande Prémio de Espanha no circuito Jerez Ángel Nieto vai acontecer em dose dupla. A primeira corrida acontece a 19 de julho, e a segunda no fim-de-semana seguinte a 26 de julho!

Os detalhes finais que permitem que finalmente comece a temporada de MotoGP – recordamos que as Moto2 e Moto3 já tiveram a sua primeira corrida no GP do Qatar – foram definidos numa reunião por teleconferência realizada hoje, 7 de maio.

Nessa reunião marcaram presença Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, Juan Marín, vice-presidente da Junta da Andaluzia, e ainda Mamen Sánchez, alcaide de Jerez.




Juan Marín transmitiu as boas notícias numa conferência de imprensa, onde ficámos também a saber as denominações oficiais destes dois GP: a 19 de julho será o Grande Prémio de Espanha e a 26 de julho será o Grande Prémio da Andaluzia.

“A partir deste momento temos de passar para o governo de Espanha o pedido para poder levar a cabo todos os procedimentos para poder garantir a segurança e a saúde de todos os participantes. É uma notícia magnífica e quero agradecer à autarquia de Jerez porque sabemos o esforço que faz para a organização desta prova”, referiu Juan Marín em conferência de imprensa.

Esta boa notícia para pilotos, equipas, jornalistas, e para os fãs do Mundial de Velocidade, é também uma excelente notícia para a economia local.

Para além dos hóteis e restaurantes verem chegar a Jerez cerca de 1500 pessoas (o número mínimo para realizar um GP) que vão permanecer na região durante quase duas semanas, haverá ainda que somar mais um evento desportivo num terceiro fim-de-semana consecutivo: a ronda de Jerez do Mundial Superbike foi reagendada para 2 de agosto.

Como previsto, estas corridas vão acontecer à porta fechada. Ou seja, sem público nas bancadas ou no paddock.




Com a venda dos bilhetes a autarquia de Jerez consegue recuperar parte do dinheiro que tem de pagar à Dorna para poder receber uma prova do Mundial de Velocidade. Sem público nas bancadas e sem a afluência de fãs à região, não se sabe ainda se neste acordo divulgado hoje a Dorna reduziu o valor a pagar (7 milhões de euros) ou se foi encontrada outra forma de compensação.

Aqui fica o calendário 2020 do Mundial de Velocidade atualizado

Por definir – Grande Prémio de França
Por definir -  Grande Prémio de Itália
Por definir - Grande Prémio da Catalunha
Cancelado - Grande Prémio da Alemanha
Cancelado  - Grande Prémio da Holanda
Cancelado  - Grande Prémio da Finlândia
19 de julho - Grande Prémio de Espanha
26 de julho - Grande Prémio da Andaluzia
09 de agosto - Grande Prémio da República Checa
16 de agosto - Grande Prémio da Áustria
30 de agosto - Grande Prémio da Grã-Bretanha
13 de setembro - Grande Prémio de São Marino
27 de setembro - Grande Prémio de Aragão
04 de outubro - Grande Prémio da Tailândia
18 de outubro - Grande Prémio do Japão
25 de outubro - Grande Prémio da Austrália
01 de outubro - Grande Prémio da Malásia
15 de novembro -  Grande Prémio das Américas
22 de novembro - Grande Prémio da Argentina
29 de novembro - Grande Prémio da Comunidade Valenciana

Falta agora saber se o governo espanhol, liderado por Pedro Sánchez, autoriza a realização dos Grandes Prémios de Espanha e da Andaluzia em julho. De qualquer forma, parece que finalmente Carmelo Ezpeleta está a conseguir reorganizar o Mundial de Velocidade, que muitos acreditavam que já não se realizasse mais em 2020.

andardemoto.pt @ 7-5-2020 13:13:11


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto