MotoGP – Marc Marquez operado novamente por causa de placa de titânio danificada

Campeão em título de MotoGP foi obrigado a passar pela mesa de operações do Dr. Mir pela segunda vez. A poucos dias do Grande Prémio da República Checa, Marc Marquez foi operado ao braço para colocação de nova placa de titânio para fixar o úmero fraturado.

andardemoto.pt @ 3-8-2020 22:27:14

Por mais que os pilotos de MotoGP (e de outas categorias do motociclismo de competição) tentem provar o contrário, com recuperações milagrosas de lesões graves, o corpo humano tem os seus limites. E se não é o corpo humano a ceder, por vezes o que cede são os materiais usados para ajudar o corpo a recuperar.

É precisamente o que aconteceu com Marc Marquez e a sua lesão no úmero do braço direito.

Há 13 dias o piloto espanhol e campeão em título de MotoGP passou pela mesa de operações do Dr. Xavier Mir. No Instituto Dexeus em Barcelona, o piloto da Repsol Honda submeteu-se a uma operação em que lhe foi colocada uma placa de titânio e vários parafusos. Essa placa tinha como objetivo fixar o úmero fraturado, e assim ajudar o osso a recuperar.



O que seria uma lesão que normalmente levaria a um longo período de recuperação, no caso de Marc Marquez foi surpreendente ao ponto do espanhol, cerca de 72 horas depois da operação, e tendo o aval da equipa médica de MotoGP, regressar à pista aos comandos da sua Honda RC213V durante a terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Andaluzia.

Com todo o “paddock” e fãs de MotoGP surpreendidos, Marquez acabou por não competir nesse segundo domingo em Jerez, assumindo que o seu corpo, e principalmente o braço, não estavam em condições para aguentar o esforço extremo de pilotar um protótipo de MotoGP em corrida.

Mas Marquez prometia voltar a tentar pilotar a sua moto durante o Grande Prémio da República Checa, em Brno. Um GP que se realiza já no próximo fim-de-semana, de 7 a 9 de agosto.

O oito vezes campeão mundial de motociclismo de velocidade tem vindo a realizar um programa de recuperação muito especial, e do que se conseguia perceber através das suas publicações na redes sociais, a recuperação estava a correr dentro do previsto e a participação no próximo GP estava quase certa.



Infelizmente para Marc Marquez, que mantinha aspirações a lutar pelo título de MotoGP, a realidade “bateu à porta”. Apesar do osso do úmero estar a solidificar bem, o stress causado pelo esforço de pilotar a moto em Jerez causou danos na placa de titânio.

Isso obrigou Marquez a deslocar-se novamente ao Instituto Dexeus e submeter-se a uma segunda operação a 3 de agosto, quatro dias antes do GP da República Checa. A Repsol Honda confirmou a operação e que o piloto está bem, tendo de ficar agora em repouso por 48 horas.

Tendo em conta esta complicação, e apesar da equipa não o confirmar, parece muito improvável que Marc Marquez possa regressar em breve à competição.

Sendo o GP da República Checa o primeiro de três fins-de-semana consecutivos com corridas de MotoGP, e sabendo-se que Marquez já perdeu muitos pontos (50 pontos) para o líder Fabio Quartararo, terá sido este o momento em que o piloto da Repsol Honda diz adeus à luta pelo título?

andardemoto.pt @ 3-8-2020 22:27:14


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto