SBK 2023 – Bradley Ray na Yamaha Motoxracing

Disputa rondas europeias

A Yamaha Motor Europe acaba de anunciar que o Campeão Britânico de Superbike Bradley Ray irá juntar-se à grelha do Campeonato Mundial de Superbike em 2023, correndo com uma Yamaha R1 durante as rondas europeias para a equipa Yamaha Motoxracing.

andardemoto.pt @ 30-11-2022 12:40:06 - Paulo Araújo

Depois de uma temporada estelar de BSB que incluiu nove vitórias e 23 pódios a caminho do título, Ray terá agora a oportunidade de mostrar o seu talento no palco mundial, com a campanha do piloto britânico a começar na terceira ronda do campeonato em Assen.

Ray gozou de uma impressionante carreira júnior, tanto a nível nacional como internacional, terminando em sétimo na Red Bull Rookies de 2012, enquanto que no ano seguinte obteve a sua primeira vitória no campeonato.

Em 2014, terminou em quarto lugar na classificação final, lutando contra feras como Jorge Martin e Joan Mir, do MotoGP, bem como o campeão mundial Toprak da Yamaha em 2021, Toprak Razgatlıoğlu.

Após vários desempenhos fortes na Europa, Ray voltou a concentrar a sua atenção nas corridas nacionais em 2016, e rapidamente se estabeleceu como um competidor no Campeonato Britânico de Supersport.

A bordo de um Yamaha R6, o jovem terminou a sua campanha principiante em terceiro lugar na classificação final, o que lhe valeu um avanço na categoria de Superbikes para a temporada seguinte do Britânico.


Nesse ano de estreia, Ray foi regularmente um dos 10 primeiros classificados e marcou um primeiro pódio em Oulton Park, conseguindo um impressionante 11º lugar na classificação final.

Com mais experiência, Ray teve um início explosivo na temporada de 2018, ganhando as duas primeiras corridas em Donington Park, antes de entrar no Deasfio Final do campeonato, acabando por terminar em sexto lugar na geral.

Seguiram-se mais pódios nas épocas de 2019, 2020 e 2021, mas só nesta temporada - correndo pela primeira vez com uma Yamaha R1 - é que Ray pôde extrair todo o seu potencial de uma moto.

O jovem de 25 anos nunca terminou uma corrida fora dos seis primeiros quando acabou, e embrulhou o título na final em Brands Hatch.

Não será a primeira vez que Ray disputa o campeonato SBK, com o piloto nascido em Kent a pontuar como wildcard na ronda de Donington de 2018, mas tem agora a oportunidade de desafiar para melhores resultados na máquina vencedora do campeonato com a equipa Yamaha Motoxracing.

Bradley Ray - Equipa Yamaha Motoxracing SBK

"Depois do que tem sido um ano de estreia incrível com a Yamaha no Reino Unido com nove vitórias e 23 pódios na minha busca para me tornar Campeão Britânico de Superbikes, estou absolutamente encantado por a Yamaha me ter recompensado com esta oportunidade de dar o próximo passo com a equipa Yamaha Motoxracing.”

“Sonho ser Campeão Mundial de Superbike desde a minha estreia nas corridas aos três anos de idade e tenho plena consciência de que não seria possível sem o apoio de um fabricante como a Yamaha e da equipa que tenho à minha volta. Estou muito interessado em começar nas SBK e espero seguir as pisadas de muitos dos britânicos de sucesso no campeonato. É tempo de apontar para o próximo título, passo a passo"!

Andrea Dosoli - Yamaha Motor Europe Manager para a Velocidade

"A Yamaha está totalmente empenhada em dar aos nossos pilotos dos campeonatos nacionais a oportunidade de competir no palco do campeonato mundial. Após uma incrível primeira temporada na R1 no Britânico de Superbikes, Bradley demonstrou que merece plenamente o seu lugar na grelha SBK em 2023.”

“Vimos ao longo dos anos que ele tem um talento fantástico e a consistência que lhe permitiu ganhar o título este ano. Temos a certeza de que ele será capaz de se adaptar rapidamente, como tem sido capaz ao longo da sua carreira até agora. A Equipa Yamaha Motoxracing assegura-lhe a melhor oportunidade possível de obter resultados fortes".


andardemoto.pt @ 30-11-2022 12:40:06 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto