SSP 2024, Phillip Island - Montella duas vezes

Sensação nas Supersport

Líder de toda a corrida final, Yari Montella enfrentou a pressão final de Marcel Schroetter para conquistar uma segunda vitória em Phillip Island.

andardemoto.pt @ 25-2-2024 07:55:02 - Paulo Araújo

Yari Montella (Barni Spark Racing) conseguiu duas vitórias em duas corridas no icónico Circuito do Grande Prémio de Phillip Island, ao resistir ao desafio de Marcel Schroetter (MV Agusta Reparto Corse) no final de uma corrida muito atrasada por limpezas da pista para obter a sua segunda vitória em dois dias.

Com um máximo de 50 pontos conquistados na ronda australiana da Grand Ridge Brewery, o #55 regressa à Europa cheio de confiança depois da sua classe de mestre australiana no Campeonato do Mundo de Supersport.

No Sábado, a pressão de Manzi não perturbou Montella, que venceu também por 6,66 segundos.


DOIS DE DOIS: Montella imbatível, Manzi cai duas vezes

Devido às condições da pista e à necessidade de limpar o óleo nas curvas 2 e 3 da pista após um derrame de óleo numa corrida do campeonato nacional, houve um longo atraso. 

Como consequência, a corrida foi reduzida para nove voltas e, por isso, a paragem obrigatória nas boxes foi eliminada. Quando as luzes se apagaram, o vencedor da Corrida 1, Montella, abriu imediatamente uma vantagem de cerca de oito décimos sobre os seus rivais, aumentando-a para mais de um segundo na Volta 2.

Enquanto Montella geria a liderança na frente, Marcel Schroetter (MV Agusta Reparto Corse) e Stefano Manzi (Pata Yamaha Ten Kate) lutavam pelo segundo lugar, mas, à medida que a corrida chegava a meio, a diferença começou a diminuir.

Uma série de voltas rápidas de Schroetter permitiram-lhe trazer Manzi e Adrian Huertas (Aruba.it Team), que tinham saído do décimo lugar da grelha para a luta pelo pódio.



 Na Volta 6, Manzi teve uma queda na Curva 4 e voltou a entrar na corrida em 15º lugar. No entanto, sofreu uma segunda queda quando tentava ultrapassar o pelotão, na Volta 7, na Curva 10, e desistiu.

Isto promoveu Huertas a terceiro, enquanto Schroetter se concentrou em Montella na frente, com a diferença a rondar o meio segundo na Volta 7, antes de se reduzir para quatro décimos no início da última volta. Montella conseguiu resistir ao desafio de Schroetter para a sua segunda vitória consecutiva, a sua primeira dobradinha em SSP e a sua terceira vitória - todas em Phillip Island. O nono pódio de Schroetter significa que está agora a dois do recorde de pódios sem uma vitória, enquanto Huertas conquistou o seu primeiro pódio de SSP.

Federico Caricasulo (Motozoo ME AIR Racing) conquistou mais uma quarta posição e a sua carreira na F3 800 RR começou em grande estilo, com "Carica" a cerca de cinco segundos de Montella e apenas 0,265s à frente de Valentin Debise (Evan Bros. Yamaha Team) em quinto, que estivera na luta pelo pódio antes de desistir. Bahattin Sofuoglu (MV Agusta Reparto Corse) terminou o fim-de-semana com o seu segundo 6º consecutivo, embora não tenha tido de partir do fundo da grelha na Corrida 2 como fez na Corrida 1.


Lucas Mahias (GMT94 Yamaha) foi sétimo e ficou a apenas oito décimos dos seis primeiros, o último do grupo da frente mas com uma margem de cinco segundos sobre John McPhee (SKM-Triumph) em oitavo. McPhee terminou como o principal piloto da Triumph, com a sua nova aventura a começar em força, com Lorenzo Baldassarri (Orelac Racing VerdNatura) em nono e Oli Bayliss (D34G Racing) a completar os dez primeiros em casa depois de ter sido mesmo 5º sábado.

Yeray Ruiz (VFT Racing Yamaha) foi 11º a apenas um décimo dos dez primeiros, a liderar dois pilotos da Triumph. Jorge Navarro (SKM-Kawasaki) foi 12º, à frente de Tom Booth-Amos (PTR Triumph), o piloto que Manzi estava a tentar ultrapassar quando caiu pela segunda vez, em 13º. Niki Tuuli (EAB Racing Team) e Anupab Sarmoon (Yamaha Thailand Racing Team) completaram os pontos.


andardemoto.pt @ 25-2-2024 07:55:02 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto