SBK 2024, Assen - Razgatlıoğlu bate Bautista

Gardner em primeiro pódio

Foi uma corrida inesquecível a segunda SBK, depois de alguma chuva a meio da corrida ter acrescentado um desafio extra à disputa entre Razgatlıoğlu, Bautista e Gardner, com o Turco o eventual vencedor e o Australiano num primeiro pódio.

andardemoto.pt @ 21-4-2024 14:58:03 - Paulo Araújo

Toprak Razgatlıoğlu (ROKiT BMW Motorrad) conquistou a sua primeira vitória no Circuito TT de Assen em estilo sensacional, depois de partir de nono da grelha, mas fazer rápido progresso para estar na luta pela vitória com o atual Campeão Álvaro Bautista (Ducati Aruba) na 950ª corrida do Mundial de SBK.

Bautista (acima) teve um excelente arranque a partir do primeiro lugar da grelha, tal como o seu companheiro de equipa Nicolo Bulega, com o #1 a manter o 1º durante a primeira volta.

O piloto em subida foi Andrea Locatelli (Yamaha Pata Prometeon), que passou de sexto para segundo na primeira volta e desafiou Bautista. No entanto, "Loka" rapidamente se viu atrás de Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha), que estava determinado a conquistar o primeiro pódio, e depois de Toprak Razgatlıoğlu (ROKiT BMW Motorrad), com a estrela turca a subir de nono para terceiro nas primeiras voltas.


Na volta 6, Razgatlıoğlu passou para segundo ao ultrapassar Gardner (acima) e no final da Volta 7, fez a sua jogada para a frente sob travagem na última chicane, uma manobra de marca do Turco.

A chuva começou a cair na volta 8 e as bandeiras brancas foram mostradas, indicando que os pilotos podiam mudar de pneus se quisessem, embora ninguém tenha ido para as boxes. Locatelli passou Gardner na Volta 8 através da chicane, embora Gardner tenha respondido uma volta mais tarde, e Bautista recuperou 1º na Volta 9 com uma excelente passagem sobre Razgatlıoğlu.

Com a chuva a cair com mais força, foi a Yamaha de Gardner que teve a vantagem do ritmo, passando Bautista na última chicane para assumir a liderança e despromover Bautista para segundo, antes de Locatelli passar para a frente do atual Campeão.

O #55 rapidamente passou para a liderança com uma manobra agressiva sobre Gardner na Curva 8, antes de Bautista o seguir, mas rapidamente Razgatlıoğlu estava de novo à frente quando passou Bautista na Chicane Geert Timmer, com Gardner em cima dos dois.


Isso deu ao Campeão de 2021 a sua terceira vitória da temporada, bem como a sua primeira vitória e da BMW no traçado holandês. Bautista ficou em segundo, enquanto Gardner aguentou para finalmente conquistar um primeiro pódio nas SBK depois de tantos quartos lugares.

Andrea Iannone (Team GoEleven) subiu ao longo de toda a corrida, mas teve de se contentar com quarto, à frente de Locatelli, em quinto, apesar de ter liderado a corrida em alguns momentos, terminando apenas um décimo atrás de Iannone.

Sam Lowes (Ducati ELF Marc VDS) foi sexto a apenas um décimo do holandês, inicialmente classificado em sétimo, mas uma penalização de três segundos para Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad) quando saiu da pista promoveu-o para os seis primeiros.

A penalização de Van der Mark promoveu Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha) para sétimo e Bulega para oitavo, com o #11 a descer na ordem durante as 21 voltas da corrida apesar do seu forte arranque.

Van der Mark foi classificado em nono lugar após a sua penalização, mas cruzar a linha de meta em 6º deve ter agradado à BMW, como sinal do progresso que o construtor alemão tem feito esta época.

Xavi Vierge (Team HRC) terminou como o melhor piloto Honda com o 10º lugar, igualando o seu melhor resultado da época. Tarran Mackenzie (Honda Mie Petronas) subiu na classificação nas difíceis condições, terminando em 11º com o seu melhor resultado de 2024, e apenas a um décimo de Vierge.

Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) ficou em 12º, após rodar entre os dez primeiros em alguns momentos da corrida. Michael Ruben Rinaldi (Team Motocorsa Racing) ficou em 13º, com Philipp Oettl (Yamaha GMT94) em 14º e Tito Rabat (Kawasaki Puccetti) a completar as posições pontuáveis.

Nicholas Spinelli (Barni Spark Racing) ficou a apenas 0,087s dos pontos na Corrida 2, mas teve de se contentar com o 16º lugar naquele que foi um fim-de-semana inesquecível para o #24. Bradley Ray (Yamaha Motoxracing) foi 17º com Axel Bassani (Kawasaki Racing ) em 18º.

Scott Redding (Bonovo Action BMW) estava a desfrutar do seu melhor fim-de-semana de 2024, mas acabou na gravilha na Curva 17. No início da 10ª volta, Rea e Alex Lowes (Kawasaki Racing Team SBK) colidiram na Curva 1, pondo fim ao seu progresso, com Lowes a retirar-se e a ser levado para o centro médico para um check-up, enquanto Rea voltou a juntar-se em 20º e último, antes de lutar para chegar a 19º, à frente de Adam Norrodin (Honda Mie Petronas).


andardemoto.pt @ 21-4-2024 14:58:03 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto